+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    Bom Dia, Tudo Bem

    Preciso passar Internet P/ um amigo que mora em torno de 700 metros da minha casa, pois minha duvida é essa...

    Suponhamos que eu use isso conectado a um modem de ADSL que uso em casa.
    Um AP em modo AP, que fica conectado a um Painel apontado p/ casa do meu amigo, e na casa dele eu use uma antena conectada a um AP em modo cliente.

    OU

    Use um AP em modo WDS, que fique conectado a uma antena (não sei se painel fica bom -_-*) , e na casa do meu amigo use uma antena apontada p/ minha casa conectada a um AP em Modo WDS Cliente.

    Qual é a melhor opção?, sendo que eu quero que apenas ele e sua familia use a internet (não estou comercializado só quero compartilhar)

    Duvida existe um modelo especifico p/ usar em WDS? os APs tem que ser do Mesmo modelo? agradeço desde ja se alguem puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    Amigo usa sem wds mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    ok, mas pra que da função wds? ela é indicada em qual situação?

  4. #4

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    Para repetidoras
    o radio cliente que recebe sinal em uma repetidora
    o wds repassa a tabela mac
    é uma bridge transparente

  5. #5

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    OK, agora faz sentido

    Muito obrigado pela atenção tenham um bom dia

  6. #6

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    Bom dia, pessoal.

    Em modo AP, a rede do seu amigo será independente da rede da sua casa (cada uma numa faixa diferente de rede, e uma sem ter acesso à outra).

    Em modo WDS, como o colega acima explicou, vai ser tudo uma rede só, como se na verdade fosse colocado um grande cabo de rede de 700 metros entre a sua casa e a casa do seu amigo.

    Na questão de onde se aplica o modo WDS ou modo AP, vai depender justamente do projeto de rede e do que se espera como resultado.
    Exemplo: se você e seu amigo desejam usar essa rede para comprtilhar arquivos ou para jogar em modo LAN, o ideal seria usar modo WDS. Mas se você deseja separar completamente as duas redes, inclusive para não ter riscos de infecção pelos computadores da rede do seu amigo, então o que você quer é o modo AP.

    A grande vantagem do modo WDS é que ele permite criar pontos de repetição completamente transparentes para a rede. Outra vantagem é que o modo WDS é sempre um link ponto a ponto, sendo necessário cadastrar os MACs dos rádios um no outro, o que ao meu ver ganha um pouco em discrição ao modo AP.

    A desvantagem do modo WDS é que ele diminui pela metade a capacidade máxima da sua estrutura. Exemplo: dois rádios de 54mbps em modo WDS só poderão trafegar a 27mbps, porque o modo WDS pode ser usado com vários rádios ao mesmo tempo (desde que previamente cadastrados), e essa é uma forma de prevenção do próprio modo WDS para não se sobrecarregar (Ex.: você pode ter um WDS na sua casa e vários outros rádios conectados em WDS com ele e/ou uns com os outros).

    A vantagem do modo AP é quando você tem que fornecer um ponto de conexão aberto no sentido de quantidade desconhecida de clientes. Exemplo: uma escola quer fornecer internet grátis para a comunidade que mora ao redor da escola, então nesse caso tem que ser modo AP porque qualquer um que estivesse no raio de alcance da antena poderia acessar. Mas o modo AP também pode ser usado para links ponto a ponto, desde que configurado corretamente para garantir a segurança do enlace.

    Como você pode ver por esse resumo (porque tem muito mais do que isso para ser dito sobre o assunto) tudo depende do que se quer fazer. Não existe fórmula pronta nem receita de bolo. Tem que conhecer os modos a fundo e usar o que for mais conveniente caso a caso.

    Sugestão: no seu caso me parece que o modo AP vai servir melhor, porque pelo que entendi você quer só mandar internet para o seu amigo. Então, se for isso mesmo, configure uma senha forte, esconda o SSID e use amarração de MACxIP para melhorar a segurança do seu enlace. Sugiro também configurar um limite de banda para o enlace a fim de que seu amigo não sugue sua internet toda e a amizade de vocês fique prejudicada por causa disso.

    Um abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    Bruno
    Você sabe das Coisas, com sua explicação ficou mais claro, agora limite de banda é bom mas o pessoal de láh é tranquilo, colocarei quando perceber que conheceram o mundo XXX ou aqueles torrents de site fechado que usa toda a banda...

    mas no mais tá tudo certo, obrigado atenção obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    Parabéns ao colega brunovescovi pela explanação, somente gostaria de colaborar com mais alguns detalhes.

    O roteador em modo AP, puramente, sem nenhum bloqueio de firewall não necessariamente ira garantir que um usuário não converse com o outro, conectados em interfaces diferentes, na realidade, muito pelo contrário, a presença do roteador entre as duas redes vai garantir a comunicação entre elas, pois devemos nos lembrar que o roteador vai apenas prevenir a propagação de broadcast de rede (camada 2). Vamos exemplificar melhor o que acontece abaixo:

    Rede1 (192.168.1.0/24) --> (ether1) --> Roteador <-- (wlan1) <-- Rede2 (192.168.2.0/24)

    Neste exemplo, caso algum host da Rede1 tente pingar um host da Rede2, e claro, como falei anteriormente, não exista nenhuma regra de bloqueio no firewall, ele vai pingar normalmente, e você não precisará definir nenhuma rota para isso, pois as duas redes são "rotas conectadas" ao mesmo roteador, e ele mesmo conhece as duas redes.
    Sendo assim, qualquer comunicação de acima da camada 2 será possível, excluindo-se o broadcast de rede, pois roteadores não propagam broadcast de rede.
    Para garantir que um usuário de uma determinada rede não se comunique com a outra rede, conectadas no mesmo roteador, você deverá criar regras no seu firewall bloqueando esse tráfego explicitamente.
    No RouterOS, por exemplo, se 2 ou mais clientes estiverem conectados em uma mesma interface wireless, é possível bloquear a comunicação entre eles desativando a opção "default forward", mas mesmo assim não impediria um clientes desses de se comunicar com outro cliente conectado em qualquer outra interface diferente da que ele se encontra conectado, esse opção impede a comunicação entre clientes conectados apenas na mesma interface que foi desativado o "default forward".
    Uma outra maneira, seria criar uma bridge entre as duas interfaces e bloquear o tráfego de uma determinada interface para outra através dos filtros da bridge.
    Um grande abraço,

  9. #9

    Padrão Re: Conectar em Modo AP ou Usar WDS?

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    Bom Dia, Tudo Bem

    Preciso passar Internet P/ um amigo que mora em torno de 700 metros da minha casa, pois minha duvida é essa...

    Suponhamos que eu use isso conectado a um modem de ADSL que uso em casa.
    Um AP em modo AP, que fica conectado a um Painel apontado p/ casa do meu amigo, e na casa dele eu use uma antena conectada a um AP em modo cliente.

    OU

    Use um AP em modo WDS, que fique conectado a uma antena (não sei se painel fica bom -_-*) , e na casa do meu amigo use uma antena apontada p/ minha casa conectada a um AP em Modo WDS Cliente.

    Qual é a melhor opção?, sendo que eu quero que apenas ele e sua familia use a internet (não estou comercializado só quero compartilhar)

    Duvida existe um modelo especifico p/ usar em WDS? os APs tem que ser do Mesmo modelo? agradeço desde ja se alguem puder me ajudar.

    use WDS e se te ajudei estrelinha ae amigo