+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Separação de Link e Cache

    Boa noite pessoal, hoje estou aqui querendo saber se é possivel, fazer isto que quero fazer e se alguém tem alguma ideia de como se faz como começar, quero fazer o seguinte.

    Estrutura
    1 servidor mk controle de clientes
    1 servidor de cache

    Quero fazer o seguinte quero, cadastrar 1 plano para o cliente digamos ex. 300k / 500k para o cara, e quero fazer o seguinte, tipo quando o cara requisitar alguma coisa pagina ou arquivo do cache ele baixe a 3mb e quando ele requisitar algum site ou arquivo que não tenha no cache ele baixe em velocidade de 500k do meu link como no plano alguém sabe como fazer isso?

    vlw

  2. #2

    Padrão Re: Separação de Link e Cache

    Olá javavsm, amigo isso é cache full, de um procurada aqui mesmo no fórum sobre o assunto, cache full, queue, mikrotik.

  3. #3

    Padrão Re: Separação de Link e Cache

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Olá javavsm, amigo isso é cache full, de um procurada aqui mesmo no fórum sobre o assunto, cache full, queue, mikrotik.
    Boa noite amigo, acho que sim até pode ser cache full, mas tem no forum o seguinte, o pessoal colocando 10mb de cache full no queue lá do mk, mas tipo esse pensamento que tive em relação a isso, é só cache full com limitação de 3mb ou o cara cadastra lá cada cliente com regra de redirecionamento para pegar do cache e do link?

  4. #4

    Padrão Re: Separação de Link e Cache

    Ola, amigo javavsm!

    Cara um conselho que e dou, não use CACHE FULL pois sempre da dor de cabeça. O cliente não sabe qual a diferença e confundi. Exemplo: quando ele baixar a 3 Mb ele vai adorar quando não baixar vai reclamar pensando que a net esta lenta.
    Trabalhe com o cache normal mas cada um na sua velocidade ai na economia voce pode trabalhar em aumentar o plano do cliente se vai ganhar mais com isso.
    Agora se mesmo assim voce quizer colocar cache full, eu aconselho controlar a banda do Radio do cliente
    Exemplo: Seu plano é 512 Kbps, no radio se limita a banda do cliente a 3Mbps e deixa a configuração do cache full aberta, quando o cliente for puxar do link seu proprio MK vai segurar a 512 Kbps quando ele for puxar do cache no Mk vai estar liberado tudo mas o radio dele o limita a 3Mbps, será que fui claro?

    Só que isso só funciona se todos seus clientes tem Radio proprio e o mesmo existe a opção de controlar o trafego. Pra min que trabalha com condominio e radio em brigie não rola.

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Separação de Link e Cache

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Ola, amigo javavsm!

    Cara um conselho que e dou, não use CACHE FULL pois sempre da dor de cabeça. O cliente não sabe qual a diferença e confundi. Exemplo: quando ele baixar a 3 Mb ele vai adorar quando não baixar vai reclamar pensando que a net esta lenta.
    Trabalhe com o cache normal mas cada um na sua velocidade ai na economia voce pode trabalhar em aumentar o plano do cliente se vai ganhar mais com isso.
    Agora se mesmo assim voce quizer colocar cache full, eu aconselho controlar a banda do Radio do cliente
    Exemplo: Seu plano é 512 Kbps, no radio se limita a banda do cliente a 3Mbps e deixa a configuração do cache full aberta, quando o cliente for puxar do link seu proprio MK vai segurar a 512 Kbps quando ele for puxar do cache no Mk vai estar liberado tudo mas o radio dele o limita a 3Mbps, será que fui claro?

    Só que isso só funciona se todos seus clientes tem Radio proprio e o mesmo existe a opção de controlar o trafego. Pra min que trabalha com condominio e radio em brigie não rola.

    Abraço
    Bom dia, Caro amigo, muito obrigado pela sua dica, mas eu pensando aqui calculando com meus botões tem que ter um jeito de fazer isso então ontem de noite fiquei até altas horas lendo tópicos e muito arquivo pdf, e cheguei a uma conclusão, que é possível sim, mas o problema que encontramos no momento é o seguinte ativo o cache full limito a banda em limit at e max limit digamos um ex. 10mb lá o 1 cliente baixou começou a baixar um arquivo que já encontrava-se em cache e está baixando a 10mb por segundo, mas todo mundo sabe que um cartão digamos o xr2 por ex ele suporta ai huns 4mb de trafego de banda nele então, o cara tá baixando o arquivo 4mb blz, dai entra 2 cliente vai baixar o mesmo arquivo e começa o download a banda que setei lá de 10mb vai dividir em 2 se tiver mais clientes vai dividir, então para não dar mais esse problema cheguei a solução de usar PCQ, usando o PCQ limito a velocidade digamos de 2mb e limito o numero de conexões ou seja os clientes todos eles iram baixar a 2mb mesmo se estiver conectado 5 clientes ou mais, vou aplicar essas regras agora de tarde e fazer o teste posto os resultados aqui pessoal em breve para ver se funciona mesmo.

    vlw

  6. #6

    Padrão Re: Separação de Link e Cache

    Essa função que voce ira utilizar é a mesma a qual eu me referi sobre controlar a banda pelo radio do cliente, so que ai quem vai controlar é o cartão.
    Só que ai identifiquei outro problema voce trabalhando em 2,4 na banda b+g voce tem 11Mbps, 5,5 de down e 5,5 de up.
    Voce tem clientes a 512Kbps isso te da uns 10 clientes simultaneo baixando a 512Kbps.
    Mas supondo que um deles esteja baixando do cache vc vai ter um cliente baixando a 2Mbps ou 2 clientes o que ja vai deixar vc com 4Mb do cartão comprometido vai restar ai 1,5Mb para os outros 8 clientes vai gerar uma latencia altissima na sua rede.
    Cache full em 5,8 é ruim em 2,4 é suicidio.

  7. #7

    Padrão Re: Separação de Link e Cache

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Essa função que voce ira utilizar é a mesma a qual eu me referi sobre controlar a banda pelo radio do cliente, so que ai quem vai controlar é o cartão.
    Só que ai identifiquei outro problema voce trabalhando em 2,4 na banda b+g voce tem 11Mbps, 5,5 de down e 5,5 de up.
    Voce tem clientes a 512Kbps isso te da uns 10 clientes simultaneo baixando a 512Kbps.
    Mas supondo que um deles esteja baixando do cache vc vai ter um cliente baixando a 2Mbps ou 2 clientes o que ja vai deixar vc com 4Mb do cartão comprometido vai restar ai 1,5Mb para os outros 8 clientes vai gerar uma latencia altissima na sua rede.
    Cache full em 5,8 é ruim em 2,4 é suicidio.
    Não tenho comentario a respeito de sua opinião mas vou testar mesmo assim e posto os resultados amanhã depois do horario de pico.

    Vlw

  8. #8

    Padrão Re: Separação de Link e Cache

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Não tenho comentario a respeito de sua opinião mas vou testar mesmo assim e posto os resultados amanhã depois do horario de pico.

    Vlw

    Kra isso é ruim pra sua rede coloque mais velocidade para cada cliente com o ganho que vc vai ter do cache, mas se vc colocar cache full, vc vai deixar sua rede no gargalo imagine que todos clientes tentem pegar arquivos que estejam em cache... sua rede vai pipocar...