+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sumarização de rotas com OSPF

    Olá, pessoal, eu estou estudando e colocando em prática um laboratório em bancada para observar como a sumarização de rotas
    comporta-se e surgiu algumas questões.


    A estrutura que estou utilzando é a seguinte

    core rou1
    ----------------- 1 1---------------- 6 1 -------------
    | Rb1100 | ---------------(Switch burro)----------- --| Rb1100 |------------------| Rb450 |
    ------------------ | ---------------- ------------
    |
    |
    |
    rou2 |1
    ---------------- 6 1 ------------
    | Rb1100 |----------------------|Rb450 |
    ------------------ ----------------



    Pois bem, coloquei os tres rb1100 na mesma faixa de enderaçamento e as tres interfaces número 1 deles fazem parte da area 0.
    Coloquei o OSPF para rodar no modo NBMA e coloquei o roteador "core" para ser o DR.
    Depois fui nas interfaces 6,7 e 8 do "rou1" e do "rou2", 3 redes diferentes; uma para cada interface.

    entao ficou assim:

    rou1 -
    interface 6 - 10.10.0.1/26
    interface 7 - 10.10.0.65/26
    interface 8 - 10.10.10.129/26

    rou2

    interface 6 - 10.10.2.193/26
    interface 7 - 10.10.3.1/26
    interface 8 - 10.10.3.65/26


    obs: apenas coloquei a porta 6 conectada em um rb450; as outras portas apenas coloquei o endereçamento.

    As interfaces 6,7,8 do rou1 fazem parte da area1 e as interfaces 6,7,8 do rou2 fazem parte da area2.

    Feito isso, eu consegui fazer apenas uma sumarização manual nos mikrotik, criando uma regra no "routing > filter", permitindo apenas que saisse atualizações ospf para 10.0.0.0/24 ( rou1) e 10.0.0.0/23 ( rou2), e indo lá em "routing > ospf > area range", criando a rede sumarizada.

    Gostaria de saber então se é possível fazer no mikrotik sumarização automática, sem a necessidade de seguir esses passos?

    Att,


    Victor

  2. #2

    Padrão Re:Auto sumarização de rotas com MikroTik OSPF

    Citação Postado originalmente por victornunes Ver Post
    Gostaria de saber então se é possível fazer no mikrotik sumarização automática, sem a necessidade de seguir esses passos?
    Oi Victor.

    O auto-summary é uma característica da implementação de OSPF em Cisco, que o RouterOS ainda não tem.

    A auto sumarização não está contemplada no RFC2328, sendo uma característica inerente à implementações distintas (normalmente proprietárias) de OSPF.

    Curiosamente, até o simples RIP auto sumariza rotas (no MikroTik RouterOS). O OSPF, nativamente, não.

    Não gosto de dar notícias ruins, mas essa é a única resposta, até o momento, no que tange ao OSPF, em execução no MikroTik RouterOS.
    Última edição por trober; 16-08-2013 às 00:16.

  3. #3

    Padrão Re: Auto sumarização de rotas com MikroTik OSPF

    Ok. obrigado pela resposta.


    O mikrotik em algum momento no passado já implementou isso?
    por que eu tenho um relato que antes tinha uma opção na "instance" do osp que
    você marcava para evitar a sumarização automática.

    E também, em pesquisas no google os resultados deram a entender que sumarização automática existia no mikrotik.

    Att,

    Victor

  4. #4

    Padrão Re: Auto sumarização de rotas com MikroTik OSPF

    Citação Postado originalmente por victornunes Ver Post
    Ok. obrigado pela resposta.
    Ok

    Citação Postado originalmente por victornunes Ver Post
    O mikrotik em algum momento no passado já implementou isso?
    Não sei dizer. Uso MikroTik RouterOS desde a versão 3.25, e não lembro de haver essa opção para OSPF.

    Citação Postado originalmente por victornunes Ver Post
    por que eu tenho um relato que antes tinha uma opção na "instance" do osp que você marcava para evitar a sumarização automática.

    E também, em pesquisas no google os resultados deram a entender que sumarização automática existia no mikrotik.
    Tem como você postar aqui algum link, resultante de sua busca, que contenha essa informação?
    Última edição por trober; 16-08-2013 às 00:16.

  5. #5

    Padrão Re: sumarizlação com OSPF.

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...2/pagina_4.asp

    OBS: Nesse link foi feito um ambiente de testes, e o autor pede diz que um dos passos foi desabilitar sumarização automática.