+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Meus amigos estou aqui mais uma vez pedindo a valiosa opinião e a experiência de todos, Peço desculpas aos moderadores se postei no lugar errado por favor redirecione para o lugar certo desde já agradeço. hoje todo mundo fala em 5,8 ghz para cliente final, dai me vem uma grande dúvida como que vai ficar nossos enlaces no futuro próximo ?. A saída é trabalhar com outra frequência para os enlaces ?. Só para relatar já estou trabalhando em 5.8 ghz e estou seguindo aquelas orientações postadas aqui no under 5,8 ghz um Pedido de Socorro, mais estou preocupado pois outros provedores aqui da minha cidade não estão seguindo aquelas orientações. Outra pergunta alguém já está vendendo link 1,2,5 e 10 MB em 5,8 ghz como está se comportando os rádios a seguir:

    Rocket m5 + basestation = Quantos clientes On ele aguenta nessas velocidades ?.
    Rocket m5 + Omini Ubiquiti = Quantos clientes On ele aguenta nessas velocidades ?.
    Bullet m5 + omini Hiperlink = Quantos clientes On ele aguenta nessas velocidades ?.
    Nano m5 = Quantos clientes On ele aguenta nessas velocidades ?.

    Desde já agradeço a valiosa opinião de todos obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    isso varia muito amigo
    aqui trabalho com 600k 1mb 2mb e 4mb
    e em um rocket com basestation tenho 75 clientes cadastrados que já vi dar pico de 60 conectados
    nano m5, tem abertura a ganho menor, mais se todos clientes estiver com sinal bom e bem alinhados não perde nada para o rocket
    em outra torre tenho 2 nano m5 um com 55 clientes cadastrados e outro com 64 cadastrados sem ping alto e perdas de pacotes

  3. #3

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Muito variavel também concordo.
    Outra coisa para dar planos de mais velocidade é ter micro-células. Tem que esqiuecer este negocio de atender clientes longe. Se tiver tudo perto, você não vai sobrecarregar os aps porque vai ter vários pontos de conexão.
    Quanto ao 5.8, vamos logo ver os mesmos problemas. Aqui não é diferente. Ocupação desordenada. Eu já tive concorrente que largou um enlace bem em cima do canal que eu usava num enlace. E como os enlaces são no mesmo sentido, o cara simplesmente me tirou do ar. Daí você já imagina quanto de potencia o sujeito lascou.
    Eu tenho planos até 2 mega e ainda uso 2.4. Logicamente que o arcaico B já não uso a muito tempo. O negócio é ter em G e habilitando só os rata-rates altos e melhor ainda é ter G-N.
    Uma pergunta: quanto passa em N em 5.8 e quanto passa em N em 2.4? O que dizem os data-sheets?

  4. #4

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    1000 clientes de 50mb cada

  5. #5

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    1000 clientes de 50mb cada
    Então Alexandre, pelo que vejo, o pessoal está se entusiasmando muito com bandas altas para os clientes. Mas vão ter link para isso?
    Outro dia vi um relato de um provedor usar uma adsl de 35mega e atendendo 70 e tantos clientes com planos de 4, 3 2 e 1 mega.
    Além de ser complicado atender com isso ainda tem a questão do upload do adsl.

    Nestes planos altos, nem o 5.8 creio que vá atender com qualidade. A não ser que delimite os acessos por micro-células.

  6. #6

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    fui sarcastico... direto...
    essa pergunta no minimo tem umas mil vezes aqui no forum...

    tem gente que tem 2mb em 2.4ghz e funciona... tem gente que nao consegue isso em 5.8ghz ...

  7. #7

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    fui sarcastico... direto...
    essa pergunta no minimo tem umas mil vezes aqui no forum...

    tem gente que tem 2mb em 2.4ghz e funciona... tem gente que nao consegue isso em 5.8ghz ...
    Eu senti logo..

    Eu uso 2.4 com planos de 1 e 2 mega e não reclamo.

  8. #8

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Muito obrigado a todos que colaboraram com sua valiosa opinião !.

  9. #9
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Se usarem 2.4g consegue passar uns 15 mb de banda... Dai divide pelos clientes, se vender 500k acho que uns 30 simultâneos guenta de boa... Em 5.8 se usar airmax da para passar media de 50mb se tiver bom sinal em todos clientes, media de uns 70 simultâneos se usar rocket, se usar planos acima de 1mb cai para uns 30 a 40 simultâneos, mas isso depende de n fatores... Tem que estar tudo bem ajustado.
    Também me preocupa os enlaces com a utilização de 5.8 para clientes finais... Daqui a pouco sai outra freqüência e novamente vão castigar ela.

  10. #10

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Se usarem 2.4g consegue passar uns 15 mb de banda... Dai divide pelos clientes, se vender 500k acho que uns 30 simultâneos guenta de boa... Em 5.8 se usar airmax da para passar media de 50mb se tiver bom sinal em todos clientes, media de uns 70 simultâneos se usar rocket, se usar planos acima de 1mb cai para uns 30 a 40 simultâneos, mas isso depende de n fatores... Tem que estar tudo bem ajustado.
    Também me preocupa os enlaces com a utilização de 5.8 para clientes finais... Daqui a pouco sai outra freqüência e novamente vão castigar ela.

    O amigo agora misturou protocolo G com N, ai fica injusta a comparação....

  11. #11
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Nao amigo, e que fizeram tantas comparações neste tópico que eu quis colocar um pouco da nossa experiência. Espero que ajude em algo.

  12. #12

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Creio que micro células em 2.4, vão dar um belo desempenho. Com 15 megas em G "por painel"vai da para colocar ate cliente com 10megas...
    pois temos nossa capacidade ociosa!

    Aqui kit que estou adotando e grade 21 oiw e ap 1221 e estou gostando do desempenho.
    Por falta de link ainda so estou vendo 2 megas

  13. #13

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Aproveitei o tópico para fazer um apanhado... Atualmente utilizo 2.4 em B, com planos máximos de 512k, não desejo migrar para 5.8, devido a grande poluição em minha cidade, e a grande sensibilidade com sinal etc, estou seriamente pensando em entrar no padrão N, já que eu mudaria somente a frequência de transmissão nos cartões para N "puro" (nada de mix) nas RBs e seus cartões, e trocaria os APs dos clientes para estes KRAZER que já suportam N e tem um preço muito acessível... Nominalmente o padrão N suporta 150mb Half... e joga o sinal tão bem quanto o B, poderia oferecer bandas de até quanto, com microcélulas de ate 30 clientes, com planos mínimos de 1MB? Obrigado. Fiquem com Deus.

  14. #14

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Infelizmente é tipo de pergunta sem resposta, vc pode fazer o calculo que quiser, não adianta se tiver um cliente com associação ruim vai forçar o sistema inteiro a trabalhar num rate inferior não trafegando a banda total do equipamento.
    E quanto maior o numero de clientes associados num único painel é pior pois nesses casos é mais gente reclamando de lentidão, o ideal seria fixar um um numero máximo de 40 simultâneos e adicionar mais um ring com painéis na mesma base e começar tudo de novo até chegar aos 40 novamente, ou ainda usar um numero maior de painéis de menor abertura... cadastrar uma tonelada de clientes num único setor e esperar bons resultados não dá certo...

  15. #15

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Aproveitei o tópico para fazer um apanhado... Atualmente utilizo 2.4 em B, com planos máximos de 512k, não desejo migrar para 5.8, devido a grande poluição em minha cidade, e a grande sensibilidade com sinal etc, estou seriamente pensando em entrar no padrão N, já que eu mudaria somente a frequência de transmissão nos cartões para N "puro" (nada de mix) nas RBs e seus cartões, e trocaria os APs dos clientes para estes KRAZER que já suportam N e tem um preço muito acessível... Nominalmente o padrão N suporta 150mb Half... e joga o sinal tão bem quanto o B, poderia oferecer bandas de até quanto, com microcélulas de ate 30 clientes, com planos mínimos de 1MB? Obrigado. Fiquem com Deus.

    Não sei se a linha M da UBNT de 2.4GHz está homologada, mas o preço é bom, poderia fazer uns testes, tem um amigo que esta usando as nanostationM2 como AP e as locoM2 nos clientes.. trabalhando em micro-setorização e disse que esta tendo bons resultados nos planos de 1 e 2Mb...

  16. #16

    Padrão Re: Velocidades de Internet em 5,8 ghz ?

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não sei se a linha M da UBNT de 2.4GHz está homologada, mas o preço é bom, poderia fazer uns testes, tem um amigo que esta usando as nanostationM2 como AP e as locoM2 nos clientes.. trabalhando em micro-setorização e disse que esta tendo bons resultados nos planos de 1 e 2Mb...

    Everton, no caso eu não utilizaria UBNT, e sim cartões R52 N nas RB433AH pra transmitir em N e nos clientes AP Krazer que já suporta N, daí gostaria de saber o limite de banda passante, seria ótimo aliar o alcance do B com a largura de banda A/N...