+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Otimizar OSPF - Ajudem

    Salve Galera do under....


    Hoje possuo a seguinte topologia de rede onde:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede OSPF.jpeg
Visualizações:	252
Tamanho: 	21,7 KB
ID:      	39653


    Todos os roteadores numerados são RouterOS (Mikrotik);
    A Comunicação de entre:


    Código :
     
     
     
     
    1 -------- 2 ************ Enlace Mikrotik
    1 -------- 3 ************ Enlace Mikrotik
    2 -------- 3 ************ Cabo de Rede
    2 e 3 ---- Sw *********** Cabo de Rede
     
     
    Após a Switch todas (4, 5, 6 e 7) as interligações são enlaces Mikrotiks e Ubiquits


    Se notarem cada flexa representa uma interligação, sendo assim onde existem duas setas possuo redundância (duas interligações).


    Atualmente possuo OSPF (simples - padrão) gerenciando minha rede configurado:
    * Apenas Area BackBone;
    * Não possuo Loopback;
    * Não Utilizo Autenticação
    * Redistribuo Rotas Estatica e Conectadas (as type 1)
    * As configurações das interfaces esta assim:
    Código :
    (Procurei reduzir o tempo para uma convergencia mais rápida)
     
     
    **** Retransmit Interval -- 3s
    **** Transmit Delay ------- 1s
    **** Hello Interval ------- 5s
    **** Router Dead Interval - 20s


    Agravante:
    O Balanceamento dos roteadores 2 e 3 para os 4, 5, 6 e 7 não são por LoadBalance, mas sim DownLod por um e UpLoad por outro, sendo assim, o UpLoad consegui acertar tranquilo através dos custos de saída, porém o DownLoad tive que apelar para rotas estáticas com script para desativa-las caso caiam e o OSPF assuma pois o custo de Saida dos roteadores 2 e 3 sempre serão iguas para todos os enlaces devido estarem ligados a Switch Gerenciável.




    Proposta: Otimizar OSPF.
    Como posso fazer minha rede conversar OSPF puro?
    Como posso otimizar a rede de maneira mais eficiente?
    Quais seriam as boas práticas que devo indespensávelmente utilizar?


    Sou grato a todos a aguardo contribuições.


    Saudações.

  2. #2

    Padrão Re: Otimizar OSPF - Ajudem

    Galera ... mesmo que alguém não tiver uma ideia da solução completa para a situação não tem problema, podemos nos unir e chegar a uma solução com conjunto de ideias e opiniões.

    Aguardo colaborações.

    Saudações

  3. #3

    Padrão Re: Otimizar OSPF - Ajudem

    Vamos lá galera, esse não é um tópico tipo "missão impossível" se consideramos o conhecimento dos participantes.

    continuo aguardando ....

  4. #4

    Padrão Re: Otimizar OSPF - Ajudem

    Boa tarde.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Atualmente possuo OSPF (simples - padrão) gerenciando minha rede configurado:
    * Apenas Area BackBone;
    * Não possuo Loopback;
    * Não Utilizo Autenticação
    * Redistribuo Rotas Estatica e Conectadas (as type 1)
    Vou usar uma frase do sargento Rocha, em Tropa de Elite I:

    "Soldado, se você quer rir, tem que fazer rir!"

    Se quer ajuda, ao comunidade Under-Linux é bastante colaborativa, e tem bastante gente querendo ajudar, mas você precisa se ajudar também. Tem muita coisa errada na sua implementação OSPF, e que pode desencorajar a ajuda por parte dos demais membros.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Não possuo Loopback
    Você precisa de interface loopback. Tem um tópico[1] gigante abordando a falta do loopback. Tem até um usuário que não sabia a importância do loopback, e depois que aprendeu, nesse tópico, fez um vídeo[2].

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Não Utilizo Autenticação
    Você deve[1] usar autenticação no OSPF. Tem vídeo[3] do MUM falando sobre a importância da autenticação.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Redistribuo Rotas Estatica e Conectadas (as type 1)
    Não redistribua rotas estáticas nem conectadas. Tem explicação em outro tópico[4], abordando os iminentes problemas. Tem explicação da Cisco[5] também.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Vamos lá galera, esse não é um tópico tipo "missão impossível" se consideramos o conhecimento dos participantes.
    Missão impossível não é. Mas tem requisitos invariáveis e determinantes.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Sou grato a todos a aguardo contribuições.
    Espero ter contribuido positivamente. Depois que acertar esses erros básicos de implementação, aposto terá bastante gente contribuindo aqui


    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-quando-cai-nao-volta-rotas-159445/#post640420
    [2] https://under-linux.org/f343/o-porque-da-interface-loopback-160491/#post643261
    [3] http://www.tiktube.com/index.php?video=nEfn3aJHaKGqEmmKnLnzEzCunlDolDoH=
    [4] https://under-linux.org/f97/redistribuir-rotas-nulas-com-roteamento-dinamico-ospf-153931/
    [5] http://www.cisco.com/en/US/tech/tk365

    Saudações,

    Trober

  5. #5

    Padrão Re: Otimizar OSPF - Ajudem

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    ... Se quer ajuda, ao comunidade Under-Linux é bastante colaborativa, e tem bastante gente querendo ajudar, mas você precisa se ajudar também. Tem muita coisa errada na sua implementação OSPF, e que pode desencorajar a ajuda por parte dos demais membros...
    Trober

    Caro Trober. Sou mui grato pela sua colaboração e pode ter certeza que é de grande ajuda.


    Deixe me explicar um pouco:
    Minha rede teve inicio como todos as demais (rotas estáticas) e quando chegou a determinado patamar de crescimento surgiu-se a necessidade do roteamento dinâmico (OSPF) porém, como toda implementação feita na unha sem muito conhecimento, assim foi feita, mas após esse momento veio o crescimento que acabou seguindo o "padrão" já iniciado.


    Agora com um pouco mais de conhecimento (mesmo ainda sem cursos) caiu no entendimento a necessidade de regularizar ao quesitos mínimos necessários para um OSPF realmente estabilizado.


    Andei sim lendo bastante esses tópicos referentes a OSPF e vi como muito distante estou das boas práticas e devido a esta distancia, resolvi antes de sair já tentando consertar tudo pedir as vossas opiniões para que eu possa dar início a uma restruturação planejada.


    LoopBack ----------------------------------------------------- Fácil implantação
    Autenticação ------------------------------------------------- Não será de grande problema
    Deixar de anunciar as rotas estátias e conectadas ------------ Será um pouco árduo e trabalhoso mas também possível


    Todo acima afirmo pelo fato de ter montado um laboratório replicando minha rede para testes.


    Se o caso para ter um rede "regular" são necessários apenas estes três quesitos acima, então não terei muita dificuldade para regularizar, mas a grande jogada não são os problemas na quais já citei mas sim os que não ainda percebi.


    Como tudo que esta em processo de implementação, primeiro estou fazendo na minha rede replicada em laboratório, vamos partir então de um novo ponto.


    LoopBack ----------------------------------------------------- Implantada
    Autenticação ------------------------------------------------- Implantada
    Deixar de anunciar as rotas estátias e conectadas ------------ Implantada


    Ficando agora:
    * Apenas Area BackBone;
    * As configurações das interfaces esta assim:
    Código :
    (Procurei reduzir o tempo para uma convergencia mais rápida)
     
    **** Retransmit Interval -- 3s
    **** Transmit Delay ------- 1s
    **** Hello Interval ------- 5s
    **** Router Dead Interval - 20s


    *Agravante:
    O Balanceamento dos roteadores 2 e 3 para os 4, 5, 6 e 7 não são por LoadBalance, mas sim DownLod por um e UpLoad por outro, sendo assim, o UpLoad consegui acertar tranquilo através dos custos de saída, porém o DownLoad tive que apelar para rotas estáticas com script para desativa-las caso caiam e o OSPF assuma pois o custo de Saida dos roteadores 2 e 3 sempre serão iguas para todos os enlaces devido estarem ligados a Switch Gerenciável.


    Acho que agora ficou mais suscinto.


    Obrigado Trober pela colaboração e vamos ver se conseguimos progredir melhor agora.


    Saudações