+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Será que eu esqueci de algo?
    E mesmo que a interface loopback não esteja declarada explicitamente, só pelo fato de adicionar a rede em networks (no caso da imagem, o endereço 177.23.136.6/32), a interface entraria dinamicamente em Run Flag.

    Pergunta: Você tem 177.23.136.6/32 adicionado em /routing ospf networks?

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 16-09-2012 às 01:40. Razão: Correção gramatical

  2. #42

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Sim, me refiro a muitos mais que 20 segundos

    Eu já contei o tempo leva em torno de 2 minutos para levantar as rotas dinamicas...


    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Quando diz "demora", está se referindo a períodos de menos ou mais de 20 segundos?



    Faço sinceros votos para que assim permaneça

    Saudações,

    Trober

  3. #43

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Era pra ter ?

    Ele não apareceu dinamicamente por eu não ter declarado em networks...Se eu declarar que diferença faz na pratica?

    A instancia está setada para distribuir rotas conectadas ai ele pega esse endereço e joga na rede toda...Mas se é uma pratica comum fazer, irei declarar...

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    E mesmo que a interface loopback não esteja declarada explicitamente, só pelo fato de adicionar a rede em networks (no caso da imagem, o endereço 177.23.136.6/32), a interface entraria dinamicamente em Run Flag.

    Pergunta: Você tem 177.23.136.6/32 adicionado em /routing ospf networks?

    Saudações,

    Trober

  4. #44

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Sim, me refiro a muitos mais que 20 segundos

    Eu já contei o tempo leva em torno de 2 minutos para levantar as rotas dinamicas...
    Dois minutos é um tempo notório. É o default do NBMA, caso esteja usado.

    Aqui não uso NMBA.

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Era pra ter ?
    Claro.

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Ele não apareceu dinamicamente por eu não ter declarado em networks...Se eu declarar que diferença faz na pratica?
    Claro que faz. Tem um tópico[1] gigante aqui no Under-Linux, em que tem explicações da importância da interface loopback.

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    A instancia está setada para distribuir rotas conectadas ai ele pega esse endereço e joga na rede toda...Mas se é uma pratica comum fazer, irei declarar...
    Não redistribua rotas conectadas. No mesmo tópico[1], tem a explicação.

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-da...51/#post618154

    Saudações,

    Trober

  5. #45

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Eu transformei uma interface dinâmica em fixa, depois disso ele não pegou as rotas dinâmicas do DR ... aguardei uns 5 minutos e nada pegou rotas dos vizinhos adjacentes e nada....

    Ai, habilitei e desabilitei na mão a network e ele pegou na hora as rotas dinamicas ....

    Que bug é esse??

    Tem bug sim!!!

  6. #46

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Eu transformei uma interface dinâmica em fixa, depois disso ele não pegou as rotas dinâmicas do DR ... aguardei uns 5 minutos e nada pegou rotas dos vizinhos adjacentes e nada....

    Ai, habilitei e desabilitei na mão a network e ele pegou na hora as rotas dinamicas ....

    Que bug é esse??

    Tem bug sim!!!
    Boa noite a todos.

    Allan, peço que não tome por ironia os comentários que farei, pois não são.

    Você está com problemas[1], e respeito esse momento de adversidades em sua rede.

    Entretanto, peço que atente para os seguintes fatos:

    1.1) O Under-Linux é um forum público, com atuais 26640 usuários, e que serve há anos de referência em vários países lusófonos[2].

    1.2) Logo, eu não mentiria sobre o funcionamento da rede de meus clientes.

    1.3) Aqui no Under-Linux, uso meu nome[3] verdadeiro, nome que me acompanha desde que nasci, o que reforça o item anterior.

    1.4) Muitos desses clientes estão aqui na lista, lendo esse tópico, e inclusive me autorizaram a divulgar imagens da suas redes, para ajuda você e o icxsoft, ambos com problemas em roteamento dinâmico.

    Com isso, todas as orientações que nesse tópico já provi, de fato funcionam, e foram inclusive endossadas por outros usuários.

    De qualquer forma, vamos fazer um apanhado geral do que você precisa:

    2.1) Atualizar todos os seus ativos que executam o sistema operacional MikroTik RouterOS, a elevar a versão para 5.20, que é a versão mais recente, hoje, dia 19/09/2012.

    2.2) Atualizar o firmware de todos os ativos MikroTik Routerboard de seu rede.

    2.3) Verificar se há badblock na unidade de armazenamento do ativo que está executando o sistema operacional MikroTik RouterOS. O Sérgio Souza já abordou[4] esse tema.

    2.4) Atualizar[5] todos os seus ativos Ubiquiti, elevando para a versão máxima aceitável (não beta) do Ubiquiti AirOS.

    2.5) Usar criptografia MD5 no OSPF. O Warner Maia já abordou publicamente esse tema, durante o MUM Brazil 2011[6].

    2.6) Fazer uso da interface loopback[7].

    2.7) Interface que não "conversa" OSPF, deve ser declarada explicitamente como passiva[8].

    2.8) Não redistribuir rotas conectadas[9]. Isso não é uma característica da MikroTik, pois a documentação da Cisco também não recomenda[10], conforme destacado abaixo:

    Redistributing directly connected networks into routing protocols is not a common practice and is not shown in any of the examples above for this reason.
    2.9) Não precisa usar NBMA para ter OSPF através de enlaces Ubuquiti. NBMA é um trabalho braçal desnecessário, que pode ser calculado assim: n*2, sendo para n o número de enlaces Ubiquiti que você tem.

    2.10) Anuncie suas redes manualmente[9] no OSPF (/routing ospf network).

    2.11) Não faça NAT[5] em interface que "conversa" OSPF. É possível fazer? Sim, é possível, mas por enquanto, até que esteja enraizado no seu entendimento o funcionamento do OSPF, faça de conta que não é possível ter um convívio harmonioso[5] de NAT e OSPF.

    A maioria das dicas acima estão descritas aqui no Under-Linux, em outros tópicos, com as devidas referências (no final dessa mensagem). Com poucas exceções, as referências são para outros sites, que não o próprio Under-Linux.

    E por último, e reforçando a frase que comecei essa mensagem, não estou ironizando, mas recomendo fortemente que você faça o treinamento MTCRE. Não desmerecendo os demais centros de treinamento, mas por experiência própria, recomendo a MDBrasil[11].

    Espero que com isso você resolva o seu problema.

    Desejo uma boa noite a todos. Eu sei que terei minha boa noite de sono, e meus clientes também.

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-quando-cai-nao-volta-rotas-159445/#post638926
    [2] http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Alexa-e-o-ranking-dos-principais-sites-Linux-da-comunidade-brasileira?pagina=3
    [3] https://under-linux.org/members/trober/
    [4] https://under-linux.org/f343/dica-bad-blocks-e-ospf-154009/
    [5] https://under-linux.org/f343/sequencia-pra-migrar-rede-bridge-pra-ospf-157849/#post624208
    [6] http://www.tiktube.com/index.php?video=nEfn3aJHaKGqEmmKnLnzEzCunlDolDoH=
    [7] https://under-linux.org/f212/acessando-rbs-na-mesma-rede-156552/#post615422
    [8] https://under-linux.org/f343/ospf-dando-erro-156851/#post617482
    [9] https://under-linux.org/f97/redistribuir-rotas-nulas-com-roteamento-dinamico-ospf-153931/
    [10] http://www.cisco.com/en/US/tech/tk365/technologies_tech_note09186a008009487e.shtml
    [11] http://www.mdbrasil.com.br

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 19-09-2012 às 13:08. Razão: Correções ortográficas, gramaticais e formato.

  7. #47

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Meu roteador que possui o BPG caiu....um problema no nobreak ....

    Depois que voltou ele distribuía a rota default .... nos outros roteadores mas não saia para a internet de jeito nenhum...

    Ai eu fui lá no OSPF do mikrotik, desabilitei e habilitei a distribuição de rotas default no Router BGP e voltou a funcionar a internet nos outros roteadores.

    Na minha opnião outro bug!!

  8. #48

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Boa noite a todos.

    Allan, peço que não tome por ironia os comentários que farei, pois não são.

    Você está com problemas[1], e respeito esse momento de adversidades em sua rede.

    Entretanto, peço que atente para os seguintes fatos:
    Jamais tomaria qualquer comentário aqui como critica ou deboche ... o ambiente aqui é de colaboração ...

  9. #49

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.1) Atualizar todos os seus ativos que executam o sistema operacional MikroTik RouterOS, a elevar a versão para 5.20, que é a versão mais recente, hoje, dia 19/09/2012.

    2.2) Atualizar o firmware de todos os ativos MikroTik Routerboard de seu rede.
    Estão todos nessa versão

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.3) Verificar se há badblock na unidade de armazenamento do ativo que está executando o sistema operacional MikroTik RouterOS. O Sérgio Souza já abordou[4] esse tema.
    Os meus roteadores que funcionam o OSPF são: RB493, RB1100, RB1200, RB800 não verifiquei se tem badblock, não acho que os bugs relacionados estão associados a isso mais ainda assim vou verificar isso.

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.4) Atualizar[5] todos os seus ativos Ubiquiti, elevando para a versão máxima aceitável (não beta) do Ubiquiti AirOS.
    Já estão nessa versão sim, pois minha rede pegou um vírus brabo de ubiquiti e tive de atualizar tudo, sou observador tomei esse cuidado.

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.5) Usar criptografia MD5 no OSPF. O Warner Maia já abordou publicamente esse tema, durante o MUM Brazil 2011[6].
    Não estou usando, isso fará diferença com relação as minhas observações?

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.6) Fazer uso da interface loopback[7].
    To usando em todas e coloquei como passiva como você orientou.

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.7) Interface que não "conversa" OSPF, deve ser declarada explicitamente como passiva[8].
    Não tenho nenhum caso

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.8) Não redistribuir rotas conectadas[9]. Isso não é uma característica da MikroTik, pois a documentação da Cisco também não recomenda[10], conforme destacado abaixo:
    Embora dê mais segurança acho muito trabalhoso e ainda não ví um motivo pratico para não usar...

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.9) Não precisa usar NBMA para ter OSPF através de enlaces Ubuquiti. NBMA é um trabalho braçal desnecessário, que pode ser calculado assim: n*2, sendo para n o número de enlaces Ubiquiti que você tem.
    Estou realmente de saco cheio do nbma, tenho um amigo que me orientou a usa-lo no sentido de poder escolher o DR porém pelo que estudei ele só faria diferença em uma rede com um /24 e muitos roteadores trocando msg OSPF ... Como comecei assim ... Vou descontinuar com calma.

    2.10) Anuncie suas redes manualmente[9] no OSPF (/routing ospf network).

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.11) Não faça NAT[5] em interface que "conversa" OSPF. É possível fazer? Sim, é possível, mas por enquanto, até que esteja enraizado no seu entendimento o funcionamento do OSPF, faça de conta que não é possível ter um convívio harmonioso[5] de NAT e OSPF.
    Não faço NAT em nenhum dos meus 13 roteadores com OSPF porém um roteador que será descontinuado tem NAT ... Será que ele atrapalha a rede toda?


    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    A maioria das dicas acima estão descritas aqui no Under-Linux, em outros tópicos, com as devidas referências (no final dessa mensagem). Com poucas exceções, as referências são para outros sites, que não o próprio Under-Linux.


    E por último, e reforçando a frase que comecei essa mensagem, não estou ironizando, mas recomendo fortemente que você faça o treinamento MTCRE. Não desmerecendo os demais centros de treinamento, mas por experiência própria, recomendo a MDBrasil[11].
    Seria ótimo se eu pude-se fazer sim, vou me organizar para no futuro fazer esse curso. Semana que vem estou em Recife fazendo um curso da ANID com o Rinaldo, sobre BGP.

    Como eu percebi que você é um bom colaborador aqui do fórum e tem me ajudado muito vou postar mais fotos e detalhes, para você me ajudar ainda mais....

  10. #50

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Pessoal sem mais discução é só atualizar e ser feliz. Tudo perfeito. MK em 5.20 e UBNT em 5.5.2, o OSPF levanta rapido.

  11. #51

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Pessoal sem mais discução é só atualizar e ser feliz. Tudo perfeito. MK em 5.20 e UBNT em 5.5.2, o OSPF levanta rapido.
    Fico feliz com a notícia do êxito em seu ambiente

    Saudações,

    Trober

  12. #52

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Galera, esse tópico foi um dos mais produtivos sobre o assunto no fórum....

    Ainda acho que o OSPF tem defeito no Mikrotik, e acho que como a rede de vocês está em produção vocês não tiveram tempo para verificar esses pequenos erros.

  13. #53

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Ainda acho que o OSPF tem defeito no Mikrotik
    Não tem defeito.

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    e acho que como a rede de vocês está em produção vocês não tiveram tempo para verificar esses pequenos erros.
    Sei que não foi sua intenção nos chamar de relapsos ao dizer que não somos capazes de gerenciar o tempo para verificar a situação de nossas redes.

    Acontece que quando os testes de laboratório (bancada) são exaustivamente aplicados, seguindo a forma correta de implementação, se reduz a chance de surpresas desagradáveis em produção.

    Tenho um balaio cheio de RBs aqui, só para fazer testes, antes de colocar em produção o cenário projetado para os clientes, conforme imagem abaixo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ospf-project-benchmark.jpg
Visualizações:	249
Tamanho: 	142,3 KB
ID:      	39081

    Meus erros detectei na bancada. Somente depois de aprovado, vai para produção, mas não antes de (re)testar, (re)verificar e documentar.

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 20-09-2012 às 12:35. Razão: Formatação do texto

  14. #54

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    ...reduz a chance de surpresas desagradáveis em produção.
    Quase 30 dias.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ospf-30-days.jpg
Visualizações:	388
Tamanho: 	126,0 KB
ID:      	39085

    Saudações,

    Trober

  15. #55

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Estou em um cliente com um defeito interessante....
    Simplesmente ele não navegava e eu não alcançava o seu IP Publico nesse caso o /30 177.23.136.221 e 177.23.136.222

    Ai eu habilitei e desabilitei as rotas estaticas do MK e simplesmente voltou....

    Outro bug

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket Vox.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	64,0 KB
ID:      	39092Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Router Vox.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	133,3 KB
ID:      	39093

  16. #56

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Pessoal para ficar perfeito podem remover as configurações de NBMA aqui agora o OSPF em 10s levanta as rotas. Sempre lembrando MK versao 5.20 com o firmware 2.41 e UBNT com a versao 5.5.2, nunca esqueça de reconhecer quem te ajuda, quero agradecer a todo o pessoal que ajudou a resolver este tópico (trober, BSD...).

  17. #57

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Pessoal para ficar perfeito podem remover as configurações de NBMA aqui agora o OSPF em 10s levanta as rotas.
    Que boa notícia!

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Sempre lembrando MK versao 5.20 com o firmware 2.41 e UBNT com a versao 5.5.2
    É a premissa da atualização, que no nosso caso, está alinhada com a configuração correta.

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    nunca esqueça de reconhecer quem te ajuda, quero agradecer a todo o pessoal que ajudou a resolver este tópico (trober, BSD...).
    É o que move o espírito colaborativo aqui no Under-Linux.

    Saudações,

    Trober

  18. #58
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Estou em um cliente com um defeito interessante....
    Simplesmente ele não navegava e eu não alcançava o seu IP Publico nesse caso o /30 177.23.136.221 e 177.23.136.222

    Ai eu habilitei e desabilitei as rotas estaticas do MK e simplesmente voltou....

    Outro bug
    Boa noite amigo! Como andam os testes com OSPF?

    Um dúvida que não tem nada de produtivo para esses tópico, mas pela sua tabela de rotas, vi que você usa rotas estáticas /32, é isso mesmo?

    Algum motivo especial para não mencionar a rede /30?

    Só curiosidade mesmo

    Abraço

  19. #59

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Esse montão de /32 é que o meu OSPF distribui automaticamente rotas estáticas sou muito criticado aqui no fórum por fazer isso, mas sei o que estou fazendo pois.... Se eu não habilita-se eu teria de declarar a network de cada cliente no OSPF como acho muito trabalhoso prefiro desse jeito. Alguns roteadores meus eu não acho interessante eu não habilito isso.

    Tenho total consciência que a tabela de rotas fica maior, mas conheço minha rede de perto e sei os limites dela.

    Quanto ao OSPF já dominei ele por completo inclusive com os seus bugs no MK:

    Algumas observações:

    Se vc fizer um comentário na network ele vai reiniciar a sessão....
    Se vc fizer um comentário na nbma tb reinicia a sessão.....

    A ordem que vc faz as coisas tb influencia.....

    Já tive caso no MK que tava tudo configurado, network, ip address e não funcionava ai removi o IP e criei de novo ele funcionou....a mesma configuração tudo igual....

    Já observei isso em outras coisas no MK, tipo no BGP, no eoIP-tunnel, no OSPF um montão ...

    Minha observação é a seguite: As vezes vc tá com tudo configurado, mas não funciona ai vc deleta configura de novo e funciona...igualzinho como tava...

    Digo tudo isso obsevei via Winbox (Não sei como seria via linha de comando)

  20. #60

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Outra observação: Imagina o seguinte cenário


    [RBA][ROCKET]----------------[ROCKET][RBC]


    Se vc criar um ip de loopback entre A e B e fizer um bandwidth test entre eles, qual será a taxa do bandwidth??

    Peço para a galera fazer esse teste e me responder.