+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Unifi em Hotel

    Olá a todos!!!
    Pessoal estou com um projeto de ampliação de sinal wireless em um hotel. Necessito ampliar o sinal tanto internamente quanto externamente e para isto estou pensando em usar Unifi e nanostation loco m5 em alguns pontos.
    Pretendo usar nanostation em alguns pontos pois não dá para passar cabeamento e eu não queria fazer wds nos pontos para que não perca desempenho na rede(espero que eu esteja certo), pois estes acessos são para visitantes e funcionários(que utilizam sistemas internos do hotel).
    Eu queria saber se posso habilitar dois SSID nos Unifi, um para visitante e outro para funcionários. onde para cada ssid utilize ip´s diferentes, esta solução caberia bem para o meu problema?

    Tentei desenhar um cenário para que vocês tenham uma noção, os espaços quadros em azul são lugares onde devem chegar sinal para os usuários são campos para lazer, recreação, etc..

    Quem puder dar uma olhada e dar alguma sugestão agradeço!!

    Grato pela atenção de todos!!!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cobertura.jpg
Visualizações:	623
Tamanho: 	42,4 KB
ID:      	38053

  2. #2

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    E os pontos em verde?
    Não tem como interligar com fibra?

  3. #3

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Olá, Melhor usar Mikrotik RB751U-2HnD. Não gostei dos unifi's! Só funciona em BRIDGE. Apesar de criar 4 SSID, não é possível trabalhar 4 redes diferentes. Ou seja, tem que usar a mesma faixa de rede para todas os SSID. Unifi's são bem básico de configurações, quase não precisar configurar.
    Já as RB751U-2HnD, show de bola. 30dbm de potencia, bem superior aos unifi's. Superior em tudo! Nível de sinal, gerenciamento e etc...
    Como é RouterOS, é possível criar rede Mesh, Hotspot, gerar cartões de acessos, publicidade na pagina de autenticação, separar rede publica da administrava e muito mais.
    Então tente dá uma olhada melhor nos equipamentos Mikrotik, pois tentei colocar Unifi's em hotéis e não deu muito certo. Pois só funciona em Bridge, e não fazia todo esse gerenciamento que mencionei acima. Ficando bem limitado.

    Helder Nunes
    Mikrotik Wireless Engineer - MTCWE
    Mikrotik Network Associate - MTCNA

    .

  4. #4

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Também concordo. Mikrotik tem mais recursos.

    Você pode limitar por grupo de ip quem vai conectar num ssid e quem vai conectar no outro.
    E como você não pode passar cabo como citado, não vai ter como escapar. Vai ter que fazer wds. Eu uso wds e nunca vi perda de desempenho. O que muitas vezes leio é que o provedor deixa tudo em B, que passa pouco tráfego, no máximo 3,5 mega e faz vários wds passando pelo coitado do AP.
    Usa estas RB novas que foi citado no início. Elas permitem conexão até em N. Isso vai passar muita banda e o wds não vai fazer nada nelas.
    E como é hotel, muitos notebooks não tem rede em N, então habilita b g n. Esta 751U-2ND é perfeita para isso.

  5. #5

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Então DUHbnu, a fibra chega em dois pontos, onde eu ia ligar as nanos, não dá para passar mais cabeamentos.
    Quanto aos MikrotiK, não há necessidade de controles para hotspot, eles querem somente dois ID´s um para "Visitante" e outro para usuários internos(funcionarios) do Hotel onde cada tipo de acesso direcionaria para range de IP.
    Nuca trabalhei com Mikrotik, vou dar uma estudada na sugestão dos amigos.

    AH DUHbnu, os pontos em verde são árvores.

    Obrigado pelas sugestões!

  6. #6

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Eu Concordo , a RB751U-2HnD é muito melhor !

  7. #7

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Legal!!... Eu pensava em colocar os unifi pelo que vi por sua praticidade na instalação, não tenho experiencia com Mickrotik, mas vou estudar as sugestões que me enviaram...
    Grato pela atenção!

  8. #8

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Essa RB751 tem antena interna ou externa ??

    A rede mesh do mikrotik esta testado e aprovado por alguém ??

    Minha rede é toda mikrotik mais vou atender um hotel e o mesmo quer uma rede mesh, pensei em usar unifi pela estética e facilidade na substituição do equipamento, mas se o mesh da mikrotik tiver rodando redondo e o sinal for melhor que o Unifi compensa muito mais pelo preço e a qualidade indiscutível da mikrotik.

    Aguardo ajuda dos amigos.

  9. #9

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Essa RB751 tem antena interna ou externa ??

    A rede mesh do mikrotik esta testado e aprovado por alguém ??

    Minha rede é toda mikrotik mais vou atender um hotel e o mesmo quer uma rede mesh, pensei em usar unifi pela estética e facilidade na substituição do equipamento, mas se o mesh da mikrotik tiver rodando redondo e o sinal for melhor que o Unifi compensa muito mais pelo preço e a qualidade indiscutível da mikrotik.

    Aguardo ajuda dos amigos.
    Funciona sim, o mesh no mikrotik. Eu tenho um setor em teste. Este setor faz mesh com mais dois pontos. Este setor é o gateway, que no mikrotik é chamado de portal. Nos outros dois estão configurados sem marcar portal. Assim eles vão direcionar para este primeiro portall. E daí em diante está integrada na rede já existente.

    Agora estou me preparando para ampliar, pelo bom resultado que obtive em uso outdoor.
    Tem um equipamento da Comptech que eles chamam de AP Master, que é ideal para uso indoor e outdoor. Já vem com antena integrada.

    Confgurar o mesh em HWMP é muito simples. Você só vai precisar configurar alguns dos rádios mikrotik como portal Assim não concentra a saída de todo o tráfego num só. Mesh precisa ter várias saídas pois o protocolo vai decidir qual portal está com melhor tempo de resposta. E como isso muda constantemente em função do tráfego, o mesh é que vai decidir.
    http://www.bdibbs.com.br/wp-content/...eshJhonnyp.pdf

    http://mum.mikrotik.com/presentation..._Mesh_Maia.pdf

  10. #10

    Padrão Re: Unifi em Hotel

    Valew !!

    Hoje vou fazer uma rede um teste em bancada da rede em mesh no mikrotik.

    No meu projeto todos os roteadores serão ligados via cabo e os blocos dos prédios ligados por fibra.

    Cada bloco vai ser configurações separadas, os clientes só iram ter mobilidade dentro de um só blocos. Pois as configurações e SSID serão diferentes, por ser um longe do outro vai dar certo. Mas mesmo assim terei de fazer um ajuste fino da potência de saída do equipamento pois um vai ser acesso livre, outro acesso limitado, outro será acesso vendido.

    Vou usar o sistema de alimentação que o pessoal usa em cabeamento de postes da VOLT mas de uma outra empresa que desenvolveu um sistema que tem possibilidade de reiniciar remotamente os equipamentos ligados na porta POE, pois serão 7 blocos e os gerentes de TI do local, querem essa solução de reiniciar remotamente para não ter que se deslocar para reiniciar um equipamento que esta distante.

    Vou usar 1 alimentador por bloco, pois não tem possibilidade de interliga-los por cabo, pois o mesmo já foi feito subterrâneo por fibra, então terei que ter um alimentador por bloco.

    Estima-se o uso de 20 roteadores por bloco, sendo 2 a 3 roteadores por andar.

    Como falei anteriormente estava com idéia de usar Unifi, mas desculpa aos amantes de Ubiquiti, não gosto de trabalhar com ubiquiti, pois mikrotik é indiscutivelmente incomparável, até mesmo por cada roteador 2.4 ghz poder fazer hotspot e um roteamento separado por ponto se necessário, alem de ap virtual e outras vantagens do RouterOS.

    Vou fazer os testes e enviar a proposta, caso consiga fechar vou divulgando os passos desse projeto que com certeza vai ser de utilidade para o forum.

    Abraço !