+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Bem pessoal, gostaria de tirar algumas duvidas...
    Eu estou iniciando um provedor wireless e não penso muito em gerar lucros altos com isso, sou do interior da Bahia e a banda larga aqui é bem precária mesmo ( OI Velox ).
    Minha ideia: tenho uma residencia na areá de cobertura do velox é possuo um link de 4MB e queria dividir com mais ou menos 10 pessoas em um raio de 2 a 3 KM, mas o meu problema é que não resido nesta residencia que dispõe do velox e sim em um apartamento que fica mais ou menos 5km de distancia e gostaria de utilizar o acesso do mesmo provedor, lembrando que já tenho o kit cliente instalado neste meu apartamento.

    gostaria de algumas dicas de como iniciar este provedor.

    Duvidas: Qual equipamento de baixo custo que possa atender minha necessidades.
    nota: Pcba Krazer kr-wap254g-a1 + omni aquario 12dbi ( me falaram que era muita dor de cabeça ),
    Gostaria de usar uma omnidirecional se possível.

    No caso de um PC AP,Tenho um pc sobrando segue:
    Placa mãe Ecs

    3- PCI

    Processador celeron 2.13ghz

    1 GB de Ram

    Varios hds de 40 a 300 GB

    Cartões CF de 16 GB

    Placas Wireless PCI


  2. #2

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Herbertt, dinheiro todo mundo quer ou precisa, é o que faz mover as coisas, pra comprar equipamentos vc vai precisar de dinheiro....no teu caso, esquece omni e pc ap, isso era usado quando não se tinha equipamentos descentes no mercado, hoje qualquer um pode comprar uma rb ou produtos ubiquiti, não vou te dar a receita do bolo, mas sugiro vc analisar a área que vc quer atender, topologia, clientes e só então partir para a escolha do equipamento. Dá uma olhada nos álbuns aqui da turma,leia o wiki,leia as várias perguntas iguais a sua e achará a solução prá tudo, inspire-se, estude e faça a sua escolha.
    Obs:Não se espelhe nos demais provedores da sua região, que vc disse serem todos piratas,mas faça a diferença, se não vc vai ser só mais um.

    Abraços e boa sorte na empreitada.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Opa boa noite!!
    Seguinte!!
    De onde vc gostaria de transmitir o sinal para esses clientes??
    Da casa onde esta o velox ou de seu apartamento??

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Olá. Ajudando tecnicamente, visto que a maioria dos que são hoje provedores legais foram piratas um dia, segue: Use uma omni da OIW com bullet M2HP e um Mikrotik na gerência. Parta para o abraço, e assim que entrar um dindim, comece a sua legalização. Ah, procure um SVA enquanto sua SCM não sai, pra não ter dor de cabeça, e pega um dedicado pra dar confiabilidade.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  5. #5
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Amigo o kit da krazer que vc citou é complicado pra gerenciar, e realmente se quer algo que funcione sem dores de cabeça, segue a dica do Uesley, utiliza uma rb 750 pra gerenciar o bullet, basta criar um pppoe ou hotspot nela e ganhar sua grana, quando estiver ganhando algum, não esqueça de legalizar, pois sempre vai ter alguém de olho querendo faturar, aí poderá te denunciar, ao invés de grana vai dar cana. Dá uma pesquisada aqui no fórum, tem milhares de dicas pra iniciar um provedor, estude um pouco pra não desperdiçar dinheiro e só então quando tiver claro onde quer chegar, comece a investir. Perdi muita grana com a pressa e falta de conhecimento, por isso o conselho. Boa sorte!

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Obrigado por todas as dicas e também por entenderem minha situação.

    Seguindo a dica do Uesley, eu poderia usar o mikrotik em um pc para fazer este gerenciamento?
    Sobre legalizar, neste caso teria que expandir minha ideia, eu conseguiria 30 clientes simultâneos com o bullet mais omni que o Uesley mencionou?

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    amigo, pra manter um pc ligado o tempo todo, deve-se levar em consideração o custo benefício, pois o controle de uns 30 vc pode fazer numa rb 750 que fica por volta de uns R$ 150,00, só a licença do Mikrotik para pc acho que fica este valor, e a rb controla o bullet, compra um bullet 2hp é melhor. Depois que comprar o equipamento, entra aqui e peça ajuda que com certeza alguem vai te auxiliar. Boa sorte.
    Não esqueça a estrelinha pra quem te ajuda. Abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Blz, já decidi quais equipamentos eu irei comprar... ( Bullet + Omni hyperlink 15 dbi )
    Primeiramente eu gostaria de saber qual a diferença do Bullet 2hp e o bullet M2 hp, é só a potencia mesmo ou tem mais algum detalhe?
    Quanto a rb750 eu não irei comprar ela por agora pq já tenho 2 pcs que ficam ligados 24hrs e que um deles já pode gerenciar com o Mikrotik.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida Sobre como Iniciar Provedor

    Se a grana ta curta, compre apenas uma rb 433 faça o ppoe com ela e use hotspot coloke ela na torre, coloke o modem em bridge, 1 omni Hiperlink de 15, use os pigtail corretos e um abraço....
    Enkanto não tem mais de um link ou adsl faça assim, eu uso e nao tenho dores de cabeça.. Tb tenho pouco clientes na faixa de uns 40.. Por enkanto td bem...