Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Olha, não sei o q tá fazendo o bullet calcular errado pq tá todos clientes errados! Num tem um certo no auto ACK. Tenho cliente que ta alinhadinho, com sinal perfeito e potência em 16mW, minimo possivel do AP do cliente, mas com ACK em 1.4km, sendo q ele tá a 200 metros. Mudar de canal aqui não rola pq to com uma antena ECMTest Omni Slot q vem sintonizada de fabrica pro canal q vc pedir, o fabricante pergunta isso até, quando vc compra a antena, e fora do canal 13 ela fica muito ruim...

  2. #42

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu utilizo o ACK em auto no modo N e o interessante é que pra todos clientes a distância é calculada perfeitamente! Por exemplo, um cliente meu há 200 metros, o Rocket tá indicando 0.2km, conferi a distância no Google Earth, cravado, 200 metros! Todos outros clientes, até 900 metros, a ditância exata! Pra que melhor resposta q isso? Se ele meu AP tá configurando um valor de ACK e sabe a distância exata do cliente, não tem pq eu desconfiar q o valor não é eficiente.
    Eu já havia percebido isso: que ele calcula certinho. Pelo menos usando "N" com AirMax = ON.
    Mas como não sei ainda porque a Ubiquiti recomenda o uso de Auto quando em "N", acabo usando manual mesmo, configurando no AP o ACK do cliente mais longo, que aqui no meu caso, é 600m.

    Mas ainda, pelo que pude perceber o cálculo do algoritmo automático se baseia para estimativa da qualidade do link, potanto cliente desalinhado ou com ruído, eleva o ACK quando em "auto".

    Por isso eu prefiro continuar a utilizar todos manualmente, como forma de manter a saúda da rede caso haja o deslinhamento de algum cliente, ou este comece a elevar seu piso de ruído. Ou seja: eu prefiro que apenas este cliente seja prejudicado, não deixando ele prejudicar a rede toda. Inclusive utilizo a opção "Sensitivity Threshold" no AP a -70 , para não deixar ninguém associar com sinal pior que este.

    Quando obter um "porquê" plausível sobre utilizar ACK em Auto, com "N", quem sabe mudo de "estratégia". Pois até aqui, pela minha lógica torta, ACK manual é mais "seguro e responsável" ^^

  3. #43

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Aqui em um ponto tenho dois clientes 1x1 - 1 AirGrid e o outro Bullet M2 numa antena Aquario e esses dois não calculam ACK corretamente, pq? Na verdade eles ficam oscilando o valor de distância, as vezes mostram u ma coisa, as vezes mostra certo, as vezes outro valor nada haver... to quase colocando duas Nanoloco nesses clientes pra deixar tudo 2x2...

  4. #44

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Acredito que não seja o Loco que irá resolver o teu problema... mas também não tenho certeza.

    Qual a distância destes clientes problemáticos e o que tá sendo relatado de sinal em ambos lados ? Incluso aí Ruído.

    E mais, ao subir na casa dos clientes, enxerga-se perfeitamente a torre ?

    Não tenho muito o que ensinar a respeito de variação de ACK, pois aqui eu fixo sempre, e cuido o AirMax Quality.

    Ao fixar um ACK muito apertado, o AirMax Quality do cliente grita, automaticamente descendo. O que me serve de parâmetro na hora de fazer a análise e alinhamento.

  5. #45

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    AirGrid M2 16di: 461m (Google Earth) / Sinal -55dbm (potência 10dbm).

    Bullet M2 + Aquario 25dbi 450m (potência 10dbm, tentei 5dbm, mas a conexão ficou instável...) / Sinal -57dbm.

    Não, não vejo completamente pq as antenas ficam na ponta de um tubo de 6 metros, onde não tenho como subir, mas creio que de cima de visada praticamente livre, não 100%, mas 80% pelo menos.

  6. #46

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    estes valores de sinal é o que está chegando no AP, ou nos clientes ?
    O Ruído tá quanto nos 3 rádios ( AP e Clientes ) ?

    Talvez o fresnel a 80%, acabe causando uma análise de ACK do AP com margem de 20% de erro. É uma lógica meia loca, mas não é de todo descartada.

  7. #47

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Chegando no AP, nos clientes é mais ou menos a mesma coisa. O noise no Ap tá -94dbm e nos clientes, um tá -96dbm (Airgrid) e -91dbm no Bullet.

    Olha esse outro problema q to tendo no mesmo ponto:

    https://under-linux.org/f305/interfe...irview-160452/

    Nesse instante ta normal...