Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF quando cai não volta as rotas

    Estou tendo este problema, se der qualquer problema de conexão no PTP, cai a vizinhança, LSA e Routes. Ao restabelecer a conexão do PTP, o OSPF restabelece a vizinhança e o LSA mas o Routes não. Para que volte a funcionar normalmente tenho que manualmente desativar e ativar a instancia ou as Networks. Alguém tem esse mesmo problema? ou a solução?

  2. #2
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Qual versão do Mikrotik?
    So consegui resolver isto foi usando a versão 4.17, na versão 5, sempre tive este problema ai

  3. #3

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    pode ser bug do bugOS !!

  4. #4
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    o defeito acontece muito com a mikrotik versao 5 e ubnt, ja com o mikrotik versao 4, isso não acontece, cai o ospf mais volta as rotas a funcionarem sozinha

  5. #5

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    se o ponto a ponto for ubiquiti .. recomendo vc mudar de broadcast para NBMA ... vai ter q cadastrar os vizinhos na mao.. mas resolve o problema..

    no modo broadcast o ospf utiliza multicast... e ubiquiti nao coordena isso direito (multicast)

  6. #6
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    sim, mais na versao 4 as rotas voltam, ai nao da tanto problema, cai uns 2 segundos e volta isso umas 3 vezes ao dia

  7. #7

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    ativa o nbma ... isso (as quedas) gera interrupções para seus assinantes...

  8. #8

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Já verificou o motivo das quedas?

  9. #9

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Mikrotik versao 5, NBMA ativo, pelo que estou entendendo é problema com o OS da versão 5 do MK. Voltar para a 4 não adianta ano que vem vai ter só IPV6 e dai como que fica. Vou tentar atualizar para a última versão e se não der certo só mandando email para a Mikrotik.

  10. #10

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Mikrotik versao 5, NBMA ativo, pelo que estou entendendo é problema com o OS da versão 5 do MK. Voltar para a 4 não adianta ano que vem vai ter só IPV6 e dai como que fica. Vou tentar atualizar para a última versão e se não der certo só mandando email para a Mikrotik.
    Qual 5 você está usando? Tentou atualizar o firmware também?

  11. #11

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Pessoal solucionado o problema até o momento 24h sem problemas com OSPF, estava usando OS 5.11 e Firmware 2.38, atualizado tudo para a 5.20 e firm 2.41 até o momento tudo 100 por 100. Volto a postar informações em alguns dias.

  12. #12

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Amigos, tenho a mesma dificuldade...O OSPF cai ai se reconfigurar na mão as rotas dinâmicas voltam....Estou na versão 5.19

    Alias, tenho tido varias dificuldades com o OSPF, principalmente na questão de escolher os caminhos...

    As rotas caem e não voltam só configurando na mão.

  13. #13

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Bom dia

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    pode ser bug do bugOS !!
    Acredito que não seja bug. O colega Alexandre provavelmente tem na planta dele muito mais RouterOS rodando do que todos os demais colegas deste post juntos, com funcionalidades paralelas integradas ao OSPF (MPLS, por exemplo) o que justificaria esse posicionamento. Entretanto, atendo cenários de clientes (provedores) com redundâncias de rotas (circularidade), o que me faz não acreditar em bug, na versão vigente, nesse contexto.

    Como sugeriu o Alexandre, o RouterOS tem sérios (e evidentes) defeitos (quem trabalha com BGP sabe bem disso), mas no OSPF, as funcionalidades básicas (como manter a vinculação com o vizinho) estão consolidadas.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ativa o nbma ... isso (as quedas) gera interrupções para seus assinantes...
    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    se o ponto a ponto for ubiquiti .. recomendo vc mudar de broadcast para NBMA ... vai ter q cadastrar os vizinhos na mao.. mas resolve o problema..

    no modo broadcast o ospf utiliza multicast... e ubiquiti nao coordena isso direito (multicast)
    NBMA é um trabalho homérico (para não dizer hercúlio). O AirOS, na versão 5.5.2, coordena suavemente o broadcast.

    Citação Postado originalmente por sgtelecom Ver Post
    sim, mais na versao 4 as rotas voltam, ai nao da tanto problema, cai uns 2 segundos e volta isso umas 3 vezes ao dia
    Estamos em setembro de 2012. A versão vigente do MikroTik RouterOS é 5.20.

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Pessoal solucionado o problema até o momento 24h sem problemas com OSPF, estava usando OS 5.11 e Firmware 2.38, atualizado tudo para a 5.20 e firm 2.41 até o momento tudo 100 por 100. Volto a postar informações em alguns dias.
    É isso aí. Stable version (mesmo que desde a versão 5.16 não tenha apresentado problemas no OSPF).

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Amigos, tenho a mesma dificuldade...O OSPF cai ai se reconfigurar na mão as rotas dinâmicas voltam....Estou na versão 5.19

    Alias, tenho tido varias dificuldades com o OSPF, principalmente na questão de escolher os caminhos...

    As rotas caem e não voltam só configurando na mão.
    Allac, pelo seu vídeo, ví que você não usa endereços de loopback. Veja na referência abaixo, a vantagem de usar endereço de loopback.

    Loopback IP address is virtual, software address that is used for router identification in network. The benefits are that loopback address is always up (active) and can’t be down as physical interface. OSPF protocol used it for communication among routers that identified by router-id.
    Resumindo: Software e firmware atualizados, mas com o devido cuidado para não ser early adopter

    Espero ter ajudado.

    Saudações,

    Trober

  14. #14
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    aqui foi so voltar para a 4.17, que mesmo caindo as rotas voltam ao normal, com a versao 5.xx, isso não acontece

  15. #15

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Trober,

    acho que o Allac agora veio compreender um pouco da importancia dos endereços de loopback,que não são atribuidos a interfaces fisicas, portanto são sempre ativos

  16. #16
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Trober,

    acho que o Allac agora veio compreender um pouco da importancia dos endereços de loopback,que não são atribuidos a interfaces fisicas, portanto são sempre ativos
    Aqui eu uso loopback em todas as rb que rodam OSPF

  17. #17

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Galera, aqueles videos abordam conceitos simples do OSPF, portanto quanto menos coisa se ensina....Melhor para quem está començando a aprender um determinado tema.

  18. #18

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Minhas observações finais e pesquisas se confirmaram...O OSPF e o Air OS tem sim algum problema....Meus enlaces são com Rockets todos impreteriveis na versão 5.3.5 e do nada cai as rotas dinamicas e só volta se eu deletar e criar novamente na mão a network...(Meu procedimento para voltar, pode ter outros...)

    Pesquisei no forum do UBNT e tem um post parecido com o nosso http://forum.ubnt.com/showthread.php...t=ospf+problem

    Além disso um determinado enlace meu já atualizei a versão do 5.3.5 para 5.5.2 pois no "change log" fala alguma coisa de multicast ou unicast, depois que atualizei essa versão ainda não caiu as rotas ....mas não sei pois tem poucas horas que fiz...vou postar os resultados

    OBS: O OSPF que uso está todo com NBMA configurado, portanto usar essa configuração em nada tem a haver com o problema.

    Usar um endereço IP /32 na interface bridge chamada Loopback é vantajoso no sentido de acessar o Router com um IP unico, e o mesmo não cair (É uma pratica comum), mas em nada tem haver com nosso problema enfrentado aqui....Pois com isso ou não as rotas dinamicas caem....E ai ? Galera?

    Vamos postar mais coisas.....Preciso de ajuda de vocês...

  19. #19

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Amigo, só para ajudar ....O problema das rotas cairem, eu não uso em nenhum caso NAT ou regras de mascarade


    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Pessoal ainda não entendi direito mas agora tudo funcionado, mudei as regras de mascaramento foi o que fiz nem estava tentando resolver este problema, estava implantando a integração do sistema com o mikrotik.

  20. #20

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Galera, porque a tabela de rotas dinamicas demora tanto para levantar no OSPF? Qual jeito de ir mais rapido?