+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dica importante sobre AirOS v.5.x

    Caros amigos do Under, hoje de manhã ao fazer minha conferência diária da saúde da rede, presenciei um problema bem chatinho de resolver: do nada, os Rocket M5 da torre e algumas NanoStation de assinantes começaram a apresentar lentidão no acesso (mesmo à porta LAN) e consequente perda de pacotes.

    Imaginei que fosse algum assinante com sinal ruim e verifiquei um por um. Nada, nenhum equipamento com alteração brusca nos parâmetros de qualidade. Imaginei também que pudesse ser problema de alguma versão de firmware, e atualizei para a última versão. Mesma coisa, problema persistia.

    Disparei um teste de ping do meu servidor central para o ip do Rocket e percebi que o problema era intermitente, hora pingava normal e hora a latência subia.

    Comecei a verificar as funções avançadas do AirOS e cheguei em três pontos fundamentais:

    - na guia SERVICES, menu Device Discovery, as funções Enable Discovery e também CDP
    - na guia SYSTEM, menu Firmware Update e menu Device, as funções Check for updates e também Startup Date


    Quando essas funções estão ativadas, o equipamento dispara um comando na rede (inclusive na web) sincronizando dados para identificação remota e para atualização da versão do firmware e da hora local.

    O problema é que essa sincronização gera um tráfego tão intenso no momento da execução que a latência sobe e se perdem pacotes na comunicação do equipamento com a rede.

    Depois que eu desativei essas quatro funções o equipamento parou de apresentar o problema.

    Essa dica se aplica para as versões 5.3.5, 5.5 e também a mais recente, a 5.5.2

    Um abraço a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Dica importante sobre AirOS v.5.x

    Jadir.

    Eu sei que você é safo. Mas vou deixar aqui algumas perguntas e fazer alguns esclarecimentos...

    Já considerou a possibilidade de ser o worm skynet? Alguma versão de firmware mais antiga que 5.3.5?


    Isso que você relatou não faz muito sentido.
    Tem que cuidar porque termina virando lenda urbana. O cara lê teu post, e depois sai repetindo por aí...

    Device Discovery = permite que o aircontrol e discovery tool identifiquem os rádios da rede
    CDP = Cisco Discover Protocol
    Startup Date = liga o rádio com a hora definida ali.

    Check for Firmware Updates = Aqui sim, existe uma possibilidade de causar lentidão se o firmware tem algum bug e fica em loop tentando buscar informação.

    O que difere meus APs dos teus é que apenas a atualização do firmware está desativada nos meus rádios.
    Aqui uso o 5.5.2 e está rodando sem lentidão ou qualquer tipo de problema.


    []'s
    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re:

    Dae Zé, firmeza?

    Cara, acredite eu testei TODOS os aparelhos procurando por esse worm justamente pra não cometer a gafe de postar bobagem. Sobre a versão antiga, eu só tenho aparelhos com o firmware 5.3.5 pra cima. Aliás, depois de hoje tá tudo 5.5 e 5.5.2

    O Startup Date eu acredito que realmente não tenha muito sentido, mas as outras funções eu acredito que possam sim estar influenciando. Digo mais, há uns tempos atrás teve um camarada que relatou que tava com esse mesmo problema na rede, em função dessas funções de device discovery, só que era no computador que ele tinha instalado o Aircontrol.

    Não quero gerar uma lenda urbana não, mas acho que vale a pena analisar bem como funcionam essas funções.

    Abração Zé!

  4. #4

    Padrão Re:

    Beleza Jadir.

    Se está tudo com firmware 5.3.5 pra mais novo, você eliminou a possibilidade do worm.

    Cara, você não tem idéia de quantas pessoas eu ajudo por semana e o problema é causado pelo worm.
    Fica aqui o alerta pra quem ainda usa firmware mais velho do que 5.3.5. O worm existe e detona a rede muito rapidamente.

    É Véião, fica aquela máxima do Linux... Se não pretende usar, não precisa ligar.
    Sabendo a função do botão no firmware, o técnico pode determinar se vai usar ou não o recurso.


    []'s

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Dica importante sobre AirOS v.5.x

    E quem já teve problema do rocket reiniciar ao acessar quando o mesmo está trabalhando em 10mhz? ZéAlves, já viu essa?

  6. #6

    Padrão Re: Dica importante sobre AirOS v.5.x

    Eu já vi de tudo :-)

    Revisa tua fonte, veja se a tomada está montada na polaridade correta, revise cabo de rede, use aterramento no eletroduto metálico de subida do cabeamento na torre... Utilize firmware original ubnt e use a versão mais recente do firmware.

    Por favor entendam que não estou aqui pra defender a Ubiquiti. Mas o equipamento funciona bem até entrar em jogo o nosso querido elemeto carbono hehehe. Quando o ser humano faz sua parte direitinho a "máquina" funciona bem.

    []'s

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Dica importante sobre AirOS v.5.x

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Caros amigos do Under, hoje de manhã ao fazer minha conferência diária da saúde da rede, presenciei um problema bem chatinho de resolver: do nada, os Rocket M5 da torre e algumas NanoStation de assinantes começaram a apresentar lentidão no acesso (mesmo à porta LAN) e consequente perda de pacotes.

    Imaginei que fosse algum assinante com sinal ruim e verifiquei um por um. Nada, nenhum equipamento com alteração brusca nos parâmetros de qualidade. Imaginei também que pudesse ser problema de alguma versão de firmware, e atualizei para a última versão. Mesma coisa, problema persistia.

    Disparei um teste de ping do meu servidor central para o ip do Rocket e percebi que o problema era intermitente, hora pingava normal e hora a latência subia.

    Comecei a verificar as funções avançadas do AirOS e cheguei em três pontos fundamentais:

    - na guia SERVICES, menu Device Discovery, as funções Enable Discovery e também CDP
    - na guia SYSTEM, menu Firmware Update e menu Device, as funções Check for updates e também Startup Date


    Quando essas funções estão ativadas, o equipamento dispara um comando na rede (inclusive na web) sincronizando dados para identificação remota e para atualização da versão do firmware e da hora local.

    O problema é que essa sincronização gera um tráfego tão intenso no momento da execução que a latência sobe e se perdem pacotes na comunicação do equipamento com a rede.

    Depois que eu desativei essas quatro funções o equipamento parou de apresentar o problema.

    Essa dica se aplica para as versões 5.3.5, 5.5 e também a mais recente, a 5.5.2

    Um abraço a todos!
    Ja tive um problema assim. estranho q os equipamentos da ubiquit quando a placa de rede fica no modo auto a velocidade do nada Ela fica em 10mbps e fica lenta, resolvi Colocado fixo em 100mps.

  8. #8

    Padrão Re: Dica importante sobre AirOS v.5.x

    Oi Bruno,

    Se precisou ajustar a velocidade da interface LAN na mão, é indicativo que tem algo errado no cabeamento de rede.

    []'s

    ZéAlves

  9. #9

    Padrão Re:

    Concordo contigo, Zé. Esse problema tá com cara de cabo de rede de alumínio, conector de baixa qualidade ou aqueles switch que só tem 4 pinos.

    Não desmerecendo o seu equipamento, Bruno. Não me entenda mal, por favor.

  10. #10

    Padrão Re: Dica importante sobre AirOS v.5.x

    voce deve estar com outro problema... CDP e esse check-update nao fazem isto..

    provavelmente que, no momento em que vc desativou .. o radio derrubou os clientes e estes reconectaram... talvez o ACK estava alto.. um cliente com problema.. essas coisas

  11. #11

    Padrão Re:

    Também achei que poderia ser isso, Alexandre, mas não havia nenhum problema desse tipo.

    Até agora tá um mistério. O que sei te dizer é que parou o problema.

    Ah, e eu não mexi em nada nos clientes, só atualizei os firmwares depois do problema resolvido.

  12. #12

    Padrão Re: Dica importante sobre AirOS v.5.x

    Brother você tem alguma regra de ICMP para essa faixa de AP's ?
    se não tiver, faça e dê Prioridade a sua Rede de Transporte de dados porque quando o Radio estiver em processo de atualização não perderá pacotes!

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Caros amigos do Under, hoje de manhã ao fazer minha conferência diária da saúde da rede, presenciei um problema bem chatinho de resolver: do nada, os Rocket M5 da torre e algumas NanoStation de assinantes começaram a apresentar lentidão no acesso (mesmo à porta LAN) e consequente perda de pacotes.

    Imaginei que fosse algum assinante com sinal ruim e verifiquei um por um. Nada, nenhum equipamento com alteração brusca nos parâmetros de qualidade. Imaginei também que pudesse ser problema de alguma versão de firmware, e atualizei para a última versão. Mesma coisa, problema persistia.

    Disparei um teste de ping do meu servidor central para o ip do Rocket e percebi que o problema era intermitente, hora pingava normal e hora a latência subia.

    Comecei a verificar as funções avançadas do AirOS e cheguei em três pontos fundamentais:

    - na guia SERVICES, menu Device Discovery, as funções Enable Discovery e também CDP
    - na guia SYSTEM, menu Firmware Update e menu Device, as funções Check for updates e também Startup Date


    Quando essas funções estão ativadas, o equipamento dispara um comando na rede (inclusive na web) sincronizando dados para identificação remota e para atualização da versão do firmware e da hora local.

    O problema é que essa sincronização gera um tráfego tão intenso no momento da execução que a latência sobe e se perdem pacotes na comunicação do equipamento com a rede.

    Depois que eu desativei essas quatro funções o equipamento parou de apresentar o problema.

    Essa dica se aplica para as versões 5.3.5, 5.5 e também a mais recente, a 5.5.2

    Um abraço a todos!
    Última edição por tonflatland; 02-10-2012 às 15:53. Razão: Correção no Post

  13. #13

    Padrão Re:

    Ton, o rádio não estava sendo atualizado.