+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Noise floor no pop a -84dBm

    Bem, não sei o que fazer mais... mudei cabo, fonte, rádio, baixei potência e, agora coloquei alimentação direto de bateria... o noise floor em dois setores do meu pop está variando de absurdos -78dBm a -88dBm, CCQ entre 90% e 97%, sinal entre -54dBm e -61dBmn nos rádios dos clientes, o noise está em -97dBm, -96dBm... na torre está um caos nestes setores... o interessante é que o fato só ocorre nos 2 NS M2, tenho outros setores com bullet 2HP e o noise em -96dBm. Qdo reinicio os nanos, eles voltam com -96 dBm mas, logo vão para -84 dBm. Sim, já reconfigurei todos os clientes e, nada... os outros setores estão perfeitos, funciono a pouco mais de um ano e, nunca passei por isto. Desconectei os clientes novos que poderiam estar causando este dano mas, nada.

  2. #2

    Padrão Re: Noise floor no pop a -84dBm

    Qual é o canal que você está utilizando? Qual a largura do canal utilizado?

    Fez varredura no espectro? Muitas redes?

  3. #3

    Padrão Re: Noise floor no pop a -84dBm

    uso 20 MHz, em 2,4 já viu mas, também já testei outros canais, mudei entre os rádios e, os que tenho com -96dBm, continuaram sem problemas mas, os dois nanos, mesmo mudando os canais, continuaram ruins. Uma coisa qua percebí agora a pouco, até meus enlaces feitos com NS M5 estão com noise em torno de -90dBm, os enlaces com NB M5 estão normais... complicado por aqui.

  4. #4

    Padrão Re: Noise floor no pop a -84dBm

    Olha,

    É aconselhável deixar os equipamentos o mais distante possível um do outro.

    Caso esteja usando rádio/cartão separados das antenas utilize cabo LMR400 ou 600. No mínimo RGC213. Não use RG58 em torre.

    Cabeamento em torre o mais curto possível. Isso vale para cabos elétricos com corrente contínua, cabos de radiofrequência e até para cabos de rede.

    Cabos de corrente alternada (o de 110V/220V) também perdem corrente elétrica considerável quando a distância é muita longa e a bitola é fina.

    Terá de rever todo o seu equipamento. Provavelmente tem algum erro. Nesses casos somente decobrimos quanto desmontamos tudo e voltamos montando um a um e testanto ao mesmo tempo. Quando o sinal ficar ruim e gerar instabilidade no sistema provavelmente descobrirá a causa.

  5. #5

    Padrão Re: Noise floor no pop a -84dBm

    Uma coisa que voce relatou: ao reiniciar o noise fica baixo e depois aumenta. Pode ser até problema nestes rádios.
    Quando é interferencia externa, ao iniciar o rádio, a interferencia aparece na hora.
    Por via das dúvidas, deslliga os outros rádios na mesma torre e vê se cai a leitura do noise floor. Mas tem que cair na hora se for interferência deles.
    Estes rádios não vem com um teste individual de qualidade. Já peguei Rocket que a lan só negociava a 10mbps. Isso é inaceitável sair da fábrica com este problema.

    Editando: você não falou se trocou o painel ou o pigtail. Pois pode ser aí também o problema.
    Não precisa comprar outras. é só trocar o rocket para o outro painel que está bom e vê se o problema aparece. Em caso positivo é ele o problema.

  6. #6

    Padrão Re: Noise floor no pop a -84dBm

    Provavelmente quando reinicia fica baixo porque perde todas as conexões, assim que restabelecidas volta a interferência, utiliza caixas herméticas metálicas se for o caso de RB's, se tiver outras antenas perto certifique-se que o lóbulo de irradiação de uma não esteja interferindo na outra, experimente isso desligando uma ou outra alternadamente. Existem antenas com 'abas' que protegem da irradiação lateral, não sei se é o seu caso mas já passamos por isso e foi preciso trocar as antenas pois a 50m da torre em questão havia uma torre da concorrência com 6 antenas aquario de 60 graus configuradas em alta potência e na mesma altura.

    Considere o que os colegas disseram acima, tudo isso irá te ajudar.

  7. #7

    Padrão Re: Noise floor no pop a -84dBm

    Olha, vou me aguentar até quarta, farei os experimntos indicados pelos colegas... acredito ser de um concorrente safado que, sem conseguir conquistar mercado com com competência, reativou um torre antiga com aquelas antenas redondas de 60º da aquário para me prejudicar... como falei antes, tem mais de um ano sem problemas, já troquei os rádios e a mesma coisa... depois de ter visto um funcionário dele na torre antiga, meus problemas começaram... se for verdade, ele vai ver só... sim, ele está auns 150m da minha torre e, justamente no setor afetado.

    Valeu meus amigos, quinta posto aqui o que aconteceu.