Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Boa noite, tenho algumas dúvidas e gostaria da opinião de vcs, qual a real diferença entre os modelos de cartões existentes no mercado 5.8 hoje como os XR5, r52n, r52nh e etc.

    Só sei que na pratica o xr5 guenta mais clientes conectados simultaneamentes e é sinonimo de potencia xr ( xtreme range), notei que o sinal dos clientes com o xr5 fica mais baixo do que os r52, além do preço quais as outras diferenças nesses modelos?? Quais situações usar um ou usar outro??? Lembrando que utilizo os cartões ligados a paines de 17dbi geralmente, qualquer idéia será bem vida, agradeço desde já.
    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Dá uma pesquisada na sensibilidade de cada cartão que irá entender melhor os respectivos funcionamentos e detalhes de cada um.

    Potência demais sempre atrapalha em altas frequências. É aconselhável utilizar XR5 (ou qualquer cartão/rádio) com menos de 100mW.

  3. #3

    Padrão Re:

    Eu ia escrever justamente isso, Marcelo. Sensibilidade.

    Complemento: a proteção de ESD da Ubiquiti é bem superior à da Mikrotik. Quer a prova? Instala uma antena omni 2.4 e acopla com qualquer cabo coaxial, pode ser um RGC213 em um R52. Na primeira chuva com vento vai queimar, perder potência. Com um XR2 dificilmente isso acontece.

    Experiência de quem queimou 3 R52 até comprar um Bullet2.

  4. #4

    Padrão Re:

    o loco!!! se todos os r52 fosse igual vc conta nem existia mais não é mesmo.
    cara cada caso é um caso, tenho r52 aqui com painel hyperlink á 5 anos e tá 100% olha ainda eu nem aterramento uso na torre de 12 metros.
    assim tambem tenho xr2 que tá na torre á 3 anos 100% tambem
    acho meio injusto seu ponto de vista.
    uma coisa é certa nesses 10 anos que tenho provedor. nunca achei uma antena bater ás hyperlink
    olha que eu já gastei grana com equipamentos.

  5. #5

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Sempre que a sensibilidade do cartão é algo mais importante do que a própria potencia.
    Nunca perdi cartão. Dia desses perdi uma RB que parou a porta lan ( o que também não é comum). Subimos uma RB nova com cartão R52hN. Depois de alguns ajustes finos na config do cartão, o desempenho foi o mesmo do XR que estava lá antes. Não resta dúvida que o XR foi só colocar sem muita preocupação com as config. Já no R52 foi preciso achar o ponto ideal.
    A conclusão que chego é que no XR funciona de qualquer jeito. Queria experimentar um SR71, mas não me animei a pagar o preço.

    Agora, já perdi Bullet e Nano. No mesmo dia que esta RB parou, parou noutra torre uma Airgrid com problemas na Lan.

  6. #6

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Eu ia escrever justamente isso, Marcelo. Sensibilidade.

    Complemento: a proteção de ESD da Ubiquiti é bem superior à da Mikrotik. Quer a prova? Instala uma antena omni 2.4 e acopla com qualquer cabo coaxial, pode ser um RGC213 em um R52. Na primeira chuva com vento vai queimar, perder potência. Com um XR2 dificilmente isso acontece.

    Experiência de quem queimou 3 R52 até comprar um Bullet2.
    Aproveitando o tópico e deixando minha experiencia; E tinha uma rb 433ah e rodou com 3 xr2 mais de um ano sem parar e perder potencia, desses 3 cartoes sobrou um que esta em outra torre e ja esta com seus 2,5 anos de trabalho , já os novos r52hn começei utiliza-los no começo desse ano e ja tive que subistituir 3 por perda de potencia e estao trabalhando em setorias hyperlink com cabos lmr 400 todos bem lacrados pra evitar umidade.

  7. #7

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Concordo que cada caso é um caso, aqui possuo tanto r52 quanto r52h e xr2 e em 4 anos não perdi nenhum dos mesmos.

  8. #8

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Interessante a visão de todos, como todos falaram cada caso é um caso, eu já perdi cartões mas também não me arrisco a falar que os cartões mikrotik são ruins, até pelo fato de serem metade do preço dos XR5, tenho alguns rodando a anos que nunca perderam potência, nem passaram a ter sinal baixo e uso painél hyperlink e cabo RGC, esse problema de queimar os cartões é por conta da energia que tu usa que deve ser um lixo ou seu sistema não tem aterramento ou vc não possui um sistema adequado de nobreak/bateria e para raio na sua torre e olha que na minha cidade os vendavais são constantes.

  9. #9

    Padrão Re:

    Tá ai né amigo, comprovou o que eu disse. Abração!

  10. #10

    Padrão Re:

    Os cartões da Mikrotik não são ruins, ninguém disse isso. A questão nem é energia ruim, nobreak, aterramento, para raio. É ESD mesmo.

    Porque esse problema não acontece com painéis setoriais, só com omni? Tu sabe explicar? Eu sei.

  11. #11

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Jadir, este é um detalhe que diferencia. Sem falar na facilidade de configuração. Os cartões XR são fáceis de configurar. Não sei o motivo, mas eles aceitam melhor as config default. Já os R52 precisam mexer em vários parâmetros para que ele deslanche.

    Agora fiquei curioso, do porque só com omini o problema de isolamento se agrava. Tem alguma coisa a ver com o lóbulo de 360º?
    Se o problema é indução no cartão, com 360º a probabilidade é maior.

  12. #12

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Os cartões da Mikrotik não são ruins, ninguém disse isso. A questão nem é energia ruim, nobreak, aterramento, para raio. É ESD mesmo.

    Porque esse problema não acontece com painéis setoriais, só com omni? Tu sabe explicar? Eu sei.
    É realmente é com omni, também aconteceu comigo na omni e tenho eles no painel a mais de ano funcionando perfeito

  13. #13

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    Pois olha, não vou saber explicar pq nunca utilizei 5.8 com OMNI, omni não é uma coisa que me agrada muito, recebe muita interferência.

  14. #14

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Eu ia escrever justamente isso, Marcelo. Sensibilidade.

    Complemento: a proteção de ESD da Ubiquiti é bem superior à da Mikrotik. Quer a prova? Instala uma antena omni 2.4 e acopla com qualquer cabo coaxial, pode ser um RGC213 em um R52. Na primeira chuva com vento vai queimar, perder potência. Com um XR2 dificilmente isso acontece.

    Experiência de quem queimou 3 R52 até comprar um Bullet2.
    Talvez até seja melhor, mas dizer que na primeira chuva com vento vai queimar é apenas uma suposição, tenho centenas de cartões R52 instalados e o indice de perda é semelhante entre eles e os ubnt, agora se a instalação estiver comprometida, quem sabe um ofereça algum nível de proteção a mais que outro.

  15. #15

    Padrão Re:

    Tudo bem Luciano?

    O problema dos R52 e R52H é com antena OMNI em específico. Eu tenho atualmente uma RB433 com cartão R52 e um painel setorial 5.8 de 11dbi da IDEAL, e já completou aniversário de 3 anos de operações. Tá lá, firme e forte (até eu trocar por Rocket M5 e BaseStation).

    Em compensação, eu já tive em 3 oportunidades o problema da queima do cartões da Mikrotik quando montados em antena omni. Perdi dois em uma torre e mais um nessa mesma torre em que tá o cartão em 5.8. Interessante, ambos ligados na MESMA routerboard, o 2.4 perdeu potência no primeiro ventinho (nem chuva teve) e o 5.8 segue funcionando até hoje.

    Tem um tópico de uns 2 anos se não falha a memória, que o camarada trocou tudo na torre, RB, fonte, aterramento, nobreak, para raio... Até isolou a antena da torre com borracha pra ver se adiantava, mas nada resolveu. Chegou a perder 30 cartões até que trocou para o XR2 e não queimou mais.

    Isso é fato, tá aqui no Under pra qualquer um comprovar. A questão é que o atrito do vento e da chuva no radome de fibra de fidro (ou plástico) da antena omni gera uma carga estática absurdamente grande, e a maior parte dessas antenas omni não funcionam em "curto" como as setoriais. Logo, polariza e despeja tudo dentro do setor de RF do cartão, que se não for projetado pra suportar uma ESD de mais de 10k volts queima mesmo.

    Se não to enganado os equipamentos da Ubiquiti foram todos reprojetados pra suportar ESD de até 15k volts. Porque antes era só armar uma chuva com raios que já podia encomendar equipamento com o fornecedor. Se chegasse debaixo da Nano e gritasse "raio!" ela queimava. Agora são muito resistentes. Eu mesmo só perdi uma peça em 4 anos.

  16. #16

    Padrão Re:

    Só pra descontrair: gostou da piada do raio, né Márcio?

  17. #17

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Agora fiquei curioso, do porque só com omini o problema de isolamento se agrava. Tem alguma coisa a ver com o lóbulo de 360º? Se o problema é indução no cartão, com 360º a probabilidade é maior.
    Carlos, eu escrevi e não tinha lido a tua pergunta. Como eu citei antes, a maioria das antenas omni não funcionam em curto, com um baloon ligando os dois elementos da antena. Então polariza a carga estática e joga tudo pra dentro do cartão.

    Outro detalhe: nos painéis setoriais, o ground (ou massa) do conector N tem ligação elétrica com um dos elementos da antena. Portanto, aterra o elemento da antena. Na maioria das omnis não tem isso.

  18. #18

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Carlos, eu escrevi e não tinha lido a tua pergunta. Como eu citei antes, a maioria das antenas omni não funcionam em curto, com um baloon ligando os dois elementos da antena. Então polariza a carga estática e joga tudo pra dentro do cartão.

    Outro detalhe: nos painéis setoriais, o ground (ou massa) do conector N tem ligação elétrica com um dos elementos da antena. Portanto, aterra o elemento da antena. Na maioria das omnis não tem isso.
    Valeu Jadir pelas explicações, já queimou alguns cartões meu também, todos estavam em omni, acho que é problema de estática mesmo.

  19. #19

    Padrão Re:

    Agradeça não, Jorgilson. É um prazer pra mim poder trocar ideias!

  20. #20
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença entre cartões mikrotik e ubnt

    O que o Jadir falou tem fundamento, mas isso não quer dizer que os cartões da Mikrotik tenham que queimar antes dos da UBNT, até mesmo porque não teremos uma descarga com mais de algumas centenas de volts neste exemplo... os cartões Mikrotik também possuem proteção e quanto a descargas estáticas seram sim eficazes... mas o ponto chave esta em se perguntar para onde vai tambem a estatica acumulada gerada na torre? então é impressindivel que a torre esteja aterrada e que seus equipamentos estejam em uma caixa hermetica de aluminio.... utilizamos assim aqui e o indice de problemas é próximo a zero mesmo usando omnis em pequenos pop´s... prefiro os r52h do que os xr2, os r52 são mais sensiveis pela minha experiencia e consigo clientes navegando sem problemas com -76db, e com xr2 no mesmo local não consigo bons resultados com clientes a -67 por exemplo... então prefiro a série XR apenas para enlaces.