+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    Olá Unders, Gostaria de Informações sobre o Kit Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI com Rocket M5.
    A Duvida é, no caso do cliente q possuir CPE Tp-link 5.8ghz, ele poderá conectar normalmente na minha rede?
    Com AirMax? Existe canais no rocket q não existe do tp-link ou em outros? ou a frequencia 5.8 é Geral para todos os aparelhos q trabalham na frenquencia?

    Desde já Agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    amigo não sou tão experiente quanto muitos aqui, porém com o rocket m5, não ira conectar nem a propriedade airmax será possível utilizar, usando rb e cartões vc consegue conectar o tp link ao base station, porém continua sem usar o sistema airmax.

    valeu se eu estiver errado alguém me corrija estou tentando ajudar =^.^= !

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    Citação Postado originalmente por hizunspire Ver Post
    amigo não sou tão experiente quanto muitos aqui, porém com o rocket m5, não ira conectar nem a propriedade airmax será possível utilizar, usando rb e cartões vc consegue conectar o tp link ao base station, porém continua sem usar o sistema airmax.

    valeu se eu estiver errado alguém me corrija estou tentando ajudar =^.^= !
    Nesse caso, mesmo se eu desativar o Airmax? sendo q não o que pode me aconselhar, painel hyperlink 17dbi + bullet m5 no caso aguenta 30 clientes simuntaneos sendo 50% deles com planos de 5 mb e o restante usando 2mb? terei algum problema?

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    Citação Postado originalmente por hizunspire Ver Post
    amigo não sou tão experiente quanto muitos aqui, porém com o rocket m5, não ira conectar nem a propriedade airmax será possível utilizar, usando rb e cartões vc consegue conectar o tp link ao base station, porém continua sem usar o sistema airmax.

    valeu se eu estiver errado alguém me corrija estou tentando ajudar =^.^= !
    Em partes nosso amigo tem razão!
    Vamos lá.
    Airmax é uma tecnologia proprietária da ubiquiti.
    Nstreme é um protocolo proprietário MikroTik.
    iPollrotocolo proprietário que organiza o tráfego da rede Intelbras

    O que estes protocolos possuem em comum? todos utilizam o conceito TDMA. Agregando ao radio maior robustez.

    Outro conceito que deve ser seguido a risca, principalmente em se tratando de redes wireless, jamais misture equipamentos de fabricantes diferentes em uma rede, isso é um veneno, vai ai uma dica básica que se ver em qualquer curso de rede.

    Ok!

    Como cada fabricante possui um padrão X proprietário, ele o fabricante, entende que nos projetistas de redes iremos utilizar toda a infra que eles produzem, o que nem sempre é verdade, é um tal de colocar uma marcar x, uma marcar y comprar tal equipamento direto da china por que no site, e um amigo meu que mora no oriente médio usa e fala que é bom, beleza! mas quando vai configurar é um grande aborrecimento, ai começa a falar mau do equipamento, do fabricante etc.

    O rocket é o radio que se usa com a Basestation, aqui no radio você deverá escolher um canal de operação, mais a frequência deixa em 20Mhz que é justamente o recomendado, mas se poder deixar em 10Mhz melhor.

    O equipamento que vc esta querendo conetar tem que ser é claro 5.8Ghz, esta configurado modo "Estação" estar na mesma no mesmo canal, etc. você consegue conectar se obedecer estes critérios, mas se o Airmax, no caso de ubiquiti estiver habilitado, como o equipamento que você esta tentando ingressar em sua rede não sabe que protocolo é este infelizmente ele não irá conectar.

    Biorazzard como assim não posso colocar equipamentos diferentes em uma rede wireless.
    Boas praticas, a sua rede pode ter o equipamento que vc quiser, mas sempre tenha em mente o conceito Dividir para conquistar, se você tem uma torre, e usa Mikrotik para distribuir o sinal para os clientes, é justo que você use todos equipamentos no cliente Mikrotik, vai ficar caro? sim vai, mas a qualidade será maior. Se montar uma segunda torre, e usar Ubiquiti, o ideal será colocar todos clientes desta torre equipamentos ubiquiti, e se montar uma terceira torre usando basestation da Intelbras, o recomendado é usar nos clientes desta torre equipamentos intelbras, haja visto que cada marca usa seu protocolo tirando o máximo de proveito da tecnologia.

    Este é um ponto de vista que defendo, mas não sou dono da verdade, os amigos mais sábios podem comentar melhor sobre isto.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    Citação Postado originalmente por s4gr4do Ver Post
    Nesse caso, mesmo se eu desativar o Airmax? sendo q não o que pode me aconselhar, painel hyperlink 17dbi + bullet m5 no caso aguenta 30 clientes simuntaneos sendo 50% deles com planos de 5 mb e o restante usando 2mb? terei algum problema?
    Amigão, para distribuir isso ai com 5Mb de qualidade para 15 pessoas somente usando um deste protocolos ai, vou falar do AirMax pois é que uso, se não for Mimo, Mais TDMA, vc vai conseguir montar uma grande porcaria ai, não gaste dinheiro e tempo atoa, coloca ai Basesation + rockt, e nos clientes coloque Nanosation M5 nos mais distante, nos mais próximos da base Nano Loco M5. É claro que um monte de pessoas irá falar que não é a melhor solução, escolha uma das três que falei, Mikrotik, Ubiquiti, ou IntelBras, eu vou de ubiquiti por causa do preço, e por conseguir ótimos matérias aqui no fórum mesmo, o cara que mais entende de Ubiquiti aqui é o Zé Alves, veja ai o site dele http://www.granlabor.com/

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    Certo Amigo, Agradeço a sua informação foi util pra mim, me diga posso usar AIRMAX BASESTATION 5G16-120 16DBI 120GRAUS UBIQUITI, sendo q os meus clientes mais longe atinge no max 1.5km, nesse caso irei trabalhar somente com ubiquiti certo? Pesquisando informações sobre ubiquiti, notei q tem gente não muito satisfeito com o ''Airmax'', o q tem de desvantagem nessa tecnologia?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Amigão, para distribuir isso ai com 5Mb de qualidade para 15 pessoas somente usando um deste protocolos ai, vou falar do AirMax pois é que uso, se não for Mimo, Mais TDMA, vc vai conseguir montar uma grande porcaria ai, não gaste dinheiro e tempo atoa, coloca ai Basesation + rockt, e nos clientes coloque Nanosation M5 nos mais distante, nos mais próximos da base Nano Loco M5. É claro que um monte de pessoas irá falar que não é a melhor solução, escolha uma das três que falei, Mikrotik, Ubiquiti, ou IntelBras, eu vou de ubiquiti por causa do preço, e por conseguir ótimos matérias aqui no fórum mesmo, o cara que mais entende de Ubiquiti aqui é o Zé Alves, veja ai o site dele http://www.granlabor.com/

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    amigo eu uso o airmax aqui em um pop ta redondinho clientes a 2,5 km sem perdas, os equipamentos são bons, agora é certo que nenhum faz milagre.
    um exemplo se 1,5 km que estão maximo seus clientes o cliente que está a 600 mts vai obter um ack, vai ta redondo e não adianta o cara tentar pegar 1 cliente a 2 km com snr ruim gerando um ack horroroso dentro da rede assim prejudicando o carinha q está com o sinal 100% entende.

    tudo é questão de estudar o ambiente, que vc vai encontrar, mas ninguém melhor que o Nosso professor Zé Alves.

  8. #8

    Question Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Em partes nosso amigo tem razão!
    Vamos lá.
    Airmax é uma tecnologia proprietária da ubiquiti.
    Nstreme é um protocolo proprietário MikroTik.
    iPollrotocolo proprietário que organiza o tráfego da rede Intelbras
    Me lembrei dos primórdios das redes, onde a IBM tinha uma tecnologia, a Novell tinha outra, os Unix eram um outro mundo e todo administrador de rede se via em maus lençóis quando tinha que colocar um equipamento novo na rede, pois estava sempre preso a um fabricante.
    Até que veio o TCP/IP para integrar redes heterogêneas e nos salvar. E foi só aí que a coisa se expandiu, chegando ao que temos hoje.
    E aí fica uma pergunta: será que em algum momento os rádios da Ubiquiti irão se conectar no Nstreme e os Mikrotik no Airmax? Ou vamos continuar a volta ao passado, ficando presos em protocolos proprietários?

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre Basestation 5.8Ghz 120º 19DBI.

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Me lembrei dos primórdios das redes, onde a IBM tinha uma tecnologia, a Novell tinha outra, os Unix eram um outro mundo e todo administrador de rede se via em maus lençóis quando tinha que colocar um equipamento novo na rede, pois estava sempre preso a um fabricante.
    Até que veio o TCP/IP para integrar redes heterogêneas e nos salvar. E foi só aí que a coisa se expandiu, chegando ao que temos hoje.
    E aí fica uma pergunta: será que em algum momento os rádios da Ubiquiti irão se conectar no Nstreme e os Mikrotik no Airmax? Ou vamos continuar a volta ao passado, ficando presos em protocolos proprietários?
    Já mais bro, a não ser se a Mikrotik liberar um SDK, para desenvolvimento abrindo assim a sua plataforma, mas ainda assim é bem complicado. Tem que entender que não ha nada de errado em protocolos proprietario.
    Nos primordios da computação de fato tinhamos estes problemas ai falados, mas isso não esta preso ao passado hoje isso é normal. Mas existe algumas soluções que permitir sim um conversar com o outro, mas isso não significa que o protocolo SNA, converser com TCP\IP, existe caminhos, e protocolos implementados que estabelece esta comunicação.

    Uma boa pratica ao meu entender, e de alguns Mestres que tenho contato, é justamente o cenário que propus anteriormente