+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Boas Práticas / Economia de Banda.

    Boa tarde Pessoal.

    Abri este tópico afim de discutir sobre boas praticas ou melhorias para se prepararmos para as transmissão online e economia de banda.

    Bom, segue uma coisa que sempre quis usar, estudei bastante mas nunca coloquei em pratica "produção" apenas em laboratório.
    Vou falar sobre Multicast "wikipedia tem material legal".

    Mas em resumo, o objetivo do protocolo Multicast é basicamente pegar todas transmissões em Stream aovivo (radio ou vídeo tanto faz, e distribuir entre os pontos (rede interna), sem necessidade de buscar a informação novamente no site ou provedor de Stream, assim economizando Banda no ISP.

    Bom me adiantando a demanda de transmissão online resolvi fazer testes com o protocolo.
    Montei dois ambientes, uma rede bridge e outra roteada.

    Senário em bridge:
    Montei uma rede com 2 mikrotik, um fazendo o papel do ISP, e o outro sendo o hotspot com 3 usuários conectados.
    Não achei muita vantagem neste modelo, o protocolo Multicast faz seu papel, pois a economia de link existe no ISP, mas satura todo o enlace até chegar nos 3 Usuários conectados, o pior de tudo, que irá saturar os encelaces com a mesma informação para ambos.

    Senário Roteado:
    Montei uma rede com 2 mikrotik, um fazendo o papel do ISP, e o outro sendo um concentrador PPPOE com OSPF, com 3 usuários conectados.
    Neste modelo vi um ganho muito interessante, a economia de banda no ISP é a mesma do modelo Bridge, os 2 se equivalem, o grande ganho, foi que não saturei o meu enlace com o mesmo tipo de informação para os usuarios, pois o Concentrador tratou de repassar apenas na ultima ponta para os 3 clientes a mesma informação, assim sendo, no enlace apenas uma informação foi transmitida e o Concentrador compartilhou para os clientes, em uma conta boba, tive 66% de economia de banda e infra estrutura.

    Nos teste em Bridge não houve aumento de processamento no enlace nem no hotspot.

    No teste Roteador não houve aumento de processamento no enlace, porem no Concentrador houve uma variação de uns 10%.


    Sei que fui superficial em tudo, posso até ter errado ao falar do Multicast, mas segue a dica.

    Caso alguém tenha algum outro tema , tecnologia que fossa agregar melhoria , economia etc... posta ai, vamos discutindo para melhor nossas redes e preparar para a parte multimídia aovivo na internet.

    Obrigado !
    Última edição por ItapeAlan; 16-10-2012 às 16:23.

  2. #2

    Padrão Re: Boas Práticas / Economia de Banda.

    Não entendi bem onde você iria aplicar
    .
    Multicast é quando transmite 1 para muitos. No caso seria um servidor de streaming com o conteúdo sendo transmitido ao mesmo tempo para todos os clientes.

    Mas este não é o cenário natural que encontramos entre os clientes. Cada um vai acessar o que quer. Daí é transmissão Unicast.
    O Multicast seria apropriado se tiver por ex. um servidor com filmes e que seriam transmitidos em horários pré-determinados como uma grade de programação. Ou então, transmissão de eventos ao vivo

    Mais apropriado com objetivo de economizar banda, seria então um bom cache. Economiza banda externa, e melhora o aproveitamento da banda interna da sua rede.