+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wifi com Qualidade

    Boa tarde, eu trabalho com equipamentos de informática para eventos, vejo que a maioria do pessoal que utilizar Mikrotik são provedores de internet, eu estou com uma solicitação e gostaria da ajuda de vocês.

    Terei um evento para 1.200 pessoas simultaneos no Wifi, tenho uma area de 25 x 40 metros, não é uma area grande, então terei que trabalhar com equipamentos que aguenta vários usuários simultaneos, qual o tipo de equipamento devo utilizar?

    Link: 30Mb Dedicado para todos
    Usuários: 128k (visitante) 256K (expositores) e 512K (produção)

    Visitantes: 400 usuários
    Expositores: 900 usuários
    Produção: 100 usuários

    Hoje eu tenho uma RB1100 e utilizo HotSpot com UserManager para controle de banda dos usuários.

    Navegação: Sites e Emails somente

    Desde já agradeço.

    Obrigado,

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Olá amigo, que evento é este? rapaz vai ter que montar praticamente a mesma estrutura de um mega provedor rsrsrss.

    se não encontrar soluções com os amigos do fórum me add ai que trocamos algumas ideias e conhecimentos.

    abraços e boa sorte ai.

  3. #3

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Esta área de 25x40 é para tudo? Não tem como colocar todo este pessoal nesta área. É mais complicado do que colocar os rádios.

    Quanto aos rádios, eu consideraria que nem todos usam ao mesmo tempo. 500 expositores, vão estar envolvidos na exposição e possivelmente não vão ter tanto tempo para acessar a net.
    100 usuários da produção. pode ser que estes usem mais.
    A nao ser que a exposição seja totalmente dependente da internet. Este detallhe você não contou.

    Como o ambiente é próximo só vai dar para colocar 3 rádios. Canal 1, 6 e 11.
    Modulação em G para permitir um pouco mais de usuários por rádio.
    Não dá para N, porque nem todos notebooks tem N.
    Faz um cálculo que uma RB411AH deve aguentar de 50 a 80 com cartão em G com estes planos.
    Considerando que em G vai passar uns 12 a 15mbps você já calcula quantos usuários vão passar. Em B só passaria tranquilo 3,5mbps.
    Se você tem 30mega, e cada rádio aguentar pouco mais de 10mega, já lota o link, se houver requisição para tudo.
    Então, por este cálculo, se 3 rádios não derem conta, nem o link de 30 mega daria.
    Mas com risco de sobrecarregar o processamento.
    Esta é a visão que tenho do cenário, baseado no que você postou. Outros podem ter uma visão diferente.
    Vamos ver o que o pessoal recomenda.

  4. #4

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Bom dia amigo, bom primeiro lugar como o 1929 falou o lugar é muito pequeno vai parecer hospital publico todo mundo grudado, mais vamos la seguindo os valores que passou de velocidade 30mb vai ser o suficiente pois varia de 128k a 512k, a questão dos rádios pra esse cenário é muito relativo pois o espaço e extremamente pequeno e você já tem uma rb1100 que vai usar hotspot então não precisa complicar muito.
    Agora vai depender do que você esta disposto a gastar mais vamos começar pelo baixo custo pode se usar uma rb433 ou rb433ah por terem processamento bons, e colocar 3 cards cada uma, pode ser G pois o espaço e pequeno como vai usar privado pode usar canais 1,6,9,11 com potencia em torno de 2dbm, e antenas setoriais de 9 ou 12dbi, cada cartão vai ser nessa faixa de mesmo de 50 a 80 usuários simultaneo não mais que isso ou se preferir colocar uma rb600 e usa 4 cartões nela então pelas contas você teria em torno de 21 cartões ai vai de você agora ver o que é mais viável pois é grana pra caramba, ou colocar algo como nanostation m2 que suporta uns 50 usuários simutaneos seria um investimento menor. qualquer duvida posta ai que nós vamos auxiliando. abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Só um adendo, Projeto_Destino. Com 21 cartões neste ambiente, ninguém vai navegar se for para usar várias canalizações.

    Uma coisa que daria para fazer, pensando agora, pode ser uma rede mesh. Porque mesh. Vai ficar tudo num só canal.
    Alguns dos rádios deixa como mesh portal e outros não. Cada mesh portal vai ter saída para internet. E os configurados como mesh mas não portal vão descarregar nos portais.
    Não tenho nem idéia de como seria a latencia, mas a questão de canalização seria resolvida, pois como o mesh trabalha no mesmo canal, quem vai fazer o gerenciamento é o protocolo mesh embutido na RB.
    Mesh +HWMP - Quem vai fazer o gerenciamento de todo o tráfego é o protocolo HWMP.
    O que deveria acontecer? Quando um ap-mesh não puder responder por estar sobrecarregado, o protocolo vai procurar por outro com menor tráfego e direcionar por ali.
    Como seriam vários configurados como "portal" e só estes conectados com o mikrotik centralizador, a tarefa de redistribuir os caminhos fica com os rádios.
    Alguns dizem que o fato de todos os rádios estarem no mesmo canal, isso só já daria muita interferencia. Mas o protocolo HWMP foi feito para gerenciar tudo isso. (em teoria).
    Pois além da interferencia tem outro problema maior ainda que é o choque de pacotes. O protocolo vai gerenciar isto, evitando este choque, pois todo o tráfego é monitorado em tempo real e reorganizado pelo melhor caminho.
    E como sugerido, trabalhar na menor potencia possível.

    Mas só colocando em prática e vendo os resultados é que dá para afirmar alguma coisa, tanto positiva como negativa.

    Eu colocaria 10 RB 411AH e não 433AH. É a mesma, mas com um só cartão.
    Usaria uma antena omni da Airlive que é bem barata.
    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...%20BAND%20OMNI

    Destas 10 RB eu configuraria 5 como gateway (portal).
    Eu não sei como é o prazo para fazer isso funcionar. Se vai dar para fazer muitos testes antecipados ou não. Mas tem relatos de redes mesh wi-fi com milhares de usuários. Tem uma mesh com rádios Meraki tem uma em San Francisco, California com mais de 25 mil usuários.
    E os radinhos são bem singelos. Com RB só pode ficar melhor. O segredo deles é a quantidade de gateway. Lá cada gateway sai por um link adsl. O sujeito pode estar conectado numa ponta da rede e sair por um gateway do outro lado da cidade. Tudo vai depender de como o protocolo acha o melhor caminho.
    Tudo isso ainda é muito novo para nós provedores.

  6. #6

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Ola 1929, isso mesmo, eu não quis dizer que colocaria 21 cartões, citei os 21 pelo calculo dado aos usuários conectados, e pela logica estamos em um lugar que não cabe tudo isso de pessoas mais nem de ir deitando uma em cima da outra, o mais certo seria fazer isso que você disse que acho que é o mais viável pois o Mesh vai funcionar perfeitamente com o protocolo HWMP gerenciaria as conexões e os pacotes que por sinal não ficaria muito bons dentro desse ambiente mais como dizem "vamos ver no que dá". obrigado 1929 e vamos esperar sugestões do pessoal e tambem do próprio interessado.

  7. #7

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Então pessoal, desculpa não responder antes, mais eu estava na reunião agora sobre este projeto. O que acontece!

    Tenho 200 expositores nesta area, eles não se movimentam, só levanta da mesa para almoçar e ir embora, são varias reuniões acontecendo então não tem tempo de passear. Cada expositor tem 03 funcionários (600 pessoas), mas cada expositor tem direito de conectar 05 equipamentos no Wifi, que seria Celular, Ipad e Notebook, até mesmo TV, totalizando 1.000 acessos a 256k/cada.

    Tenho uma média de 200 a 400 convidados/dia, navegando na internet a 128k/cada.

    Tenho o pessoal de produção e credenciamento do evento, mais ou menos 100 pessoas, utlizando 512k/cada.

    Eu não tenho 100% das pessoas ao mesmo tempo, tem hora que o pessoasl está mostrando o site e outros mostrando papel, mas preciso deixar todos 100% conectados o tempo inteiro.

    Hoje eu já tenho no escritório Ubnt Unifi diz que funciona para 100 usuários, tenho 08 peças, iria me ajudar este equipamento?

    Parece loucura mais é a realizade da coisa, alguem comentou de testes, eu tenho 02 dias de testes e 04 dias de evento, os teste acontecem sem ninguem dentro e quando abre as portas não tem mais o que fazer, tem que funcionar.

    Galera, agradeço ajuda de todos, estou precisando de luz, se a melhor forma fazer é Mesh, ou tudo RB ou tudo Unifi, me ajuda quem puder...

    Abraços,

  8. #8

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Eu recebi agora o projeto, metragem está errada, 85x30metros, 2.550 metro quadrado.

  9. #9

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Se você já tem experiencia com o unifi, creio que seria uma saída para esta emergência. Procura mais aqui no forum, pois já li relatos de usuários satisfeitos com o bom desempenho.
    Apesar das especificações dele não citar mesh, ele faz uma rede muito parecida com mesh.

  10. #10

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Bom dia, então instalamos em uma fabrica diversos unifi e gostei do mesmo, pois ele possibilitou colocar varios unifi com o mesmo ssid e o mais interessante que ele foi alternando para o que tinha melhor sinal sem cair, o bom que vc pode gerenciar tudo pela rb1100 pois sem um dhcp antes dele não funciona mesmo, e é uma das possibilidades que vc vai ter. bem lembrado 1929. abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Legal, qual a distancia indicada para trabalhar com esse equipamentos? O pé direito do local é muito alto, então vou colocar em cima dos stands, que tem mais ou menos 2,5m de altura, queria saber se eu colocar nessa altura quantos metros depois eu posso colocar outro equipamento. Obrigado,

  12. #12

    Padrão Re: Wifi com Qualidade

    Citação Postado originalmente por Projeto_Destino Ver Post
    Bom dia, então instalamos em uma fabrica diversos unifi e gostei do mesmo, pois ele possibilitou colocar varios unifi com o mesmo ssid e o mais interessante que ele foi alternando para o que tinha melhor sinal sem cair, o bom que vc pode gerenciar tudo pela rb1100 pois sem um dhcp antes dele não funciona mesmo, e é uma das possibilidades que vc vai ter. bem lembrado 1929. abraço.
    Foi o que pensei. Se ele é um só SSID e mesmo canal, com certeza é um protocolo mesh que é usado. Se não me engano na publicidade dele, a Ubiquti não fala em mesh. Eles podem dar o nome que quiserem.
    Inclusive no forum da Ubiquiti chegou a ser postado uma foto de um Unifi que seria para uso outdoor, muito parecido com um Rocket. Mas não apareceu mais o lançamento desta versão outdoor. Pelo menos ninguém mais falou nisso.
    Num ambiente assim como o proposto só mesmo um mesh para não dar interferência um no outro.

    Editando: Nestes Unifi você já testou para ver o alcance do sinal? Como é uma anteninha integrada e irradiando omni, é perfeito para ambiente internos. Mas externamente, dentro de uma cx hermética de plástico, como ele se comportaria, pelo que você já conhece dele?