+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com internet via postes - ajuda!

    Olá, boa tarde!

    Quem aqui dos amigos do fórum já passou um por um problema como esse:

    Sempre, acreditem em mim entre Agosto e Setembro e com hora marcada (das 18hs as 6hs do seguinte) a rede de cabo par trançado em postes simplesmente para, perde conexão. Já no dia seguinte volta ao normal como se nada,absolutamente nada tivesse ocorrido, rede 100%.

    Alguém já passou por isso, conhece ou leu algum relato sobre?

    Desde agradecemos pelas informações!

  2. #2

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Opa!

    Uso cabo nos postes para levar internet aos meus clientes, uso switchs da ispshop de 8P, o simples mesmo.Sempre funcionou bem, tem 3 anos mas quando chega nos meses de agosto/setembro e depois das 18hs pronto, a rede pira, da pau, para, os clientes não conseguem navegar.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Citação Postado originalmente por WirenetConect Ver Post
    Opa!

    Uso cabo nos postes para levar internet aos meus clientes, uso switchs da ispshop de 8P, o simples mesmo.Sempre funcionou bem, tem 3 anos mas quando chega nos meses de agosto/setembro e depois das 18hs pronto, a rede pira, da pau, para, os clientes não conseguem navegar.
    basta um cliente fechar loop q cai tudo

  4. #4

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Rapaz,

    muito obrigado mesmo pela ajuda, vou tentar fazer isso agora e vamos ver o que vai dar... realmente já estou feito louco sem saber o que fazer...

  5. #5

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    pode deixar,novamente obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Amigos, surgiu um fato novo... um pouco mais específico. Minha rede é segmentada por células e em cada célula tem uma RB750 fazendo várias sub-células (uma sub-célula para cada porta da RB).
    E nestas células temos sub-células que apresentam problemas e outras conectadas ao mesmo concentrador (RB 750) que funcionam normal.
    Em muitos locais realmente há problema físico. Trocando o cabo ou switch resolve. Os switch's por gerenciáveis, de pouco a pouco.
    Mas em alguns existe problema lógico. O cliente conecta, tem trafego livre até o provedor, mas não navega.

    Agora estou levantando dados para descobrir o que pode ser (tipo DNS, rota, etc).
    Mas o que mais me intriga é que isso acontece sempre nos meses de agosto, acentua em setembro e acaba em outubro (bom, sempre parou, espero que neste ano seja da mesma forma).

  7. #7

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Além do famoso LOOP ainda podem existir problemas elétricos nos cabos como baixa isolação, água, umidade, computador do cliente com problemas elétricos na fonte dando retorno de alimentação no seu cabeamento travando o switch... cara ja ví uma tonelada de problemas relacionados a par metálico em poste!

  8. #8

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    se ta apanhando das RB provavelmente ta ai seu erro, recomendo usar OSPF entre as rbs

  9. #9

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    uma coisa a fazer é trocar todos por switch gerenciável, ai tu pode saber onde que está parando
    tipo switch 01 192.168.2.1
    switch 02 192.168.2.2
    switch 02 192.168.2.3
    faça regras de netwatch pingando e gerando logs no mikrotik e até email redirecionando para SMS
    quando um parar de pingar, voce ja sabe onde mais ou menos parou
    e sim, pode ser cabo! tenho clientes em condominio que apenas um conector em perfeito estado (visualmente) dava muitas perdas de pacote no cliente deixando a conexão lenta
    a ultima coisa que eu fiz foi o conector e voltou ao normal
    mais ja tinha feito de tudo tava prestes a trocar todo o cabo
    se quizer dicas sobre as regras de monitoramento me adicione no msn, também preciso de dicas para cabeamento em postes
    [email protected]

  10. #10
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Não esquecendo de um detalhe básico: Horário de pico no consumo de energia elétrica, é entre 18 e 21 horas.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Mas porque só agosto e setembro? Os maiores picos de energia são no verão.

    Ele reportou que faz 3 anos que isso só acontece nesses meses. Coincidência?

  12. #12

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Então estou perdido na poeira. Eu pensei que fosse um só o problema dele, agosto e setembro, hehehe!!!

  13. #13

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    Caros, boa tarde!

    Desculpem a demorar mais correndo pra tentar resolver. Amigo Marcio, nada, continua com o mesmo problema, troquei de cabo, de switch... acho que possa ser vírus ou o loop mesmo.

    O que me intriga é que não tenho esse mesmo problema em outras situações... outros locais ou outro provedor tenha relatado algo parecido...

  14. #14

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    WirenetConect,

    Não ria da minha opinião. Mas esse tipo de problema sistemático que ocorre em um determinado período de tempo e já a algum tempo pode não ser um problema de hardware puramente.

    Pesquise entre os seus clientes se algum deles passa um período do ano fora, em outra cidade ou utilizando outro tipo de serviço.

    Realize este filtro e procure por algum tipo de equipamento que algum cliente seu possa estar conectando na sua rede neste período.

    Bom quanto ao loop boa sorte e se puder utilize spanning tree.

    Abraços,

  15. #15

    Padrão Re: Problema com internet via postes - ajuda!

    bom dia!
    estou tentando e vou agradecendo a ajuda de todos aqui, especialmente do marcio. obrigado