Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 62 Km, O que usar?

    Pessoal Estou com umas Duvidas aqui sobre um enlace de 62 km

    fiz uma teste em um dia bastante nublado não pude observar se a visada realmente exista, com duas Rocket de 30 dbi, e consegui sinal de -61, Rate em 78/78, CCQ 65%, Considerando que estava com uma antena a 25 metros de altura em um ponto, e no outro lado no chão.
    Acredito que tenha a Visada pelo nivel de sinal, pelo perfil de elevação do Google Earth tem um ótimo Fresnel Inclusive.

    Ativei No ACK PTP, mas os pings ficaram muito ruims, e não gostei muito do resultado.


    A questão é a seguinte agora, o que utilizar?

    RocketDisk 34 Dbi + Rocket M5
    ou
    Hyper Simples 33 Dbi + XR5 + 433AH (Usando 20 ou 40 Mhz)
    ou
    Hyper Simples 33 Dbi + R5SHPN + 433AH
    ou

    Hyper Simples 33 Dbi + R5SHPN (Groove Metal)

    Preciso Passar uma banda de 30MB/10Mb Real (Down/Up)

    Qual as sugestões?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    tive um link com a mesma kilometragem, com obstruçao usando dish 34 + rocketm5 mesmo com a obstruçao consegui, mais meio instavel, ai resolvi cortar no meio o link, mais pra saber certo o seu, teria q ter as coordenadas com a altura das torres. verifica e posta ai.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Ponto A 27°49'35.08"S 50°17'5.79"O
    Ponto B 27°18'24.63"S 50°34'4.44"O

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Antena OiwTech 34 com Radome Shild, Cartão Mikrotik, R52Hn ai começa a melhor o link...

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    Antena OiwTech 34 com Radome Shild, Cartão Mikrotik, R52Hn ai começa a melhor o link...
    olha um parceiro ai, hehehe
    Mas peça pro teu chefe Gilmar, R52Hn, não tem dado muito resultado bom em nossas redes

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    hehehe, faz um tempo que não faço mais link wireless.. mas eu lembro de um de 50km com esses equipamentos que deu 50mb half, se por um Radome já melhora bastante a estabilidade do link , depois é só da uma trabalhada nas modulações.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Usa essas antenas

    http://www.algcom.com.br/produtos/ve.../ap:wifi-wimax

    Jah vem com radome shield, sai mais barato que comprar os radome separado.

  8. #8
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Para esta distancia e a banda que quer passar aconselho rb433ah + sr71-15... Antenas podem ser dish 34, oiw ou hyperlink 33db, consegue aí uns -65db de sinal e passa entre 30 e 50 mb tranquilo se tiver visada e fresnel livres... Radome e shield também ajudam muito e se puder usar terá um ganho de pelo menos 3db, ajuste fica mais critico mas a estabilidade sobe muito... R52hn também e muito bom mas nao passa de 30km...

    Sucesso aí no enlace.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    mas rodome, seria para isolar as ondas laterais e talz, não sei se iria ajudar no enlace no meu ponto de vista, até tenho 2 antenas com radome aqui , antes nõ dava pra trabalhar em um lugar de tanto 5.8 existente, coloquei o radome, as interferencias cairam consideravelmente, mas sinal permaneceu o mesmo.

    mas um radome de 34 dbi a 950,00 é dinheiro, mais caro que a antena

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    O que eu vejo que XR5 em 40 Mhz tem ficado melhor que Cartoes mimo 2x2, e bem estavel. ai estou com bastante duvida

  11. #11
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Amigo o Radome + shield ajuda pelo fato de direcionar ainda mais o sinal, então o ago de irradiação será um pouco menor e o ganho aumentara sensivelmente... Quanto ao cartão se quer mais banda e melhor performance a melhor opção e mimo, quando falamos em potencia os xr5 sao invariáveis... Eu iria de sr71-15 sao excelentes e já vi enlaces de 25 km passando quase 100mb com eles.... Tenho um de 24.97km usando r52hn passa do 40mb sem nenhum problema até hoje.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Pessoal Estou com umas Duvidas aqui sobre um enlace de 62 km

    fiz uma teste em um dia bastante nublado não pude observar se a visada realmente exista, com duas Rocket de 30 dbi, e consegui sinal de -61, Rate em 78/78, CCQ 65%, Considerando que estava com uma antena a 25 metros de altura em um ponto, e no outro lado no chão.
    Acredito que tenha a Visada pelo nivel de sinal, pelo perfil de elevação do Google Earth tem um ótimo Fresnel Inclusive.

    Ativei No ACK PTP, mas os pings ficaram muito ruims, e não gostei muito do resultado.


    A questão é a seguinte agora, o que utilizar?

    RocketDisk 34 Dbi + Rocket M5
    ou
    Hyper Simples 33 Dbi + XR5 + 433AH (Usando 20 ou 40 Mhz)
    ou
    Hyper Simples 33 Dbi + R5SHPN + 433AH
    ou

    Hyper Simples 33 Dbi + R5SHPN (Groove Metal)

    Preciso Passar uma banda de 30MB/10Mb Real (Down/Up)

    Qual as sugestões?
    Como esperar resultado bom de um enlace que tenha uma antena no chao?!?!?
    Espere algo bom em condiçoes reais de trabalho colega, coloca essa outra antena em uma torre que vc vai amar esse enlace, desculpe o trocadilho.

    ____________
    Andre

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Amigo o Radome + shield ajuda pelo fato de direcionar ainda mais o sinal, então o ago de irradiação será um pouco menor e o ganho aumentara sensivelmente... Quanto ao cartão se quer mais banda e melhor performance a melhor opção e mimo, quando falamos em potencia os xr5 sao invariáveis... Eu iria de sr71-15 sao excelentes e já vi enlaces de 25 km passando quase 100mb com eles.... Tenho um de 24.97km usando r52hn passa do 40mb sem nenhum problema até hoje.
    Colega, o radome nao aumenta potencia ou direcionalidade de enlace, muito pelo contrario. O que ele faz eh "matar" o sinal que teoricamente vc nao deseja receber ou emitir, como um filtro e filtros nao aumentam nada. E por causa disso a QUALIDADE do enlace aumenta sim.
    Eu gosto muito do R52HN da MK, mais baratos e mais estáveis que o SR71, na minha opiniao.

    ___________
    Andre

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    caro, isto e meio relativo temos aqui 40 km de enlace para transporte de link dedicado hoje consigo com RocketDisk 34 Dbi + Rocket M5 como você citou acima, antes iniciamos aqui com xr5 mas sofria demais com chuvas, apos colocar as rocket alivio total e o trafego ficou show de bola lembrando ainda que a visada aqui e meio complicado conseguimos um sinal de - 60 e o CCQ ficou de 90 ate 99 trafegamos 40MB agora isto e como disse e relativo!

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Colega, o radome nao aumenta potencia ou direcionalidade de enlace, muito pelo contrario. O que ele faz eh "matar" o sinal que teoricamente vc nao deseja receber ou emitir, como um filtro e filtros nao aumentam nada. E por causa disso a QUALIDADE do enlace aumenta sim.
    Eu gosto muito do R52HN da MK, mais baratos e mais estáveis que o SR71, na minha opiniao.

    ___________
    Andre
    tambem concordo , que em termos de sinal não ajuda muito

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Como esperar resultado bom de um enlace que tenha uma antena no chao?!?!?
    Espere algo bom em condiçoes reais de trabalho colega, coloca essa outra antena em uma torre que vc vai amar esse enlace, desculpe o trocadilho.

    ____________
    Andre

    mas foi questão de testes hehehehe, to montando a torre já, vou subir 20 metros,

    eu sei lá com mikrotik, não consegui resultados muito bons, com Rocket, tbem nunca foi aquela brastemp, mas depois que lancaram a versão 5.5, melhorou bastante.. to com muitas duvidas...
    - Tenho um enlace de 80Km com Rocket de 34 de um lado e 30 de outro, esta bom, porem não tem frafego em cima desse enlace;
    - Tenho outro de 79 Km com Xr5 + Rb800 em 40 Mhz, esta bom, tem trafego de pico de 40/10 Down/Up.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    oiwtech 34dbi maxx gain com radome, cartão ubiquiti sr-71-15 de cada lado, pode ir por mim que vai ficar otimo,


    professor tecnico com certificado mikrotik- Cleber Aguiar ( ping auto nunca mais )
    [email protected]
    061-8210-8050 tim
    061-8555-1178 oi
    061-9551-1031 claro

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Amigo, deixo uma dica a você: Não use MaxxGain da OIW! As antenas são horriveis, mal feitas, alimentador nas "coxa"...
    Minha dica pra esse enlace seria:
    Dish 34 Ubiquiti + APC 5M Intelbrás
    Já conhece o APC 5M? O Bichinho tá fazendo milagres por aqui nos PTP...
    Posso te falar que o desempenho dele coloca o Rocket M5 no bolso! O que vc diria de 60k pps passando banda de 80Mbits Agregado?
    hehehehhehe
    Pesquisa por ele e vc vai se surpreender! To fechando meu enlace com um par destes hoje... 35km pra 50Mbits FullDuplex.
    Pra quem não conhece ainda o APC 5M é uma parceria entre Intelbras e Deliberant ( http://www.deliberant.com/ )
    Assim que finalizar meu enlace hoje ja postarei os resultados...
    Boa sorte no enlace!

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    oi amigo, você pode me passar a fonte correta, sobre a oiw não prestar, eu uso ela em 1 enlace de 70 km e passa tenho um link de 35M full e posso ate mesmo pedir mais que roda direitinho, ela liga de brasília para um morro perto de formosa-go e funciona 100% ótimo. e já tentei usar a Dish 34 Ubiquiti e não tive resultado tao bom feito a oiw de 34.
    Obrigado amigo.

    professor tecnico com certificado mikrotik- Cleber Aguiar ( ping auto nunca mais )
    [email protected]
    061-8210-8050 tim
    061-8555-1178 oi
    061-9551-1031 claro

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de 62 Km, O que usar?

    Citação Postado originalmente por sosprovedor Ver Post
    oi amigo, você pode me passar a fonte correta, sobre a oiw não prestar, eu uso ela em 1 enlace de 70 km e passa tenho um link de 35M full e posso ate mesmo pedir mais que roda direitinho, ela liga de brasília para um morro perto de formosa-go e funciona 100% ótimo. e já tentei usar a Dish 34 Ubiquiti e não tive resultado tao bom feito a oiw de 34.
    Obrigado amigo.

    professor tecnico com certificado mikrotik- Cleber Aguiar ( ping auto nunca mais )
    [email protected]
    061-8210-8050 tim
    061-8555-1178 oi
    061-9551-1031 claro
    A Fonte correta sou eu amigo... Comprei um par dessas antenas e fiquei completamente abismado com a diferença gritante dela pra uma dish da ubiquiti... Sem contar que pegando o alimentador na mão voce nota claramente a diferença de qualidade no material e na confecção do mesmo... muito inferior... e pela diferença minima de preço pra ubnt nem compensa arriscar!