Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Amigos e colegas do Under, tive que fazer um enlace de 3.5km para chegada eu meu link de um novo fornecedor. Para esse enlace, utilizei um par de Nano Bridge M5 de 25dbi, a intensidade de sinal está fechado em -60dbm, visada direta e limpa. O problema é que no teste de banda do Nano Bridge, bem como em outros que utilizam o protocolo UDP a banda está passando bem. No entando, quando vou fazer testes por outros meios que utilizam TCP a banda não passa, principalmente o Upload não chega aos 5MB e o download com muita sorte chega aos 20mb (e como todos sabem, TCP é o que vale mesmo na prática).

    Dados da conexão:
    Sinal: -60dBm
    CCQ está em 98%.
    Noise Floor em -94dBm.


    Providências e testes já realizados:

    - já testei no switch onde a Nano Bridge AP está ligada, a banda chega toda topada;
    - já mudei varias vezes os canais, inclusive utilizando o Compliance Test, mas a melhora é insignificante;
    - já desativei o AirMax, melhorou um pouco, mas nada demais;
    - já utilizei em 30mhz ao invés de 40mhz, mas nenhum progresso;
    - já verifiquei o alinhamento, está tudo certo, se mexer o sinal baixa;
    - já refiz os cabos de rede, inclusive utilizando crossover;
    - já ativei o No Ack for PTP (piorou);
    - Ack setado automatico, não melhorou, retornei para manual;

    DETALHE: tenho um amigo passando pelo mesmo problema, também utilza o mesmo equipamento, só que com distância menor.

    Peço a ajuda dos amigos mais experientes para sair desse problema.

    Agradeço desde já a ateção dispensada.

    Segue um print:

    Anexo 39738

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Eu vi que voce configurou o ganho da antena, 25dBi. E a potência do rádio, como está? Lembre-se que 3,5km é muito perto para duas antenas de 25dBi, portanto quanto menos potência menor.
    Faz uns testes diminuindo a potência pra ver como fica.
    Outra coisa. Confirma se a instalação elétrica esta com o positivo no local correto da tomada. O ZéAlves (Granlabor) relatou um caso em que havia problema de banda com o positivo da tomada errado. Quando corrigiu isso, o problema foi resolvido.

  3. #3

    Thumbs down Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Eu vi que voce configurou o ganho da antena, 25dBi. E a potência do rádio, como está? Lembre-se que 3,5km é muito perto para duas antenas de 25dBi, portanto quanto menos potência menor.
    Faz uns testes diminuindo a potência pra ver como fica.
    Carlos, o que está setado em 25dBi é o ganho da Antena, o Nano Bridge M5 só dá opção de 22, 25 e No Specified. Eu já fiz o teste baixando a potência, o melhor que ficou infelizmente foi como está, em 22dBm.

    Outra coisa. Confirma se a instalação elétrica esta com o positivo no local correto da tomada. O ZéAlves (Granlabor) relatou um caso em que havia problema de banda com o positivo da tomada errado. Quando corrigiu isso, o problema foi resolvido.
    Seguindo seu conselho, acabo de fazer isso, mas nenhum progresso, o problema persiste.

    Obrigado pelas orientações Carlos.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Seu alinhamento ou está fora ou sua visada não eh perfeita.
    Com esse equipamento com a potência padrão o sinal deverá ficar abaixo de -50.

    Usei do Nanobridge de 25 para 25km e o sinal era -62.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Seu alinhamento ou está fora ou sua visada não eh perfeita.
    Com esse equipamento com a potência padrão o sinal deverá ficar abaixo de -50.

    Usei do Nanobridge de 25 para 25km e o sinal era -62.
    Rapaz, pode até ser, mas já mexi muito em alinhamento, para qualquer direção que vire o sinal baixa, uma coisa que deve ser observada é a poluição, a cidade aqui é bastante poluída em 5.8ghz.

    Eu também tenho um enlace com Nano Bridge de 22, de 5km, com sinal -57dBm, toughpout perfeito, 60mb, mas isso é em um local onde a poluição na faixa é muito pouca, quase zero.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Olha só: você está com muita potência para a distância que está usando. Estou com um par de NB 25 em 4km usando 8Dbm de potência. O que me parece aí é que a poluição está te atrapalhando bastante. Então, use alguns adventos do UBNT! Já experimentou o channel shifting? Ele aumenta a frequência em alguns Mhz e foge um pouco da interferência. Teste canal por canal. Use 20Mhz ao invés de 40, pois visto a distância ser pequena e seu ganho de antena grande, um vai compensar o outro e não vai ter perda de Troughput. Comunique-nos sobre os feitos.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  7. #7
    Avatar de rosinei
    Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    Santo Amaro da Imperatriz
    Posts
    22

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Olá

    Amigo, fecha esse link com 2 APC 5M-18 e esqueça os problemas, terá uma banda de no mínimo 150Mbps agregado.

    Visite o site http://redesoutdoor.intelbras.com.br

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Olá amigo, te digo por experiência própria, a maioria dos equipamentos da ubiquiti não passa mais de 20 MB de banda TCP porque eles não tem processamento para isso, inclusive o próprio teste de velocidade da ubnt é de Banda UDP, você mesmo pode fazer a verificação que a banda UDP fica lá em cima mais a TCP que é o bom não passa disso. O conselho para você é utilizar um equipamento mais robusto como o amigo acima já disse, que tenha um melhor desempenho de processamento.

  9. #9

    Smile Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Faz o seguinte. Retira a especificação da antena. Deixa como "Not specified" que o Output power vai ficar liberado para você mexer nele a vontade. Aí você configura um valor pequeno e vai ajustando a potência. Lembre-se de ajustar dos dois lados. Não adianta deixar um lado com pouca potência e o outro fritando os passarinhos que passam na frente. rss

    Você já conferiu a visada? 3,5km é muito perto. Com um bom binóculo você faz uma varredura legal do espaço por onde seu link passa. Claro, não se esqueça da Zona de Fressnel. Sem ela seu link não vai ficar bom de jeito nenhum.

  10. #10

    Lightbulb Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por rosinei Ver Post
    Olá
    Amigo, fecha esse link com 2 APC 5M-18 e esqueça os problemas, terá uma banda de no mínimo 150Mbps agregado.
    Visite o site http://redesoutdoor.intelbras.com.br
    Boa idéia, obrigado!

    Citação Postado originalmente por aryclivedsmoraes Ver Post
    Olá amigo, te digo por experiência própria, a maioria dos equipamentos da ubiquiti não passa mais de 20 MB de banda TCP porque eles não tem processamento para isso, inclusive o próprio teste de velocidade da ubnt é de Banda UDP, você mesmo pode fazer a verificação que a banda UDP fica lá em cima mais a TCP que é o bom não passa disso. O conselho para você é utilizar um equipamento mais robusto como o amigo acima já disse, que tenha um melhor desempenho de processamento.
    Concordo contigo, como citei acima o teste da Ubiquiti trabalha mesmo com UDP, ou seja, um tipo de enganação

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Faz o seguinte. Retira a especificação da antena. Deixa como "Not specified" que o Output power vai ficar liberado para você mexer nele a vontade. Aí você configura um valor pequeno e vai ajustando a potência. Lembre-se de ajustar dos dois lados. Não adianta deixar um lado com pouca potência e o outro fritando os passarinhos que passam na frente. rss

    Você já conferiu a visada? 3,5km é muito perto. Com um bom binóculo você faz uma varredura legal do espaço por onde seu link passa. Claro, não se esqueça da Zona de Fressnel. Sem ela seu link não vai ficar bom de jeito nenhum.
    Sim Carlos, a visada é perfeita, não precisa nem de binóculo, é dentro da cidade e são 2 pontos altos, dá pra ver a "olho nú". Quanto a questão do Oitput power, já fiz isso, não houve melhora.

    Valew!

  11. #11

    Red face Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por aryclivedsmoraes Ver Post
    Olá amigo, te digo por experiência própria, a maioria dos equipamentos da ubiquiti não passa mais de 20 MB de banda TCP porque eles não tem processamento para isso, inclusive o próprio teste de velocidade da ubnt é de Banda UDP, você mesmo pode fazer a verificação que a banda UDP fica lá em cima mais a TCP que é o bom não passa disso. O conselho para você é utilizar um equipamento mais robusto como o amigo acima já disse, que tenha um melhor desempenho de processamento.
    Fiz um alinhamento, o sinal melhorou 1 ponto, ficou em -59, essa questão de sinal é relativo, sinal = ruído, tenho outro PTP de 25KM com a potência em dafault (17db) com Rocket e Dish 30dB, com sinal de -59 também, muita coisa faz diferença nisso, coisas como Canal, poluição, tipo de antena + tipo de transmissor.

    O alinhamento está bom, melhor que isso não conseguimos.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Eu ainda sou um grande defensor da Ubiquiti, mas o que tenho observado em muitos casos, é que tem pessoas que não estudam, não procuram saber da tecnologia, dos teste realizados pela empresa, ai por contar com a facilidade, que a mesmo oferece compram o equipamento, coloca na torre, balança pro lado, e pra outro, pra baixo e pra cima, " Ai pessoal esta alinhado, passando 180Mb, é nois na fita" pronto, o caos esta implantado.

    Não estou falando que o caso do amigo, não!

    Mas o meu conselho ai neste caso, seria baixar a potencia, depois usar uma canalização menor, 20, ou 10Mhz, observar, se de fato esta bem alinhada, pois esta antena é bem potente para esta distancia, faça teste de transferência de arquivo pela rede de uma ponta pra outra, e observe como irá se comportar, depois disto se não resolver amigo, posta aqui o resultado dos teste, tira foto de suas instalações pra gente ver aqui, se tiver como filmar melhor ainda. Ou detalhe, seria você realizar o downgrade da versão caso seja a 5.5.2 pra 5.3.5.

    Caso não consiga, vc coloca o intelBras ai, que é um equipamento fantástico também.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Ola amigo, fale me mais desse equipamento voce utiliza ele ai?
    Tenho que montar um PTP e quero que passe no minimo 60Mbps e estava pensando em utilizar Mikrotik em vez de UBIQUIT, não dizendo mau da UBNT mas sim pelo gerenciamento que eu teria usando MK e tambem o nivel de processamento.

    O que me diria desse Intelbras e sobre o MK qual seria a melhor opção entre eles?

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    amigo conseguio melhorar seu enlace?

    estou com problema semelhante com 2 nanagrid 25dbi

  15. #15

    Thumbs up Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por jpaulo96 Ver Post
    amigo conseguio melhorar seu enlace?

    estou com problema semelhante com 2 nanagrid 25dbi
    Consegui JPaulo, de forma engraçada!

    Substituí um dos Nano Bridge de 25DB, por uma Antena Aquario de 24db (disco) com um Bullet M5. Ironicamente o enlace ficou passando mais de 30MB (embora esteja em um lugar bastante poluído). Em outro lugar que havia uma situação semelhante, resolvi desativando o AirMax.

    Isso deve ser algum Bug na configuração de 2x2, Embora eu tenha enlaces de até 35KM com Rocket, com praticamente a mesma configuração e não tenho esse ou outros problemas.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Ola amigos!
    Só pra relatar aqui montei o enlace 3Km com os intelbras APC 5M18.
    Esta chegando aqui 60Mbps de down depois de muito sofrimento, mas aqui a poluição é um absourdo. A intelbras tem um sistema de anallise de espectro meu Deus quase cai pra tras quando vi o nivel de poluição.
    Antena alinhadinha sinal ficou em -58 só que aqui estou sofrendo um pequeno problema.
    O canal utilizado usa DFS ou seja as vezes eu via que não estava passando banda quando fui ver a antena tinha mudado de canal sozinho, ai intendi que essa é a função do DFS ele muda voce de canal quando tem algum outro equipamento de carater primario usando a determinada frequencia.
    Dos amigos aqui alguem ja desativou essa opção, os mais experientes aqui qual o risco de deixar essa opção desativada quanto a possiveis problemas com a ANATEL já que nao sei que equipamentos são esses primarios, o suporte da intelbras disse que tem aviões que usam esses canais ja pensou derrubar um avião kkk

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Consegui JPaulo, de forma engraçada!

    Substituí um dos Nano Bridge de 25DB, por uma Antena Aquario de 24db (disco) com um Bullet M5. Ironicamente o enlace ficou passando mais de 30MB (embora esteja em um lugar bastante poluído). Em outro lugar que havia uma situação semelhante, resolvi desativando o AirMax.

    Isso deve ser algum Bug na configuração de 2x2, Embora eu tenha enlaces de até 35KM com Rocket, com praticamente a mesma configuração e não tenho esse ou outros problemas.

    Já que tocou no assunto, vou te falar, em um ptp com duas airgrid de 27 dbi tive problema parecido. Duas BulletM5 com antenas de grade de 27 dbi Hyperlink resolveram o problema, confio muito mais em bullet do que em airgrid ou nanobridge.

  18. #18

    Post Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Compartilhando mais experiências...

    Substituí o enlace por 2 Antenas Maxx Gain de 30dbi com 2 APC 5M da Intelbras. Sei que o custo sobe bastante, mas compensa!

    O enlace hoje passa com tranquilidade 70MB Full (isso foi o que tive como testar, pode até passar mais), sem alterar a latência de ping.

    Detalhe: as antenas estão no mesmo lugar, com o mesmo alinhamento, estou muito satisfeito com os APC.

    Sei que ainda pode melhorar se colocar um par de Radome Shield, mas ainda está muito caro, geralmente mais caro do que a antena.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Compartilhando mais experiências...

    Substituí o enlace por 2 Antenas Maxx Gain de 30dbi com 2 APC 5M da Intelbras. Sei que o custo sobe bastante, mas compensa!

    O enlace hoje passa com tranquilidade 70MB Full (isso foi o que tive como testar, pode até passar mais), sem alterar a latência de ping.

    Detalhe: as antenas estão no mesmo lugar, com o mesmo alinhamento, estou muito satisfeito com os APC.

    Sei que ainda pode melhorar se colocar um par de Radome Shield, mas ainda está muito caro, geralmente mais caro do que a antena.
    Voce já viu o video do Zé ALves sobre as Radome?

  20. #20

    Thumbs up Re: Enlace de 3.5km com Nano Bridge M5 não passa Banda TCP

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Voce já viu o video do Zé ALves sobre as Radome?
    Vi fotos SALVATO, o video mesmo não. Mas vou pesquisar por eles. Obrigado!