+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nagios - Acesso externo

    Pessoal, tenho aqui configurado aqui na empresa o Nagios, ta rodando legal internamente pela url: http://ip_servidor/nagios3

    Estou tentando configurar o acesso para uso externo, fiz um DNAT no firewall apontando para o ip do servidor onde o nagios se encontra, na porta 80.

    Só que quando estou realizando os testes e seto o ip publico do meu firewall, o DNAT até funciona, porém mostrando a pagina default do apache e não a do Nagios.

    Minha dúvida é:
    1- Acessando internamente eu coloco no browser, ip/nagios3 e para acessar de fora coloco ip_publico:8083 que redireciona para o ip do servidor na porta 80. Como posso incluir o acesso externo para abrir a pagina do servidor do nagios?? Seria no apache?

    Alguém poderia compartilhar informações nessa tarefa, agradeço a todos.
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Nagios - Acesso externo

    Você precisa criar um vhost no apache dizendo que, ip é ip/nagios3

    No acesso externo quando ele faz o redirect, ele joga para ip (porta 80 normal...), porém o acesso ao teu nagios é ip/nagios3. Com vhost você resolve isso.

    Outra forma só que gambiarra, é criar um html na raiz (ex.: /var/www/html/index.html) que faz um redirect para ip/nagios3.

  3. #3

    Padrão Re: Nagios - Acesso externo

    Obrigado Felipe, vou tentar aqui com o vhost, nunca fiz, vou tentar aqui e qualquer coisa eu posto, sendo dúvida ou solução.

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Nagios - Acesso externo

    Felipe, andei fazendo uns testes aqui com o virtual host. Adicionei no apache2.conf

    <VirtualHost *:80>
    ServerAdmin [email protected]
    ServerName www.nagios3
    ServerAlias nagios3
    DocumentRoot /var/www
    DirectoryIndex index.php
    <Directory /var/www>
    Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
    Order deny,allow
    Allow from 127.0.0.1
    AllowOverRide all
    </Directory>

    </VirtualHost>

    no hosts
    127.0.0.1 www.nagios3 nagios3


    A minha dúvida é:
    Referente a linha DirectoryIndex o que vou adicionar ai para puxar o http://192.168.1.x/nagios3 ???

    É aqui que estou com dúvida, poderia me ajudar por favor mais uma vez?

    Obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: Nagios - Acesso externo

    Felipe, gostaria de compartilhar a solução do problema para servir para outros colegas. No meu apache eu tinha uma linha chamada:
    # Include the virtual host configurations:
    Include sites-enabled/

    nesta linha eu pego as configurações default do apache, como eu tinha logo abaixo uma linha
    de virtual host que imaginava eu que o problema era com ela, na verdade não era, o problema é que a linha Include acima fazia com que meu apache não enxergasse as linhas do virtual host.
    Decidi então, comentar esta linha acima e apontar o meu DocumentRoot para onde realmente
    eu queria, reiniciei o apache e funcionou lega.

    Espero poder ter ajudado, valeu.