Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Boa tarde galera!

    Adquiri um provedor a cabo que fica perto do meu e penso em ligar as duas redes via rádio.

    Tenho uma noção muito básica de enlace e nunca fiz um.

    Gostaria de saber quanto eu gastaria com rádios e antenas e quais seriam os equipamentos mais indicados que me proporcionariam total confiança e estabilidade. Penso na frequencia 5.8Ghz.

    Alguém com experiência na área pode me ajudar por favor?

    Desde já, fico muito agradecido!

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    3km faz com fibra

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Estou começando agora, bem sem capital rs...
    quanto eu gastaria para fazer com fibra?

  4. #4

    Padrão Re:

    Pensamento lógico:

    Se o provedor é de cabo, possui licença pra uso dos postes. Logo, pode passar uma fibra.

    Entre gastar 30 mil (ou mais) com um rádio digital pra passar 300 mega, gasta lá uns 10 mil e cabeia com fibra óptica. Ainda mais que é só 3km.

    Mas tira da cabeça qualquer possibilidade de construir uma rede que demande tantos recursos como essa com um par de Rocket M5 e afins. Isso é estrutura pra alguns milhares de reais.

  5. #5

    Padrão Re:

    Só tem uma coisa que tá me deixando intrigado: tu disse que recém adquiriu esse provedor cabeado, logo, comprou a estrutura. Mas tu diz depois que tá sem dinheiro porque recém tá começando.

    Tudo bem... Mas então qual a necessidade de montar uma infra pra passar 300 mega? 100 mega que seja. Se 50 mega dedicado já é uma cacetada na cabeça de tão caro, imagina 100.

    Eu parto do seguinte princípio: uma empresa que tem um consumo de link de 50 mega, por exemplo, tem uma BAITA cartela de clientes consumindo esse link. Logo, tem um fluxo de caixa bacana pra manter e aplicar.

    Então amigo, como é que tu tá quebrado se tu comprou o provedor de cabo? Ou não tem renda nenhuma essa empresa que tu adquiriu?

    Estranho... Muito estranho.

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Estou começando agora, bem sem capital rs...
    quanto eu gastaria para fazer com fibra?
    vamos colocar valores aproximados

    12 reais por metros incluido ferragens para suspensao
    projetos junto a empresa de eletrificacao
    empresa para execultar o servico
    100 postes em torno de 4,50 o poste ( cada cidade e copania adota uma tabela a media e esta )



    seria mais ou menos isto preciso para fixar e suspender a fibra

    radio para passar 200 megas em 5.8 nao consegueria teria q usar radio licenciado
    ate uns 100 megas da para fazer usando bound.


    aora e avaliar quais opcoes cabe no seu senario e partir para um orcamento.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Ola pessoal,

    Não sou um profundo conhecedor de tecnologias Wireless. Porem, estou lendo este post que me gerou uma duvida.

    Esses UBNT Rocket não transmitem 150mb/300mb real troubleshoot?

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Citação Postado originalmente por rogeriokde Ver Post
    Ola pessoal,

    Não sou um profundo conhecedor de tecnologias Wireless. Porem, estou lendo este post que me gerou uma duvida.

    Esses UBNT Rocket não transmitem 150mb/300mb real troubleshoot?
    Isto e Valor agregado o rocket usa uma placa de rede 10/100 ainda o modelo novo titanio ja tem uma interface 10/100/1000, mas N fatores influenciao para vc trabalhar e passar um banda de aproximadamento 100M tera q trabalhar em um canal de 40Mhz e isto depende de sua regiao com interferencia, clima , etc etc..


    duvida post ai

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Se nosso amigo colocar um par de Rocket M5 Titanium, pela distancia ser pouca (3km), como eu falei, não sou conhecedor, mas acredito ser possivel conseguir mais de 100mb.

    O que voces acham?

  10. #10

    Padrão Re:

    Esta outra rede possui apenas 40 clientes com planos de 600k, 1mb e 2mb. A minha atual possui 60 clientes e os mesmos planos.
    Voces falam de 100mb de throughput? Eu falava de 100mb nominal pensando em um crescimento futuro.
    Mas acredito q pode ser sim 20, 30mb... Nunca fiz enlace por isso nao tenho nocao. Seria dificil conseguir algo assim com a ubiquiti em 5.8ghz ou Miktotik?

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Se a visada for perfeita um par de nanobrige25 deve resolver por ora.

  12. #12
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Se a visada for perfeita um par de nanobrige25 deve resolver por ora.
    bem isto, eu tenho um elase desta distancia com rocket passando uns 60megas agregados, pretendo mexer neste elase por acredito passar mais um pouco rsrsr

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Velho aos demais criticos sobre suas politicas de sua empresa não de bola, faz algo que ninguem mencionou o qual tbem me enquadro, duplique ou triplique a rede a uma distancia de 3 km vai de 3 pares de nanobridge e rb nas pontas para separar e juntar os links novamente fazendo um balance. Fica a dica para all. Com menos de 2k vc faz a façanha e passa uma baga de banda. Agora se o foco do post é politica da vida alheia vamo discutir tem bastante gente interessada. HEHE.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    q migué...

  15. #15

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Só tem uma coisa que tá me deixando intrigado: tu disse que recém adquiriu esse provedor cabeado, logo, comprou a estrutura. Mas tu diz depois que tá sem dinheiro porque recém tá começando.

    Tudo bem... Mas então qual a necessidade de montar uma infra pra passar 300 mega? 100 mega que seja. Se 50 mega dedicado já é uma cacetada na cabeça de tão caro, imagina 100.

    Eu parto do seguinte princípio: uma empresa que tem um consumo de link de 50 mega, por exemplo, tem uma BAITA cartela de clientes consumindo esse link. Logo, tem um fluxo de caixa bacana pra manter e aplicar.

    Então amigo, como é que tu tá quebrado se tu comprou o provedor de cabo? Ou não tem renda nenhuma essa empresa que tu adquiriu?

    Estranho... Muito estranho.

    foi exatamente o mesmo que pensei.......

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    viniciuschagas, a titulo de curiosidade esse provedor que voce comprou cabeado fica na cidade em si, ou em algum condomino fechado? porque to querendo cabear um condominio de minha cidade.


    Em relação ao seu problema sou totalmente a favor de voce colocar um par de Nanobridge M5. pela quantidade de clientes vai resolver parcialmante para voce sentir como vai fluir as coisas ja esta de de bom tamanho!

    Boa Sorte.

  17. #17
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Nao estou entende do mais nada... Amigo você tem um mapa da sua rede? Um projeto? Porque para você querer passar tanta banda assim vai ter que ter uns 2.000 clientes pelo menos, se chegar a este patamar mão vai se preocupar em gastar uns 20k em rádios digitais, pois um provedor de 2.000 clientes da um lucro estimado em 20 a 25.000 líquidos... Então se ainda nao chegou a este nível nao precisara de tanta banda cara... Foque no principal, ter qualidade e atendimento, invista em uma rede estável e sempre que precisar você melhora o enlace trocando equipamentos e passando o antigo para frente de sua rede... E assim que toda grande empresa trabalha, nao pense em começar grande demais... Pois se sonhar alto demais pode cair e se ferir. Então preze por qualidade e boa assistência a seus clientes, indico para os enlaces mikrotik usando mimo, ubiquit na minha rede só em clientes... Gerenciamento e processamento das ens. Fazem toda a diferença... Enlaces com rocket, nano ou airgrid e coisa de amador... Em breve usarei rádios digitais em minha rota principal este e o futuro... Passo os mikrotik para frente da rede como falei, e assim vamos seguindo.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Entendi. Acgradeço a ajuda de todos!
    Farei como o amigo falou. Usarei o radio medio e depois conforme for crescendo a ree a gente coloca esses radios pra frente...
    Acredito q 30mb esta de ótimo tamanho.
    Ouvi falar bem dos Ubiquiti...
    Quanto gastaria +ou- com antenas e radios pra montar este enlace inicial?

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Use os novos rádios da intelbras, são show.
    Estou subistituindo meus rockets pelo APC-5M.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de no máx 3KM com visada para passar entre 100MB e 300MB

    Radio Intelbras melhor que Ubiquiti?
    Ouvi dizer q a intelbras fez parceria com a cisco, mas será que esta tao bom a este ponto?