+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sumarização de rotas com OSPF

    Olá, pessoal, eu estou estudando e colocando em prática um laboratório em bancada para observar como a sumarização de rotas
    comporta-se e surgiu algumas questões.


    A estrutura que estou utilzando é a seguinte

    core rou1
    ----------------- 1 1---------------- 6 1 -------------
    | Rb1100 | ---------------(Switch burro)----------- --| Rb1100 |------------------| Rb450 |
    ------------------ | ---------------- ------------
    |
    |
    |
    rou2 |1
    ---------------- 6 1 ------------
    | Rb1100 |----------------------|Rb450 |
    ------------------ ----------------



    Pois bem, coloquei os tres rb1100 na mesma faixa de enderaçamento e as tres interfaces número 1 deles fazem parte da area 0.
    Coloquei o OSPF para rodar no modo NBMA e coloquei o roteador "core" para ser o DR.
    Depois fui nas interfaces 6,7 e 8 do "rou1" e do "rou2", 3 redes diferentes; uma para cada interface.

    entao ficou assim:

    rou1 -
    interface 6 - 10.10.0.1/26
    interface 7 - 10.10.0.65/26
    interface 8 - 10.10.10.129/26

    rou2

    interface 6 - 10.10.2.193/26
    interface 7 - 10.10.3.1/26
    interface 8 - 10.10.3.65/26


    obs: apenas coloquei a porta 6 conectada em um rb450; as outras portas apenas coloquei o endereçamento.

    As interfaces 6,7,8 do rou1 fazem parte da area1 e as interfaces 6,7,8 do rou2 fazem parte da area2.

    Feito isso, eu consegui fazer apenas uma sumarização manual nos mikrotik, criando uma regra no "routing > filter", permitindo apenas que saisse atualizações ospf para 10.0.0.0/24 ( rou1) e 10.0.0.0/23 ( rou2), e indo lá em "routing > ospf > area range", criando a rede sumarizada.

    Gostaria de saber então se é possível fazer no mikrotik sumarização automática, sem a necessidade de seguir esses passos?

    Att,


    Victor

  2. #2

    Padrão Re:Auto sumarização de rotas com MikroTik OSPF