+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento em topologia anel

    Boa tarde, sou novo no fórum, tenho uma dúvida quanto a roteamento em topologia anel, na verdade estou implementando uma redundância para a rede entre 2 pontos onde irá formar um anel, a imagem abaixo ilustra minha situação:

    Nome:      rotas.JPG
Visitas:     1005
Tamanho:  16,9 KB

    - Atualmente as rotas para os demais locais são estáticas, sei que OSPF pode solucinar o problema, mas gostaria de saber se há possibilidade de implementar roteamento estático com essa redundância em anel? Para que se no caso do link entre 10.0.1.0/24 e 10.0.2.0/24 fique inativo, os demais após o 10.0.2.0/24 sejam atendidos pelo links em vermelho, como possuo o firewall no 10.0.0.0/24 consigo desviar as rotas para partirem a partir da 10.0.1.0/24 ou 10.0.4.0/24. Alguém sabe alguma solução para este tipo de roteamento?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento em topologia anel

    Citação Postado originalmente por rpassinato Ver Post
    Boa tarde, sou novo no fórum
    Bem-vindo!

    Citação Postado originalmente por rpassinato Ver Post
    sei que OSPF pode solucinar o problema
    Sim, OSPF resolve[1]

    Citação Postado originalmente por rpassinato Ver Post
    ...mas gostaria de saber se há possibilidade de implementar roteamento estático com essa redundância em anel? Para que se no caso do link entre 10.0.1.0/24 e 10.0.2.0/24 fique inativo, os demais após o 10.0.2.0/24 sejam atendidos pelo links em vermelho, como possuo o firewall no 10.0.0.0/24 consigo desviar as rotas para partirem a partir da 10.0.1.0/24 ou 10.0.4.0/24.
    É possível sim. Você pode fazer essa implementação de roteamento estático com especificidade de rotas e check-gateway[2]

    A especificidade quer dizer:

    Each route has dst-address property, that specifies all destination addresses this route can be used for. If there are several routes that apply to a particular IP address, the most specific one (with largest netmask) is used. This operation (finding the most specific route that matches given address) is called routing table lookup.
    E o check-gateway[2], torna a rota ativa, somente se o gateway estiver ativo.

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-dando-erro-156851/#post618154
    [2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Two_gateways_failover

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 17-09-2012 às 19:24. Razão: Correção ortográfica e adendos

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Roteamento em topologia anel

    OSPF ANEL

    veja o video
    Lembrando se não domina o protocolo recomendo contratar um profissional

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento em topologia anel

    Amigo, eu acho mais facil fazer isso com OSPF do que com rotas estaticas....Aprenda a usar o OSPF e verá que é mais simples com OSPF, do que com check gateway ou rotas estaticas