+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Minha duvida basica sobre Cache Full?

    Bom Dia Pessoal

    Quero saber se estou muito equivocado com Relação ao Cachefull veja:

    1° Cache Full é o conteudo VISTO da internet como Sites, Foto, Videos carregados do youtube. que ficam armazenados no HD? se for então é preciso Um BOM HD do tipo TeraByte?

    2° Muitos Dizem de usar Cache Full em Mikrotik? mas as RB não Possuem HD?

    3° Pesquisando no forum vi um Cara que usa Memoria IDE p/ servidor Cache Full, pq HD é mecanico e trava Muito (Mas Veja a memoria é pouca em vista de um HD) ---___---*

    4° Um outro detalhe é muito dificil de instalar isso? a

  2. #2

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    CacheFull é o ato de entregar os objetos/conteúdo armazenados no seu cache local, sem limite de velocidade. Ou seja, se o objeto já tiver sido visualizado por algum usuário ele estará armazenado no disco rígido do seu servidor de cache e poderá ser enviado ao próximo solicitante sem consumir banda do link e numa velocidade superior a contratada pelo cliente.

    Também pode ser considerado o ato de 'estragar' a sua rede wireless pois fazendo uma entrega sem controle de banda você faz com que a latência da rede principalmente se for wireless subir muito em pequenos intervalos de tempo.

    O ideal é que você faça algum tipo de controle/limitador mesmo para o conteúdo em cache e assim consiga melhor resultado, dê uma olhada neste material, pode ser muito útil.

    https://under-linux.org/blogs/m4d3/m...s-niveis-2948/

    Abraço

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    e verdade cache full em wireless e morte certa .....
    latencia 1000 ,2000,3000 ms vixe lascou...!!!!!

  4. #4

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    Então Cache e Cache Full tem diferenças?

  5. #5

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    Bom Dia Pessoal

    Quero saber se estou muito equivocado com Relação ao Cachefull veja:

    1° Cache Full é o conteudo VISTO da internet como Sites, Foto, Videos carregados do youtube. que ficam armazenados no HD? se for então é preciso Um BOM HD do tipo TeraByte?

    2° Muitos Dizem de usar Cache Full em Mikrotik? mas as RB não Possuem HD?

    3° Pesquisando no forum vi um Cara que usa Memoria IDE p/ servidor Cache Full, pq HD é mecanico e trava Muito (Mas Veja a memoria é pouca em vista de um HD) ---___---*

    4° Um outro detalhe é muito dificil de instalar isso? a
    Bom vamos lá.

    Fazer Cache é quando você armazena uma pagina ou video, ou o que quer que seja da internet para quando um cliente ser precisar, que seja utilizado do seu servidor, economizando seu link de internet.

    Quando se fala em cache Full quer dizer que o que está armazenado no seu cache não passa pelo controle de Banda, então se um cliente tem 500kbps, se ele for pegar um video que está no cache full ele pode atingir 2, 4, 8MB pois não vai passar pelo controle, é o quanto ele vai conseguir puxar da rede.

    eu não aconselho utilizar Cache Full, já que se tem 2 ou 3 clientes consumindo do cache sem limite de banda os outros serão prejudicados.

    Mikrotik faz cache, mas não é tão bom quanto um servidor Linux ou BSD, algumas RBs Mikrotik vem com entrada para cartões de memória, ou você pode instalar em um computador ou servidor normal com HDs.

    Não intendi bem a terceira pergunta, IDE é um tipo de HD, se você quis dizer HD SSD, ele é melhor mais é muito caro comparado com um HD SATA ou até SAS, se você quis dizer sobre a memória do computador com a DDR3, geralmente os servidores de cache deixam na memória o que é mais utilizado e salvam no HD o resto.

    e com relação a instalação, depende um pouco do seu conhecimento e de quanto que desembolsar, existem servidores como o Speedr que tem um instalador praticamente automático, mas a licença é paga, não é muito mais é, se você deseja uma solução grátis vai ter que instalar na unha, é mais difícil mas você encontra tudo que precisar aqui no fórum.

    e se precisar de ajuda estamos a disposição.

  6. #6

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    Luciano, quero parabenizá-lo pelo excelente material deste link que postou.
    Um ótimo tutorial que se diferencia dos demais, por ser comentado. Outros simplesmente se limitam a copiar e colar. Neste náo, as configuracoes com as explicacoes tornam o material altamente eficiente

  7. #7

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    cache full apenas rede cabeada.
    web-proxy com cache e controle de trafego e bust limit para wireless.

    veja abaixo e video e entenda

  8. #8

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    Rbginfo

    Quando disse memoria IDE me referia as memoria Dom.

  9. #9

    Padrão Re: Minha duvida basica sobre Cache Full?

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    Rbginfo

    Quando disse memoria IDE me referia as memoria Dom.
    cara pelo que eu pesquisei aqui essa memória DOM é uma memória Flash para entrada IDE, e a velocidade dela é bem baixa, praticamente a mesma de um bem pendrive, então eu não aconselharia não, memorias com melhor desempenho e confiabilidade são as SSD mas são extremamente caras comparadas com hds sata, eu não trocaria um arranjo raid SATA ou se possível SAS por nenhum desses outros.

    e com relação a travamento do disco, nunca tive esse problema, utilizando um HD de boa qualidade não vai ter esse problema.