+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    estou com uma duvida.. vou montar uma base com link de 50 megas! porem estou em duvida com que sistema montar!
    OPÇÃO 1: montaria com uma rb433ah+ mini pci wireless + painel setorial de 17dbi 5.8 PARA ENVIAR O LINK PARA OS OUTROS RADIOS!
    OPÇÃO 2: montaria um pc com um bom processamento e mikrotik + basestation 19dbi 120° com rocket m5 PARA ENVIAR O LINK PARA OS OUTROS RAIDOS!

    OBS.: me disseram que a basestation com a rocket só me dar permissão a conectar simultaneamente 18 rádios a cada basestation,
    ao contrario da RB+PCI WIRELESS+ PAINEL SETORIAL, que me deixaria livre deste limite!


    fica a pergunta, qual a melhor opção, ou existe opção melhor que essas duas?, e esta observação, sera que é mito, ou influencia bastante e é verdade?

    se puderem me ajudar agradeço muito!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por MD.Net Ver Post
    OBS.: me disseram que a basestation com a rocket só me dar permissão a conectar simultaneamente 18 rádios a cada basestation,
    ao contrario da RB+PCI WIRELESS+ PAINEL SETORIAL, que me deixaria livre deste limite!
    !

    bom dia, amigo desculpa perguntar, mas nao entendi este limite de 18 radios simultaneos em uma rocket, tenho em minhas bases funcionando e nunca observei isto que tenho base com 70 clientes conectados em uma rocket funcionando 100%, particulamente uso rocket para aproveitar a tecnologia airmax se nao for para fazer uso dele vai de rb mk mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Se usar todos recursos que a ubiquiti tem a oferecer, é muito bom você colocar um mikrotik para rotear, controlar e usar rocket como AP e lembre-se nos clientes deve usar ubiquiti também e de preferência que sejam compatível 2x2.

  4. #4

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por farias Ver Post
    Se usar todos recursos que a ubiquiti tem a oferecer, é muito bom você colocar um mikrotik para rotear, controlar e usar rocket como AP e lembre-se nos clientes deve usar ubiquiti também e de preferência que sejam compatível 2x2.
    A dica aqui do Farias vale ouro; pois andei vendo pessoas colocando Ubiquiti e fazendo uma mistureba de equipamentos na rede que depois niguem sabe o que esta provocando o problema.

  5. #5

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Ahnn Rocket limita a 18 o numero de clientes conectados?? essa eu nunca vi...bom mas pra vc escolher o que vai usar no Ap é so vc planejar o que vai usar no cliente,o que se torna mais viavel pra vc? usar cliente UBNT,Nano e afins vai de Basestation + Rocket,usar cliente MK como SXT ou Groove e antena,vai de Rb+Setorial.

    Abs.

  6. #6

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    vlw pelas dicas galera...! a conclusão que tomei a partir disso então foi: usar a rocket m5 com a basestation 19dbi 120°
    com um servidor mk de bom processamento (configuração pc: core 2 quad 2.5 + 4gb de memoria + hd de 80 + placa mãe asus(com suporte a 6 placas de rede)
    e ainda mais um detalhe pra melhorar a conexão vou fazer um outro servidor pra ser usado como cache full gerenciado pelo MK-AUT
    e trabalhando em paralelo com o outro servidor mikrotik pra ficar legalzinho!
    muito obrigado galera..
    esse forum com essa galera maravilhosa ta me ajudando de +!

  7. #7

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    pra tirar uma duvida que ficou ai no ar!

    *pelo que eu ouvi falar, a rocket m5 + a basestation limita o numero de radios conectados a ela simultaneamente (limita a quantidade de radios, nao a quantidade de clientes)

  8. #8

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por MD.Net Ver Post
    pra tirar uma duvida que ficou ai no ar!

    *pelo que eu ouvi falar, a rocket m5 + a basestation limita o numero de radios conectados a ela simultaneamente (limita a quantidade de radios, nao a quantidade de clientes)
    Isso nao existe aqui no forum mesmo tem relatos de gente usando quase 90 clientes em uma Basestation com Rocket,leia-se cada cliente 1 radio.

    Abs.

  9. #9

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por MD.Net Ver Post
    pra tirar uma duvida que ficou ai no ar!

    *pelo que eu ouvi falar, a rocket m5 + a basestation limita o numero de radios conectados a ela simultaneamente (limita a quantidade de radios, nao a quantidade de clientes)

    Ninguém falou isso aqui no fórum não!!! pelo que eu sei e pelo que eu vi tem gente que consegue 120 clientes simultâneos; mas a maior referencia que eu tenho aqui no Fórum em Ubiquiti, O ZéAlves Granlabor da uma dica e recomenda máximos 111 clientes se não me engano; é claro que todo equipamento tem seus limites. Outra dica, pelo que estou vendo você esta iniciando um provedor; para não sair batendo de cabeça e aprendendo com os próprios erros; te recomendo a chamar profissionais qualificados; um consultor te tecnologia; técnicos com conhecimento nos equipamentos e software que pretende trabalhar; vai economizar uma grana; e nem sempre um técnico que saiba subir um servir linux puro tem domínio de Mikrotik ou ao contrario; e não é por que o técnico esta acostumado a realizar instalações em clientes que significa que irá conseguir usar alguns equipamentos imediatamente.

    Uma dica Faça o treinamento ministrado pelo GranLabor que vc não vai perder tempo.
    Tempo = Dinheiro =

  10. #10

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Bom dia amigos, tenho um provedor rodando hoje mais de 7000 clientes e 5.8, acabei de implantar o cabo, estou migrando todos, sempre tive essa preocupação de limites, uma vez que vc tenha uma boa rb abaixo do rocket + base station, não ha problemas, sendo inteligente ninguem pendura mais de 100 clientes em uma base station, a solucao e distribuição por torres diferentes, evite de pendurar todos na mesma torres, o equipamento ate aguenta muito mais de 100, o problema e a inteferenencia que pega com 120 graus, recomendo sempre 90 e 60.
    Espero ter ajudado

  11. #11

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por MD.Net Ver Post
    pra tirar uma duvida que ficou ai no ar!

    *pelo que eu ouvi falar, a rocket m5 + a basestation limita o numero de radios conectados a ela simultaneamente (limita a quantidade de radios, nao a quantidade de clientes)
    Porque você diz: limita a quantidade de rádios, não a quantidade de clientes?
    Acho que está havendo um desencontro de informações. Se cada cliente tem um rádio na casa, seria um rádio para cada cliente. E daí vale o que já comentaram.
    Ou você está se referindo a base trabalhar com outros rádios em WDS? Neste caso seriam repetidoras e não parece ser o seu caso.
    Com WDS existe sim um limite prático na tabela de rádios que farão o wds. mas aí é outra situação.
    Não seria esta a confusão sobre a informação?

  12. #12

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    harrypotheard, sua resposta foi muito interessante, vou repensar em adquirir a basestation de 120°!
    vlw mesmo

  13. #13

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Porque você diz: limita a quantidade de rádios, não a quantidade de clientes?
    Acho que está havendo um desencontro de informações. Se cada cliente tem um rádio na casa, seria um rádio para cada cliente. E daí vale o que já comentaram.
    Ou você está se referindo a base trabalhar com outros rádios em WDS? Neste caso seriam repetidoras e não parece ser o seu caso.
    Com WDS existe sim um limite prático na tabela de rádios que farão o wds. mas aí é outra situação.
    Não seria esta a confusão sobre a informação?
    disse isto pelo fato que eu posso instalar uma basestation para mandar o link, e chegar em um predio, colocar uma nano de 13dbi e espalhar para todos os apartamentos apenas com essa unica nano..!
    e separar por usuarios pelo mikrotik..
    esta ai a diferente pra mim, entre cliente usuario e quantidade de radio instalado!
    vlw amigo!

  14. #14

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por MD.Net Ver Post
    harrypotheard, sua resposta foi muito interessante, vou repensar em adquirir a basestation de 120°!
    vlw mesmo
    Não use de 120º, veja bem o que nosso amigo comentou, ele está mais que certo ao indicar 60º no máximo 90º.

  15. #15

    Padrão Re: esta duvida seria interessante.. quem puder solucionar!

    Citação Postado originalmente por MD.Net Ver Post
    disse isto pelo fato que eu posso instalar uma basestation para mandar o link, e chegar em um predio, colocar uma nano de 13dbi e espalhar para todos os apartamentos apenas com essa unica nano..!
    e separar por usuarios pelo mikrotik..
    esta ai a diferente pra mim, entre cliente usuario e quantidade de radio instalado!
    vlw amigo!
    Ah! então está aí a questão.
    Não são usuários online que você se refere. São rádios repetidores.
    Você se refere a usar os rádios em WDS como repetidora. Neste caso sim, existe uma limitação. Não sei se tem no firmware esta limitação, mas na prática sim. Um rádio não consegue fazer WDS com muitos outros, pois degrada muito o desempenho.
    No firmware AirOs por ex, existe campo para cadastrar 6 mac para fazer wds. Poderia usar o automático para fazer mais. mas não vai ter desempenho.