+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes e sinal wireless

    Bom dia, estou enfrentando alguns problemas e gostaria de compartilhar o que está ocorrendo, pois talvez alguem já tenha sofrido com o mesmo, meus clientes estao com sinal relativamente "bom" CCQ 90~100% mas o troughput está baixo como na imagem em anexo, alguem sabe me dizer como proceder?ja refiz o conector da antena desse cartao, se eu troco de canal da Extensive Data Loss em alguns canais, talvez seja interferencia.Desde já agradeço a atenção dos amigos do Under-Linux.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal e tp.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	35,6 KB
ID:      	38574

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Amigo, tem N fatores que pode dar isso
    um exemplo

    se um cliente seu perto estiver otimo com data rates ai em 48, navegando a mil
    mas outro cliente mais distante, bem mais distante precisar de pacotes, o mikrotik irá abaixar o data rates pra poder atender o cliente longe, deixando sim o cliente mais proximo ruim, ainda mais se as antenas forem padronizada

    de uma olhada no video do nosso amigo
    quem esteve no mum bahia sabe do que falo



  3. #3

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Pelo que notei, acredito que sua rede seja 2.4 na wlan1
    veja se está em B caso esteje em G passe para only B

    Pode ser o Cartão da RB.

  4. #4

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Como está a estrutura na torre? Auto interferencia é mais séria do que interferencia externa.
    Como está o SNR?

  5. #5

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como está a estrutura na torre? Auto interferencia é mais séria do que interferencia externa.
    Como está o SNR?
    Signal to Noise ta na media de 30~40 na Wlan1 onde tenho sofrido mais com problemas de throughput, os clientes estao com CCQ 90~100% sinal entre 50~68 mas o throughput em 500kbs 900kbs, um teste de ping com o cliente navegando direto pro ip dele do servidor me retorna algo em torno de 8ms na media, oque pode estar ocasionando o baixo tp?

  6. #6

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    quand você diz de 500 a 900kbps voce se refere ao que o cliente consegue navegar?

    Tem que ver com quando ele consegue estabelecer a conexão.
    Qual é o data rates que aparece para o cliente? Lembrando que o menor é 1mbps.
    Lá no registration da RB como fica o Rx e o tX?

  7. #7

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    quand você diz de 500 a 900kbps voce se refere ao que o cliente consegue navegar?

    Tem que ver com quando ele consegue estabelecer a conexão.
    Qual é o data rates que aparece para o cliente? Lembrando que o menor é 1mbps.
    Lá no registration da RB como fica o Rx e o tX?
    Dá uma olhada, tbm tenho achado estranho, alguns estão com 11M/11M.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	38,5 KB
ID:      	38592

  8. #8

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    estão em 11 porque você selecionou o modo B.

    Por este print não há problemas. Qual o plano de velocidade que você está dando para os usuários? No modo B não passa mais de 3,5 a 4 mega.

  9. #9

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    estão em 11 porque você selecionou o modo B.

    Por este print não há problemas. Qual o plano de velocidade que você está dando para os usuários? No modo B não passa mais de 3,5 a 4 mega.
    200k e 300k, a minha duvida é referente ao Signal to Noise de alguns clientes e o Throughput, é normal fechar em menos de 1mb com qualidade de Sinal "bom"?Pq ja vi fechando entre 5mb e 7999mb, sei que ainda sou leigo e agora que estou cursando meu MTCNA =P qualquer desvio da minha parte é porque ainda sou iniciante, e agradeco muito a sua atenção 1929.

  10. #10

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Estes 500 a 900 então que voce se refere é no consumo do link?
    Isso varia bastante.
    Nem todos que estão conectados estão sempre navegando.
    Nunca sabemos onde os clientes estão conectados, se estão solicitando mais banda ou não. MSN por ex consome pouco. Por isso varia.
    Como todas as leituras estão dentro do previsto, o melhor agora é você conversar com o cliente para ver como ele está sentindo o serviço.

  11. #11

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estes 500 a 900 então que voce se refere é no consumo do link?
    Isso varia bastante.
    Nem todos que estão conectados estão sempre navegando.
    Nunca sabemos onde os clientes estão conectados, se estão solicitando mais banda ou não. MSN por ex consome pouco. Por isso varia.
    Como todas as leituras estão dentro do previsto, o melhor agora é você conversar com o cliente para ver como ele está sentindo o serviço.

    Me refiro ao Throughput de conexao entre Cliente e Servidor na aba registration, nao sei se minha leitura está ruim ou errada

  12. #12

  13. #13

    Padrão Re: Clientes e sinal wireless

    Cara, como citado acima isso pode ser gerado por N motivos, o tp é a velocidade em que o cliente está modulando na rede, se for 2.4 - 7mb, 5.8 - 56mb depende do modelo do cartão também a velocidade do tp, cartõe diferentes, tp's diferentes, os mais comuns que já enfrentei são de placas pci que ficam oscilando o tp mesmo com sinal e ccq bom (defeito das placas, não tem o que fazer só substituir por roteador), interferência principalmente se for 2.4 pois hoje até um vizinho com telefone no mesmo canal pode gerar ruído, potência alta do roteador do cliente, água no cabo RGC, pigtail com problema do cliente, picole da antena com água, cliente muito distante da rede, o grande problema é que a RB tenta dar mais prioridade pro que está com tp baixo e acaba fodendo com os outros clientes, agora pra descobrir só testando cada um desses itens, vlw.

    Até.