+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omni 2.4 + omni 5.8 na mesma torre

    Olá galera. Gostaria de saber se é possível utilizar rocket m5 + omni ubnt 10dbi 5ghz em uma torre que já funcione uma antena de 12dbi omni 2.4ghz + bullet 2hp, e qual seria a distância a manter entre as duas antenas.

    No meu ver seria uma boa forma de melhorar a estrutura de um provedor pequeno sem ter que trocar todos os equipamentos dos clientes, ou seja, trabalhando em 2.4 normal, e em 5.8 com airmax. Dessa forma só precisaria trocar de equipamente, onde não ficasse legal com 2.4, ou o cliente fosse mais exigente, velocidades + altas, etc. O que acham?

  2. #2

    Padrão Re: Omni 2.4 + omni 5.8 na mesma torre

    Pode usar sim, deixando um espaço de 1.5m pra mais de distancia entre antenas, porém acho mais interessante utilizar os painéis setoriais da ubnt próprios para o rocket, com um jogo de 4 unidades resolveria seu problema e poderia ter mais tranquilidade por mais tempo no que diz respeito a quantidade de clientes, tenha em mente que colocando uma omni, em breve quando sua rede estiver grande terá de visitar os clientes ou ate mesmo fazer acesso remoto um a um para associa-lo aos novos pontos de acesso do tipo painel setorial. Acho que compensa investir direto no painel do que na omni, inclusive acho que não tem omni da ubnt homologada causando problemas com a Anatel.

  3. #3

    Padrão Re:

    Everton, porque deixar 1,5 m entre as antenas se uma é 2.4 e a outra é 5.8?

  4. #4

    Padrão Re: Omni 2.4 + omni 5.8 na mesma torre

    Amigo, eu mesmo abri um topico aqui sobre a utilização desta omini, e usar rocket m5 + omni ubnt 10dbi 5gh requer um certo grau de maturidade, e conhecimentos tecnicos, pois dependendo da altura, distancia, relevo é muito dificil conseguir um sinal de qualidade, ou quando consegui um sinal, muitas vezes o throughput não é o esperado, fica ocilando, va de paineis 90º ou 120º da ubiquiti, fica muito melhor. Mas se a unica solução esta mesmo, tome bastante cuidado, no lugar desta de 10, coloca uma 13,

  5. #5

    Padrão Re: Omni 2.4 + omni 5.8 na mesma torre

    Então, tenho uma estrutura parecida com essa , um bullet m2 + omin oiw 12,5db
    e bullet m5 + omin oiw 12db numa distancia de 0,50cm em cima da torre. Atendo cerca de 2,50km com ambas as antenas com sinal de -75db à -46db na 5.8, taxas entre 95 à 100% com 25 cliente conectados simultaneos, tbm pensei, mas arrisquei e nao me arependo, uma ótima aquizição que fiz, e se posteriormente for colocar paineis, os colocos um pouco abaixo e vou transferindo os clientes das omin's para os paineis depois desativo elas, esse é meu plano.