Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão ptt metro

    bom dia senhores ,estava estudando um pouco sobre o ptt metro e estou com estas duvidas sera que alguem com mas experiencia pode ajudar :

    1)o ptt e gratuito não se paga nada para ultiliza lo?
    2)depos que se tem asn pode ultilizar o ptt ?
    3)na pratica o que e este acordo de trafego unilateral ?
    4) o que e transito internacional isto e pago ?
    5)o que e troca de transito entre operadoras nacionais tenho que pagar para usar uol,globo etc ?

    ufa sera que uma alma sabia pode matar minhas duvidas o sabios gurus .

  2. #2

    Padrão Re: ptt metro

    1 - o ptt é pago, mas é um valor irrisório.

    2 - qualquer um com asn pode entrar em um ptt.

    3 - basicamente, é a interconexão direta entre os participantes. você tem um conteúdo (servidor de e mail, web, etc) que é acessado por muitos de fora, assim como outros participantes também tem conteúdos acessado por você. sabendo que o link com a operadora é caro, a saída é fazer uma conexão direta e assim trocarem trafego.

    4 - transito internacional é o mesmo que transito nacional... quando você contrata um link, você esta contratando IP transito. O que te leva até os sites buscados.

    5 - se é pago, não sei te dizer... mas basicamente seria a troca de trafego direta, uma forma de melhorar o acesso dos clientes a esses sites.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptt metro

    sim então tendo asn e bloco de ips eu so teria que me conectar ao ptt para obter acesso a internet ?

  4. #4

    Padrão Re: ptt metro

    no caso é troca de trafego não Internet, vc acesa a redes de quem ta lá e quem ta lá acesa as tuas.. pode ter um acordo com alguém para Internet.

  5. #5

    Padrão Re: ptt metro

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    sim então tendo asn e bloco de ips eu so teria que me conectar ao ptt para obter acesso a internet ?
    o que é a internet?
    no caso do ptt voce não teria transito com todos os sites.
    mas somente com aqueles que estão dentro do ptt.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptt metro

    então vira rede .
    poderiam me cobrar para que meu roteador acessa se um servidor e isso ?

  7. #7

    Padrão Re: ptt metro

    Tbm andei pesquisando sobre o assunto e pelo que li vc para se conectar ao Ptt pelo menos na cotaçao que fiz seria de graça so seria cobrado o caminho ate la que seria feito por fibra,no caso a conexao com a rede ptt é feita por pixies qu são os locais propiamente ditos onde ocorre a interconexão.
    Agora eu nao consegui concluir ainda é se isso substitui ou nao um link com saida ip de uma operadora.

  8. #8

    Padrão Re: ptt metro

    Não subtitui, entretanto se uma operadora estiver no ptt você pode contratar link desta usando o ptt como transporte.

    Aproveitando o tópico do colega: qual a média de preço do ptt para att? É por tráfego ou porta?

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptt metro

    hummm.quer diser que mesmo no ptt euu teria que comprar um link de alguma operadora ?

    e para que eu me tornar a operadora ?

  10. #10

    Padrão Re: ptt metro

    Existe um termo, chamado ATM, os participantes do PTT que aceitaram este termo, fazem troca gratuita ou seja, quem fizer parte do ATM vai trocar trafego la dentro do ptt sem cobrança, exemplos: google, youtube, globo.com, uol, etc.


    Voce precisa chegar FISICAMENTE no PIX do ptt para poder fazer parte.


    Todo trafego do ATM voce nao vai consumir seu link (transito), para quem NAO fizer parte do PTT e nao fizer parte do ATM, voce vai precisar ter uma segunda saida (nao sendo o ATM), tera que ter um link propriamente dito.



    exemplos:

    Minha rede para o google -> ATM PTT
    google para minha rede -> ATM PTT
    Minha rede para facebook -> TRANSITO/PROVEDOR
    facebook para minha rede -> TRANSITO/PROVEDOR

    o ptt-metro hoje (ATM) corresponde em media 40 a 50% do trafego de um provedor de ACESSO, PTT-METRO-SP.

    um ptt nao eh ligado ao outro, por exemplo, ptt-MG (bh) nao tem comunicação com o ptt-SP (sp).

    algumas empresas (embratel, OI por ex) estão no PTT-METRO-SP porem nao participam do ATM, ou seja, todo trafego da sua rede vai sair pelo seu provedor de transito e nao pelo PTT .

    mas se voce quiser COMPRAR link da OI dentro do ptt-metro, voce pode, é o acordo unilateral.

  11. #11
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: ptt metro

    1)o ptt e gratuito não se paga nada para ultiliza lo?
    Não se paga pelo PTT, o que se paga geralmente é a conexão que o PIX irá te cobrar, acho que essa conexão é chamada de golden jump.

    2)depos que se tem asn pode ultilizar o ptt ?
    Exato

    3)na pratica o que e este acordo de trafego unilateral ?
    Tem acordo Bilateral, que é quando você pode comprar transito de outra operadora, ou fazer um acordo somente com ela pra trocar trafego.

    Tem o acordo Multilateral (ATM), quem esta no ATM troca trafego com os outros que estao no ATM.

    4) o que e transito internacional isto e pago ?
    Exato é pago, quando falamos transito, tem ofertas bem interessantes la de transito, tanto nacional quanto internacional.

    5)o que e troca de transito entre operadoras nacionais tenho que pagar para usar uol,globo etc ?

    Acho que é troca de trafego, por exemplo o google esta lá, entao boa parte do trafego do google (youtube, gmail etc) vem de graça.

    Mais isso nao quer dizer qu sempre vai ser assim, pois de uma hora pra outra eles podem alterar a politica deles la, um exemplo foi a alguns dias que o google teve que mudar a politica deles la, por causa de uma pane, ai o trafego do google vinha pelo link normal (transito).


    Estamos conectados la, escrevi as respostas acima a grosso modo (bem grosso), é bem interessante estar conectado no PTT, não só pela troca de trafego, tambem podemos encontrar link (transito) mais em conta la, e tambem diminui a latencia.

    Falow Naldo, Abraços.

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: ptt metro

    Ahhahaha, o Alexandre foi mais rapido que eu.

    Quando postei ele ja tinha postado e eu nao vi a postagem dele.

    Que é bem mais clara do que a minha.


    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Existe um termo, chamado ATM, os participantes do PTT que aceitaram este termo, fazem troca gratuita ou seja, quem fizer parte do ATM vai trocar trafego la dentro do ptt sem cobrança, exemplos: google, youtube, globo.com, uol, etc.


    Voce precisa chegar FISICAMENTE no PIX do ptt para poder fazer parte.


    Todo trafego do ATM voce nao vai consumir seu link (transito), para quem NAO fizer parte do PTT e nao fizer parte do ATM, voce vai precisar ter uma segunda saida (nao sendo o ATM), tera que ter um link propriamente dito.



    exemplos:

    Minha rede para o google -> ATM PTT
    google para minha rede -> ATM PTT
    Minha rede para facebook -> TRANSITO/PROVEDOR
    facebook para minha rede -> TRANSITO/PROVEDOR

    o ptt-metro hoje (ATM) corresponde em media 40 a 50% do trafego de um provedor de ACESSO, PTT-METRO-SP.

    um ptt nao eh ligado ao outro, por exemplo, ptt-MG (bh) nao tem comunicação com o ptt-SP (sp).

    algumas empresas (embratel, OI por ex) estão no PTT-METRO-SP porem nao participam do ATM, ou seja, todo trafego da sua rede vai sair pelo seu provedor de transito e nao pelo PTT .

    mas se voce quiser COMPRAR link da OI dentro do ptt-metro, voce pode, é o acordo unilateral.

  13. #13

    Padrão Re: ptt metro

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    1)o ptt e gratuito não se paga nada para ultiliza lo?
    Não se paga pelo PTT, o que se paga geralmente é a conexão que o PIX irá te cobrar, acho que essa conexão é chamada de golden jump.
    Algumas empresas vendem transporte para o PTT através da fibra deles, nesse caso já estão incluídas todas as taxas do PIX. Se você chegar no PIX por conta propria poderá ou não ser cobrado o golden jump(do inglês pulo de ouro ou a popular cota para se filiar ao PTT) depois poderá ser cobrada uma taxa mensal do alguel do espaço físico para seus equipamentos (no mínimo você vai ter um conversor no local e vai precisar alugar uma porta no switch). Essas taxas servem para a manutenção do PIX (que geralmente é particular).

    Conectado ao PTT de sua escolha você está ligado a rede de todos que estão lá. Você terá acesso liberado para quem assinou o ATM e poderá negociar acesso com todos. Como no PTT tem empresas que vendem link externo (para fora do PTT) você poderá comprar link diretamente no PTT, usando a fibra que a operadora já tem até lá, com isso o custo por mb será bem menor. No último PTT forúm que fui me falaram que você pode contar com o PTT para até 50% do seu tráfego total, mas em média considera-se só 30%. Ouvi casos de compra de link dentro do PTT por 50 reais o Mb e até mais barato.
    Se tiver condições tenha acesso a pelo menos um PTT, vale a pena.

  14. #14

  15. #15

    Padrão Re: ptt metro

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    PTT.BGP
    O Protocolo de roteamento nos PTT é o BGP, mas somente pq todo mundo que tem ASN já usa o BGP para divulgar suas rotas, mesmo que não esteja conectado a nenhum PTT.
    Não entendi exatamente o que você quis dizer. O site oficial de todos os ptt do Brasil é ptt.br porém cada PIX tem seu site individual para divulgação.

  16. #16

    Padrão Re: ptt metro

    Uma curiosidade.....os provedores que são elegidos no speedtest.net para que seja feita a medição da velocidade, são participantes do PTT ?

  17. #17

    Padrão Re: ptt metro

    Gustavinho, nao e sim..

    podem ser como podem nao seri..

    o speedtest vc precisa ter 2 urls servindo o conteudo... ai quando vc entra no speedtest, o API central deles procura qual o servidor mais proximo... e o teste eh feito por este servidor...

    se o trafego vai ou nao via ptt.. ai vai depender do servidor que esta sendo feito o teste e do seu provedor de transito...

  18. #18

    Padrão Re: ptt metro

    So salientei que o protocolo nada mais nada menos usado em ptt é o BGP, hora visto que existem empresas trocando BGP sem estar em ptt.

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptt metro

    mas a pergunta de ouro .

    e para se tornar uma operadora realmente ,mesmo estando no ptt eu tenho que ter link com outra operadora e por que?

    quem responder eu pago uma soda limonada .

  20. #20
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptt metro

    sim ate por que bgp e so um protocolo ,pode ser usado ate em rede interna independente de internet ou não.