+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    Boa tarde amigos, estou ingressando agora no mundo linux, gostaria de saber qual o melhor livro para se aprender administração em linux?... Pois vou me dedicar para obter a certificação... e qual distro eu utilizo em casa para testes ? Obrigado agradeço desde de já!!!

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    Em português, tem o livro "SERVIDORES LINUX - Guia prático", do Morimoto.

    Uma excelente distribuição para servidores é o "CentOS", baseado no Red Hat.
    Última edição por Magal; 08-08-2012 às 22:17.

  3. #3

    Padrão Re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    Uma distribuicao que eu gosto e acho fácil é a Debian. Já foi considerada um bicho de 7 cabecas, mas hoje eu acho moleza.

  4. #4

    Padrão Re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    as 2 distribuições são excelentes, uso as 2 aqui nos servidores, centos como principal e Debian nas VM

  5. #5

    Padrão Re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    Na faculdade onde estudo, e elo que vi, faculdades em geral usam CentOs. Eu testei e gostei mais do Debian rss. Já fui fa do Slackware.

  6. #6

    Padrão Re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    Obrigado amigos, vlw Magal, vou comprar esse livro e aplicar o Centos na minha VM.

  7. #7

    Padrão Re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    Se vai virtualizar Linux sobre Linux, da uma pesquisada sobre OpenVZ.
    O esquema é compartilhar o mesmo kernel entre as máquinas, porém isso economiza recursos pra caramba pra instanciar cada máquina virtual.
    Vi uns testes rolando em cima do Debian e inicializou muuito rápido uma máquina virtual recém criada baseada em template do sistema.
    O 'problema' é que todas usarão o mesmo Kernel, então só roda Linux (podem ser até distros diferentes) e não da pra ficar brincando de testar kerneis diferentes.

  8. #8

    Padrão Re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    OK! é que meu sistema é Windows 7, VMWare pra virtualização no meu Desktop.. mais vou pesquisar simmeu amigo.. Obrigado pela ajuda!

  9. #9

    Padrão Re: Qual o Melhor Livro para se Aprender Linux Admin e Gerenciamento de Servidores ?

    pode começar pelo guia foca, muito bom, recomendo.