+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    Olá estou querendo montar um enlace de entre minha cidade e a cidade vizinha que da uns 15km em linha reta, minha cidade por ser em um buraco vou ter que por uma torre no caminho, estou pretendendo comprar 2 RocketM5 + Dish 30db pra fazer esse enlance, quero transportar um link de 100mb/10mb (down/up) adsl da gvt, o local da torre que vai ficar no caminho ja esta acertado e fiz um calculo no ligowave, mas eu gostaria de saber se vou conseguir transportar pelo menos uns 60mb desse link.

    Segue a imagem do ligowave do calculo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ligowave.jpg
Visualizações:	451
Tamanho: 	75,0 KB
ID:      	39089

  2. #2
    Avatar de jvoiski
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil
    Posts
    40

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    O enlace dá certo sim, sobra sinal, esse enlace vc poderia até fazer com duas nanobridge M5 25DB que iria economizar.
    Tenho enlace com dish 30 até 39km a 20MHz tenho um com nanobridge M5 25DB de 18km 100%.
    Agora, pra passar banda "filé" vai ter q usar bons switchs no ponto de acesso e na estação.
    Qdo falo bons switchs, estou falando de 3com ou TPLink de 300 a 600 reais, dê uma boa olhada nisso, bati muito a cabeça tentando acertar enlaces que estavam perfeitos mas ficavam lentos, até descobrir essa sacada.

    Só pra vc ficar ciente, sabe aquela banda TX/RX que os rockets mostram? É falsa, calcule sempre 1/3 do que estiver lá.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    Certo, estou pensando em usar NB 25DB no segundo enlace que vai dar uns 3km de link reta, nesses enlace de 39km passa qto de trafego nele?

    Obrigado pela resposta!

  4. #4
    Avatar de jvoiski
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brazil
    Posts
    40

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    No último teste que fiz (estação seca) estava passando 21 megabits com CCQ 92%, sendo que nos rockets a taxa variava de 54 a 72mbps ou algo assim. Tem um programinha muito útil e bem simples de se usar pra medir a taxa de transferência, se chama "bricks" dá uma pesquisada aí que tu acha.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    Hummm certo, então acho que com 12km de consigo uns 50mb de transferência, obrigado novamente, e vou procurar o programa pra testar quando tiver tudo funcionando...

    Outra pergunta, pra geral, alguém já usou aquele Radome Shield em Rocket Dish? nos videos que vi parece que ajuda bem, e alguem sabe quanto custa +/- esse equipamento?

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    amigo 50 mb de banda passante full-duplex com Rocket é difícil, acho que 30mb vai bem, mas 50 eu já recomendaria partir para Radwin 2000 ou algum radio licenciado na faixa de 6.5GHz com antena de 60cm, ai sim passa seus 50mb tranquilo e estável...

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    Concordo com o colega evertonsoares. Agora se for mais simples va com um par de nb 25 que filé.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    Antena da ALGCom dupla polaridade com RB 433 ah e cartão SR71 vc deve conseguir uns 60Mb de Dow com 15 de up tranquilo, no enlace curto NB 22dbi fecha tranquilo so não te garanto muita banda no maximo uns 40 a 45 de dow por uns 15 de up...

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    ola amigo observando seu post, percebi que vc tem uma vasta esperiencia, sera que vc pode me ajudar, olha to fechando um enlance de 6km tenho um link 10M virtua, o que acontece, no enlance tenhos 02 aigrid m5 uma CLIENTE e outra AP, sinal 72 e 74 90% tanto para mandar quanto para receber esta é a media, estou usando 20 mhz, fazendo um teste de velocidade so passa 12m e no maximo 15M, o problema começa agora, para enviar uso o modem motorola + switchs intelbraz 8 portas pequeno e um cabo de 20 metros e na ponta a aigrid m5, _____________ enviando para a outra que recebe com outra aigrid m5 e dece um cabo de 15 metros entra no servidor mikrotik, em seguida na saida do servidor um outro switchs mymax 5 portas pequeno ai didtribui o sinal para os clientes com 02 nanos, o pobrema é que acho que quando fica 10 ou 12 clientes conectados ao mesmo tempo fica lento, não entendo o que deva esta acontecendo o que vc me diz, desde ja agradeço pela atenção att wagner

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    será que seria os babos abos um de 15 m e outro de 20 m que deva esta dando esta perda !!!

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    man, fiz um enlace de 20km com os rocket m5 e as antenas airmax da oiw de 30dbi e ficou bacana. detalhe com pouquissima visada. e conectou legal. vai la q da certo sim, mas deixa as antenas bem alinhadas e niveladas pra ficar show. boa sorte

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 12km, sera que com Rocket + Dish 30db vai?

    Citação Postado originalmente por diorges Ver Post
    Olá estou querendo montar um enlace de entre minha cidade e a cidade vizinha que da uns 15km em linha reta, minha cidade por ser em um buraco vou ter que por uma torre no caminho, estou pretendendo comprar 2 RocketM5 + Dish 30db pra fazer esse enlance, quero transportar um link de 100mb/10mb (down/up) adsl da gvt, o local da torre que vai ficar no caminho ja esta acertado e fiz um calculo no ligowave, mas eu gostaria de saber se vou conseguir transportar pelo menos uns 60mb desse link.

    Segue a imagem do ligowave do calculo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ligowave.jpg
Visualizações:	451
Tamanho: 	75,0 KB
ID:      	39089

    Olá Diorges

    O que voce esta procurando esta aqui, basta apenas prestar atenção no video e "copiar".
    Recomendo fortemente Rocket M5 com antena de 30Dbi vai ficar supimpa com mais de 100Mbps.

    Luis