+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão evolução provedor

    Bom dia Srs.

    Como sabemos a concorrência esta em um nível muito complicado de competir. Hoje a minha infra-estrutura é toda em 2.4Ghz com equipamento mikrotik, ubiquiti e cliente com edimax. Rede bem alinhada e cliente com nível de sinal entre -54 e -59. Consigo fornece em torno de 1 a 2 mega com qualidade pois tento não sobrecarrega os pop com muito cliente, onde o consigo fique elevado.

    Queria saber do pessoal que utilizar banda 5.8 para fornece aos cliente, qual equipamento melhor custoxbeneficio que você utiliza.

    Na base principal qual seria o melhor, custo x beneficio para utilizar? nos pop usam os mesmo equipamentos?
    Eu to querendo deixar conectado pelo menos por celula uns 30 clientes.

    Pensei em utilizar tudo Mimo 1x1 pois tem tanto mikrotik e ubnt.

    O que vocês acham ? o que me dariam de conselhos?

    Pessoal como está a homologação do equipamento 2.4 airmax? com é o desempenho ?

    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: evolução provedor

    O ideal é tudo mimo hoje eu uso, só ubnt, mas a mk, é ideal para lugares onde tem interferencia

  3. #3

    Padrão Re: evolução provedor

    O segredo é migrar para um fabricante que disponibilize alguma forma de TDMA para obter grande performance no PTMP.

    Comprar um rádio que oferece apenas 802.11N (MIMO) vai ajudar na eliminação do efeito negativo do multicaminho. Mas um rádio que só oferece MIMO vai sofrer os mesmos problemas de lentidão causados pelo nó oculto que degradam consideravelmente a performance da rede nos equipamentos mais antigos.

    Quais fabricantes disponibilizam TDMA?
    Ubiquiti com AirMAX. Está consagrado e funciona.
    Mikrotik com NV2. Ainda não usei. Ouvi falar bem, creio que alguém do fórum vai esclarecer sobre o tema.
    Intelbras com iPOLL. Só vi a ficha técnica dos equipamentos deles, não sei se está maduro e funcional.

    Como os protocolos TDMA + MIMO citados acima são proprietários, você terá que comprar o conjunto de AP e CPE do mesmo fabricante e da mesma série.

    A Ubiquiti fez uma coisa bacana no final do ano passado. A Ubiquiti desenvolveu um firmware que torna compatível seus rádios da linha légacy (os nanos antigos, os bullets antigos...).
    Usando este novo firmware fica mais barato usar AirMAX numa rede que já possui CPE Légacy Ubiquiti, porque só tem que modernizar o AP pra AiMAX.

    Um rádio légacy Ubiquiti "tunado" pra AirMAX só funciona como CPE porque o TDMA é feito no software. Além disso a performance de um rádio "tunado" será menor do que a performance de um rádio nativo AirMAX, mas a boa parte é que você não perde o investimento feito anteriormente e pode usar o rádio Ubiquiti antigo em sua rede AirMAX.

    Fazer a rede toda AirMAX 1x1 nas CPEs vai criar uma rede até 2.5x mais lenta se comparada a uma rede toda AirMAX 2x2.
    Bem, você deve estar pensando: "ahhh não vou usar 1x1 porque é mais lento. 1x1 é ruim..."
    Não exatamente. Nem todo mundo precisa de uma rede 100% 2x2.

    Não sei os outros fabricantes que citei acima, mas uma rede Ubiquiti AirMAX, com um Rocket M como AP, é possível navegar simultaneamente 100 clientes. Óbvio que a banda comercialuzada vai limitar o número de clientes porque a porta LAN passa apenas 100 megabits. Então, se você vende 20 megabits full, só vai poder conectar 5 clientes simultâneos porque o limite é a valocidade da porta LAN.

    Esse negócio de 100 clientes simultâneos não é propaganda enganosa. Tem muita gente usando, basta aprender como se faz.

    Por último, a pergunta de sempre:
    2.4 GHz ou 5 GHz?

    5 GHz sofre menos com interferência, mas a visada tem que ser livre...
    2.4 GHz tolera pequena obstrução de visada, mas o comprimento de onda é mais propício a gerar e sofrer interferências.
    A maioria das pessoas estão usando 5 GHz, o revendedor compra e homologa mais 5 GHz, então, pra evitar desabastecimento eu faria em 5GHz.


    Abraço,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: evolução provedor

    ola amigo,diferente da galera comecei minha distribuição somente com 5,8ghz depois pelo valor fui 2,4ghz.hj tenho 5,8ghz e 2,4ghz.sendo q minha a rede em 5,8ghz é muito mais estavel mas os apaelhos são bem mais caros.tem cleinte q reclama na instalação.
    vou postar os valores aqui depois.

  5. #5

    Padrão Re: evolução provedor

    espere mais alguns dias e pegue as rockts m5 e base stations da ubnt da serie titaniun nos clientes proximos nano m5 loco intermediários nano m5 e nanobridger 22dbi e 25dbi deixe todos com sinal na media entre -58 a -63 que vc conseguira uma banda muito boa com estabilidade.