Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Acronimo, meu problema nao foi na aplicaçao. Produto veio com defeito pos venda foi um lixo, perdi meu suado $$$ desde entao nao comprei mais nada da marca "isso ja tem quase 2 anos"

  2. #22

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Acronimo, meu problema nao foi na aplicaçao. Produto veio com defeito pos venda foi um lixo, perdi meu suado $$$ desde entao nao comprei mais nada da marca "isso ja tem quase 2 anos"
    Engraçado comigo aconteceu a mesma coisa. Comprei e veio com defeito. Foi para RMA e voltou com mesmo defeito. Quebrei ela no meio. Nunca mais. Compro agora somente ubnt.

  3. #23

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Engraçado comigo aconteceu a mesma coisa. Comprei e veio com defeito. Foi para RMA e voltou com mesmo defeito. Quebrei ela no meio. Nunca mais. Compro agora somente ubnt.

    Hehe a minha nem deu rma, pq apos o pessimo atendimento via telefone eu fiz o mesmo que vc

  4. #24

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Maikcosta, uma coisa que você não disse: como é seu campo de atendimento? Tudo plano, sem árvores? Eu pergunto porque se tiver muita árvore você vai sofrer mais em 5.8 do que em 2.4. É uma característica das frequencias mais altas, ser mais exigente com relação a visada. Comprometeu um pouquinho a zona de fresnell e já era.

    Planos de 10mega? é o sonho de todos provedores. Mas que rede em 5.8 vai permitir isso? meia duzia de u suários? tudo bem. Mas se aumentar, que link vai precisar para segurar o pessoal numa boa. Estas empresas que fibram, não tem problemas de link. Sai quase de graça para eles.

    Eu uso 2.4 N e tenho planos que chegam aos 2 mega. Se um rádio 5.8 trabalhando em N passa X de banda, um rádio 2.4 em N também passa N de banda.
    Aquele negócio de passar 150mbps é coisa só para ponto a ponto. Ou com poucos usuários.
    Em ponto multiponto, cai, mas mesmo assim você consegue algo em torno de 65mbps seja em 5.8N ou 2.4 N, ainda mais como você disse, que não tem poluição.

    O custo do 5.8 vem baixando, mas ainda não é o ideal. Tem uma coisa que me encuca muito. Porque uma grade de mesmo ganho em 2,4 é um preço e uma em 5.8 é mais que o dobro? Se levar em consideração material, teria que ser mais barato porque é bem menor. Isso mais parece fabricante e distribuidor ganhando em cima da febre do 5.8.
    e para ver como este raciocínio está certo, praticamente não existe diferença de preços nos rádios ubiquiti do mesmo modelo, quando em 2.4 ou 5.8.

    Faz um teste. libera uma banda maior para os clientes de um dos painéis e configura só em G. Você vai ver que não vai espremer o desempenho. Problema é deixar em B e daí reclamar do 2.4. Estamos falando em ambientes de poluição média.

  5. #25

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    aqui estou trabalhando em B-G aqui uso muito AP da Elsys que é barato e bom, mais a porra do firmware dele, se eu configurar em b e depois mudar para g ou b+g como eu mudei tenho que sair na casa de todos clientes para setar b+g, e isto esta quebrando minhas pernas e nao posso arriscar.... agora a cidade tem muitas arvores porem em quase todo lugar vou ter visada, afinal de contas vou ter 2 torres (e umas delas esta em um morro a 100 metros acima da cidade) para uma cidade que nao tem em media 1 km de largura e comprimento, vou conseguir sair de quase todas as arvores e as que eu nao conseguir sair vou pendurar os clientes em 2.4ghz, irei colocar outra celula na horizontal (ja que trabalho atualmente na vertical)...
    Teve um colega aqui do forum que me deu a opcao da ominitik, estou pensando seriamentel em usa-la pelo seu baixissimo custo, so que o equipamento ainda nao é homologado!, porem ele custa incriveis minimos 150 reais no ML.... seu eu utilizar cpes krazer, é uma boa opção?

  6. #26

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Se não tem problema com visada, dai 5.8 vai bem.

    Melhor que isso, 159,00 para omnitik por enquanto não existe.
    Mas ele para cliente pode não ser uma boa opção, pois é omni. E usar em micro-células pois tem pouco ganho nas suas antenas. A Mikrotik recomenda ele para ponto de acesso e usar SXT no cliente que é direcional.

    Deste modo o cliente vai reforçar o sinal de RX que recebe e vai concentrar o TX em direção ao omnitik
    Pelo que entendo a única opção de usar omnitik em cliente seria para fazer uma rede mesh, onde todos cobrindo 360º atenderia um dos requisitos de uma rede mesh.

    Com relação aos elsys: Se começou tudo com B, vai dar um trabalhinho sim trocar tudo. Porque você não acessa remoto e troca os radios clientes de B para B G N? Depois por último troca no pop.

  7. #27

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Engraçado comigo aconteceu a mesma coisa. Comprei e veio com defeito. Foi para RMA e voltou com mesmo defeito. Quebrei ela no meio. Nunca mais. Compro agora somente ubnt.
    vc e de sobral no ceara

  8. #28

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    minha intencao e usar a ominitik na torre mesmo! sera que vai bem? consegue passar a mesma largura de banda de uma rocket m5?

  9. #29

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    na rocket você tem o airmax que é proprietário da ubiquiti. No omnitik voce tem o NV2 que também é proprietário da mikrotik.
    Os dois trabalham em TDMA.
    a banda é para ser a mesma.

    Se deixar só em N, desativando airmax ou o nv2, a banda passante deverá ser a mesma. A diferença é no TDMA que é um protocolo de modulação mais robusto a interferencias, pelo que dizem.
    Outra coisa: o que vai determinar a banda passante vai ser o sinal que chega.
    Nos datasheet dos produtos tem tabela que mostra a relação entre banda passante e sinal.

  10. #30

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    humm legal, entao para usar omitik teria que usar nos clientes stx? vale a pena? ou tem outros equipamentos que trabalhando com nv2?

  11. #31

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    1929 Pra atender em uma area rural no maximo 20 cliente rocket m2 + omni ubnt a ou bullet m2 + omni hyperlink... como cliente nano loco m2. Pretendo trabalhar a 5mhz

  12. #32

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    1929 Pra atender em uma area rural no maximo 20 cliente rocket m2 + omni ubnt a ou bullet m2 + omni hyperlink... como cliente nano loco m2. Pretendo trabalhar a 5mhz

    Vai legal qualquer situação. A omni ubnt é uma espetáculo

  13. #33

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vai legal qualquer situação. A omni ubnt é uma espetáculo
    Vlw vou providenciar a mesma.

  14. #34

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Opa!!! use o bullet, no lugar da Hiperlink use uma oiwtech, as omini da UBNT são muito boas, mas você tera que colocar um rockt, um investimento muito alto para poucos clientes; sem contar o fato da omini UBNT ser muito complicado de ser ter uma otima configuração x otimo sinal nos clientes, devido o AIRMAX POSSUIR algumas armadilhas que iniciantes, que não querem investtir em treinamento pode cair facil facil. Não sei se é o seu caso, mas recomento estudar bastante antes de comprar omini UBNT, ou tirar duvidas no curso do ZÉ ALVES o granlabor, http://www.granlabor.com/

  15. #35

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Opa!!! use o bullet, no lugar da Hiperlink use uma oiwtech, as omini da UBNT são muito boas, mas você tera que colocar um rockt, um investimento muito alto para poucos clientes; sem contar o fato da omini UBNT ser muito complicado de ser ter uma otima configuração x otimo sinal nos clientes, devido o AIRMAX POSSUIR algumas armadilhas que iniciantes, que não querem investtir em treinamento pode cair facil facil. Não sei se é o seu caso, mas recomento estudar bastante antes de comprar omini UBNT, ou tirar duvidas no curso do ZÉ ALVES o granlabor, http://www.granlabor.com/

    Vlw pela dica Biohazzard, mas ja trabalho com ubnt a coisa de 2 anos 'nao é muito tempo" mas ja deu pra pegar as manha.

    Tenho em meus pop tudo basestation 20 e 17dbi 90° + rocket m5 c/ ptp c/ nanob m5

    Quanto a valor fico assim
    omni hyperlink 15dbi = 245,00
    bullet m2 = 229,00

    Rocket m2 = 260,00
    omni ubnt 10dbi = 405,00

    Acabei fechando rocket + omni pois a diferença de valor é pequena, e pretendo trabalhar a 5mhz ai 2x2 do mimo vai ajudar muito na banda

  16. #36

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    onde conseguiu a este valor?

  17. #37

    Padrão Re: Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por maykcosta Ver Post
    onde conseguiu a este valor?

    manda mp cobrando, que lhe passo o contato ;0

    Sou meio esquecido hehe... e to na rua agora.