+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Bem amigos venho mais uma vez solicitar ajuda e solucionar algumas duvidar que tenho.

    Estou querendo fazer um PTP de 85 klm direto, não existe barreiras no caminho,minhas duvidas são sobre as antenas,

    estou em duvidas nas se compro antena rocket dish 34dbi ou MAXXGAIN MG-5G34 as duas tem o mesmo ganho,mais o'que vocês me recomendam ?

    outra duvida seria melhor usar rocket M5 ou cartão pci xru,também teve um amigo que me recomendo um cartão novo da mikrotik chamado r5shpn, dizem que é mais potente que o xr5 alguém conhece esse cartão ?


    agradeço muito a opinião de vocês



    ME AJUDA HOJE AMANHÃ EU AJUDO VOCÊ!!!

  2. #2

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    veio vou ser sincero nessa distancia esses radinho 5.8 não sei não.. se precisar um trafego alto vai fica complicado, essas antenas MAXXGAIN MG-5G34 são muinto boas, tenta arrumar um radome, com um bom alinhamento talvez fique estável esse link.

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    A Mikrotik lançou uma rb metal, é tipo o groove ou bullet, só que a carcaça é de metal e tem 1,3watt, pode ser que este de certo, tem frequencia em 5,8ghz. Se alguem já utiliza pode postar os resultados, até estou pensando em trocar os xr5 por este de metal. Mas nesta distância provavelmente terá que fazer um enlace pra ficar bom. Boa sorte ai no seu projeto!

  4. #4

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por rafaela900 Ver Post
    Bem amigos venho mais uma vez solicitar ajuda e solucionar algumas duvidar que tenho.

    Estou querendo fazer um PTP de 85 klm direto, não existe barreiras no caminho,minhas duvidas são sobre as antenas,

    estou em duvidas nas se compro antena rocket dish 34dbi ou MAXXGAIN MG-5G34 as duas tem o mesmo ganho,mais o'que vocês me recomendam ?

    outra duvida seria melhor usar rocket M5 ou cartão pci xru,também teve um amigo que me recomendo um cartão novo da mikrotik chamado r5shpn, dizem que é mais potente que o xr5 alguém conhece esse cartão ?


    agradeço muito a opinião de vocês



    ME AJUDA HOJE AMANHÃ EU AJUDO VOCÊ!!!
    Olá Rafaela900;
    Desaconselho fortemente você montar em uma unica rota de 85 Km em sub-six independente do radio que você vai usar, o ideal é usar um licenciado de 1.XGhz.
    O certo se você vai mesmo usar 5G e fazer duas rotas de 42,5Km ai sim você vai ter capacidade de transporte e não vai se aborrecer.
    Quanto as antenas eu aconselho a Rocket de 34 da Ubiquiti, voce pode comprar o radome shield e a antena facilmente na TEC-WI (19) 3829-4947.

    OBs.: se este seu link de fato não tiver nenhum impedimento nos 85Km, ele vai te dar aproximados 3 a 4Mbs "real".

    Se te ajudei da um clik na estrelinha logo abaixo.

    Luis

  5. #5

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    A Mikrotik lançou uma rb metal, é tipo o groove ou bullet, só que a carcaça é de metal e tem 1,3watt, pode ser que este de certo, tem frequencia em 5,8ghz. Se alguem já utiliza pode postar os resultados, até estou pensando em trocar os xr5 por este de metal. Mas nesta distância provavelmente terá que fazer um enlace pra ficar bom. Boa sorte ai no seu projeto!
    olá meu amigo, fiz um teste tinha um bullet a -72 troquei para um rb metal, foi para -65, o trafego foi de 10mbits para 19.5 mbits.
    abraço

  6. #6

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    olá meu amigo, fiz um teste tinha um bullet a -72 troquei para um rb metal, foi para -65, o trafego foi de 10mbits para 19.5 mbits.
    abraço

    essa rb metal o qual vocês se referem é a Metal 5SHPn


  7. #7

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    olá meu amigo, fiz um teste tinha um bullet a -72 troquei para um rb metal, foi para -65, o trafego foi de 10mbits para 19.5 mbits.
    abraço
    essa rb metal que vocês citam é a Metal 5SHPn ?


  8. #8

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    sim esse mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    sim esse mesmo.
    ele é muito potente,acho q potencia não é sinal de qualidade.

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Concordo, potencia não é sinal de qualidade, mas no seu caso a potência deve ser considerada, pois 85km sem enlace no meio tem que ter potência, e quanto à qualidade é Mikrotik, se eles dimensionaram para 1,3watt é porque funciona e os caras são donos do RouterOs. Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    tenho um enlace grande de 64km ta passando 30mb em 40mhz cartão xr5 e rb 433ah. Foi feito um estudo para escolher o melhor canal, e o melhor, um amigo meu disse que o bom seria colocar a potencia em defauth e voalath, o link ficou muito melhor que com potencia setada, o ccq melhorou e o travegou aumentou, vale lembrar to com 40mhz e nstreme ativado.

  12. #12

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    tenho um enlace grande de 64km ta passando 30mb em 40mhz cartão xr5 e rb 433ah. Foi feito um estudo para escolher o melhor canal, e o melhor, um amigo meu disse que o bom seria colocar a potencia em defauth e voalath, o link ficou muito melhor que com potencia setada, o ccq melhorou e o travegou aumentou, vale lembrar to com 40mhz e nstreme ativado.
    que antena você tá usando ai amigo ?

  13. #13

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    antenas de 33 oiw polarização simples

  14. #14

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    antenas de 33 oiw polarização simples
    estou querendo fazer com antenas oiw 34 dbi com radome,rb433ah,cartão xr5.
    mais acho q não vai ficar bom pela distancia de 85 klm,mais também não tem barreiras agente consegui ver as pontas com luneta,rsrsrs
    se passar 20mb ficarei feliz

  15. #15

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    deixa te perguntar, onde é este ptp? Pegue as coordenadas no google earth e me manda aqui pra eu ver pra vc, o melhor seria partir ele em 2 pra ter estabilidade, e qualidade.

  16. #16

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Amigos, eu sou daquela opiniao, para todo o link de longa distancia vc tem q fazer um calculo de enlace para ver se fecha, entao rafaela900, eu fiz o calculo aqui e vi que fecha tranquilo o link, outro conselho de amigo é que sempre prefira em usar a antena da ubiquiti de 34 dbi, essa antena é feita para o Rocket e com certeza vai te garantir uma qualidade melhor de sinal.
    Qualquer duvida estou a disposição.

  17. #17

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por guiferti Ver Post
    Amigos, eu sou daquela opiniao, para todo o link de longa distancia vc tem q fazer um calculo de enlace para ver se fecha, entao rafaela900, eu fiz o calculo aqui e vi que fecha tranquilo o link, outro conselho de amigo é que sempre prefira em usar a antena da ubiquiti de 34 dbi, essa antena é feita para o Rocket e com certeza vai te garantir uma qualidade melhor de sinal.
    Qualquer duvida estou a disposição.

    mais tipo como vc fez esse calculo eu nem mandei as coordenadas pra vc. rsrs

  18. #18

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Amigo, eu calculei pela distancia, se vc quiser tirar duvidas me add no msn.

  19. #19

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    Citação Postado originalmente por guiferti Ver Post
    Amigo, eu calculei pela distancia, se vc quiser tirar duvidas me add no msn.
    humrum,vou adicionar você sim amigo,mais quantos megas vc acha que consigo passar nessa distancia com rocket ?

  20. #20

    Padrão Re: ajuda!! enlace de 85 KLM sem barreiras

    pessoa ajuda dos universitários nesse estude de ponto a ponto

    ponto A -6.416423 -35.702710 tamanho da torre 16 metros
    ponto B -5.873151 -35.225564 tamanho da torre 83 metros
    banda maxima passente de 30 mb
    segui os dados dos ponto a ponto