+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Santo PPPOE

    Aqui na minha cidade sou o único que trabalha com PPPOE... meus concorrentes afirmam que é este o motivo da minha rede ser "redonda"... ví em alguns tópicos que uma rede em PPPOE diminui até ping, melhora CCQ... será que procede? meus concorrentes trabalham com hotspot e, são uns lixos... um concorrente está migrando a rede dele pra PPPOE, vai melhorar o ping dele que chega a 3000 ms? acho que uma autenticação em PPPOE não faz milagres mas, como teve gente falando que melhorou... pergunto, PPPOE vai ser beatificado um dia?

    minha rede tem várias repetidoras, bem dimensionadas... latência de 2 a 5 ms em 2,4ghz, CCQ entre 90% e 100% e, sinal entre -55 e -70... no pico, acho que é este o motivo, não a autenticação. Tenho uma parte cabeada e, com a mesma latência a 4km do meu
    concentrador.

  2. #2

    Padrão Re: Santo PPPOE

    também acho que pppoe não faz isso, o que faz isso é vc ter qualidade de sinal nos clientes, visada e equipamentos.
    se pppoe melhora-se a rede em si como o post, pq todos os provedores não usam ?

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Santo PPPOE

    pppoe ou hotspot mesma coisa sabendo trabalhar os dois nem almentão e nem diminuem latencia .
    latencia em rede não tem nada a ver com autenticação.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Santo PPPOE

    redes com ping muito alto é rede remendada, se usar equipamento com qualidade cabos de primeira (que é bem mais caro) vai ficar bom tanto em PPPoE com em HostsPot, e se a rede estiver igual a um hub ei fica pior .

  5. #5

    Padrão

    Caso se decida mudar o tipo de autenticação da rede para PPPoE, e esta rede esta mal planejada e sofrendo com o problema de latência alta, é um verdadeiro tiro no pé, pois os problemas vão aumentar. Nem todos utilizam o PPPoE justamente por isso, para se ter sucesso na implementação deste protocolo está diretamente ligado ao fato de se ter uma rede bem resondinha.

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Santo PPPOE

    eu corrigi uma rede que estava muito ruim mesmo, quem tinha configurado não fazia inventario dos IP´s usados na rede ai tinha ptp com o mesmo IP dos POP´s, feito a correção ficou otimo, agora esta pingando com <2ms entre as torres com o servidor liink principal.

  7. #7

    Padrão Re: Santo PPPOE

    Realmente não tem nada haver com o método de autenticação, como já foi dito, se a rede não está 100% é um tiro no pé, a autenticação PPPoE é bem sensível a qualidade da rede, e a maioria que não usa é por que a rede não suporta, se seus concorrentes tem uma rede ruim, com PPPoE eles estarão decretando falência se não consertar os reais problemas na rede, agora se a rede é bem dimensionada com certeza trará todos os benefícios do PPPoE, como aumentar consideravelmente a segurança e eliminar o broadcast na rede.

  8. #8

    Padrão Re: Santo PPPOE

    O pppoe nao é o fator decisivo para um bom desempenho, mas ajuda pois o que faz diferença entre hotspot e pppoe muitas vezes é o tamanho do MTU pois hotspot usa MTU de 1500 e pppoe usa MTU padrao de 1480 e MRU 1480 entao isso faz com que o pacote seja menor e por sua vez tenha menas perca entao ao efetuar o ping nao tanta perca.
    obs. tome muito cuidado ao manipular o MTU pois se o MTU do servidor for maior que no cliente tera problemas.
    é possivel efetuar um calculo do melhor MTU para sua rede e assim saber qual usar em cada caso.

  9. #9

    Padrão Re: Santo PPPOE

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Realmente não tem nada haver com o método de autenticação, como já foi dito, se a rede não está 100% é um tiro no pé, a autenticação PPPoE é bem sensível a qualidade da rede, e a maioria que não usa é por que a rede não suporta, se seus concorrentes tem uma rede ruim, com PPPoE eles estarão decretando falência se não consertar os reais problemas na rede, agora se a rede é bem dimensionada com certeza trará todos os benefícios do PPPoE, como aumentar consideravelmente a segurança e eliminar o broadcast na rede.
    Justamente o que eu pensei ao ler o post. O pppoe ajuda mas não faz milagres. Com o pppoe você em um túnel direto do cliente no seu servidor, mas se o sinal do cliente estiver ruim ou o cabo for de baixa qualidade o problema vai estar no meio de transporte dos dados e não na rede em si. É como um vendedor numa bicicleta e um em uma van, lógico que o equipamento de som vai ajudar nas vendas, mas a bicicleta não carrega tantos produtos como a van.

  10. #10

    Padrão Re: Santo PPPOE

    Aproveitando, quantos clientes posso colocar em uma RB411U com controle de Mac para associar na wirelles + pppoe + protocolo de roteamento?

  11. #11

    Padrão Re: Santo PPPOE

    O que tenho notado e anotado esses anos é que o PPPoE é um ótimo protocolo para se trabalhar pois ele dá um grande controle de rede, você pode desconectar usuário sem entrar no Winbox, fazer a contabilidade do tráfego de usuários para colocar planos com franquia e outras coisas.

    o HotSpot também faz tudo isso e vai muito bem também. Porém me inclino sempre um pouco mais para o PPPoE uma vez que se evitam broadcasts desnecessários.

    Amarrar por IPxMAC, ao meu ver, é o menos vantajoso, pois, além de ser um controle fraco, pois qualquer um clona MAC facilmente, ele não tem a possibilidade de manter tantos controles como PPPoE/HotSpot. Por isso sempre recomendo tirar o IP/MAC.

    Agora, o que serve para melhorar a rede de qualquer um é:

    - tirar as bridges e deixar tudo roteado!

    - dimensionar adequadamente os rádios.

    Quando ao primeiro tópico, acho que dispensamos explicações de tão óbvio!

    Quanto ao segundo eu somente gostaria de alertar que tanto SUPERdimensionar como SUBdimensionar é um problema.

    Subdimensionar é fácil de descobrir: muitos clientes por rádio ou então um PtP que passa menos do que você precisa.

    SUPERdimensionar: é quando o provedor "manda bala na potência", na largura de canal e na velocidade de conexão entre os rádios.

    Potência não é sinônimo de qualidade. Aliás funciona inversamente.

    Largura de canal: Na UBNT, por exemplo, tem opção de 40, 20 e 10 Mhz. Para vender links aos usuários finais de até 3 megas (até 4 dá tb) use somente 10 Mhz. O sinal vai mais longe em 10 Mhz inclusive! E ainda você ocupa menos o espectro, podendo instalar mais rádios!

    Velocidade: aí que vejo muita gente dançando legal. Se você tem uma NANO M5 que conecta clientes a, no máximo, 3 megas, por que colocar ela para passar 300 megas?? Vai fazer a Nano demorar demais para conectar no cliente e depois que ela conecta vai passar 3 megas somente!

    Espero ter ajudado!
    Abraços
    Fabricio

  12. #12

    Padrão Re: Santo PPPOE

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post

    Agora, o que serve para melhorar a rede de qualquer um é:

    - tirar as bridges e deixar tudo roteado!
    Estou migrando de bridge para roteada, mas estou na dúvida se o equipamento aguenta sem aumentar muito o processamento e sem ter que dividir muito meu bloco de ips. Ainda não achei uma solução

  13. #13

    Padrão Re: Santo PPPOE

    Olha, nunca medi o processamento, mas tenho um palpite de que roteado ocupa menos processamento, pois ele não passa um monte de dados que as bridges deixam passar e, por isso, tem que administrar, consumindo mais processamento. Mas isso é um palpite, alguém poderá dar maiores informações!

    Quanto a dividir o bloco de IPs é complicado mesmo, mas não tem outro jeito...

    Já vi gente roteando através de IPs privados e colocando IPs públicos nas pontas sem ter problemas. Porém não é um procedimento recomendado...

    Abraços!
    Fabricio

  14. #14

    Padrão Re: Santo PPPOE

    Pessoal, fiz uma reunião com minha equipe para mostrar que PPPOE não fazia milagres... agradeço a todos... sabia que migrar pura e simplesmente para PPPOE a qualidade do sinal não mudaria em nada nos meus concorrentes... aqui uso PPPOE desde meu primeiro dia de funcionanmento...

    Valeu mesmo pela força...

  15. #15

    Padrão Re: Santo PPPOE

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Olha, nunca medi o processamento, mas tenho um palpite de que roteado ocupa menos processamento, pois ele não passa um monte de dados que as bridges deixam passar e, por isso, tem que administrar, consumindo mais processamento. Mas isso é um palpite, alguém poderá dar maiores informações!

    Quanto a dividir o bloco de IPs é complicado mesmo, mas não tem outro jeito...

    Já vi gente roteando através de IPs privados e colocando IPs públicos nas pontas sem ter problemas. Porém não é um procedimento recomendado...

    Abraços!
    Fabricio
    Em outros tópicos vi falarem de Eoip, não sei se ajudaria muito pois na porta pppoe eu teria que fazer uma bridge entre todos os Eoip ou subdividir o bloco da mesma forma.