+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Dois links distintos MK (IPS Válidos e BGP-4)

    Amigos,

    Eu tenho dois roteadores com BGP-4 rodando ips válidos, cada roteador recebe full-routing e encaminham para uma RB. Um roteador em cada porta.

    Mas no MK eu recebo banda nas duas portas, até ai esta perfeito, cada roteador encaminha na sua porta de conexão com a RB.

    O problema esta na saída, pois o roteamento é estático, tenho 2 gateways default (0.0.0.0/0) e quando um roteador cai ou o link de internet desse roteador esta inativo, o MK continua enviando pra ele e eu tenho que ir manualmente e mudar o gateway.

    Preciso fazer uma forma independente do tipo que o link saia pelo mesmo lugar que entrou.

    Exemplo, um determinado pacote entrou pela porta 1 e quando ele for sair, utilizar essa mesma porta como gateway, dessa forma o balanceamento estará perfeito e a redundância também, porque se uma sessão cair, ela não vai mais encaminhar e o fluxo será direcionado pra sessão que esta UP, e o MK vai sair por ela, porque entrou por ela.

    Isso é possível? Fui claro na explicação?

    Obrigado a todos pela ajuda!!!

  2. #2

    Padrão Re: Dois links distintos MK (IPS Válidos e BGP-4)

    mas se usa bgp e tem asn ele vai procurar a rota com menor custo se cair uma ele vai pela outra

  3. #3
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Dois links distintos MK (IPS Válidos e BGP-4)

    Vai ter que fechar IBGP ou OSPF (se nao estou falando besteira) entre os 2 roteadores que recebem o link de cada operadora com roteador que esta ligado nos 2, onde tem o roteamento estatico.

    Meio confuso, mais acho que deu pra entender.

  4. #4

    Padrão Re: Dois links distintos MK (IPS Válidos e BGP-4)

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Vai ter que fechar IBGP ou OSPF (se nao estou falando besteira) entre os 2 roteadores que recebem o link de cada operadora com roteador que esta ligado nos 2, onde tem o roteamento estatico.

    Meio confuso, mais acho que deu pra entender.

    Eu já tentei fazer IBGP ou OSPF mas o problema não esta em queda entre a RB e os roteadores, acontece que o roteador perde a sessão BGP mas o IBGP continua vendo ele como uma rota válida.

    Marcar o que entrou e sair pela mesma placa já resolveria o problema.

    Percebi que existe o Mangle mas não consegui fazer funcionar, ele não será pra isso?

  5. #5
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Dois links distintos MK (IPS Válidos e BGP-4)

    Acho que pelo mangle tem como, nunca tentei pois nao tive necessidade.

    Deve haver alguma forma de que quando a sessão cair em algum dos roteadores, as rotas vinha por ele sair do mk que recebe.
    Mais nao tenho a minima ideia de como fazer isso, sou muito verde no bgp ainda, estou dando os primeiros passos e falta muito pra eu aprender.

    Vamos esperar alguem com mais experiencia pra ver o que dizem.