+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 10Km

    Boa Noite a Todos do Forum

    Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos sobre qual material usar para fazer um enlace de 10KM com ótima qualidade, tenho uma boa visada, vou passar no máximo 30Mb.
    De já grato.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Ola amigo boa noite.

    Enlace de 10 km da para fechar com diversos equipamentos, até com Nanobridge 22dbi vc fecha, mas claro a banda baixa.
    Tenho enlace p/ uma repetidora com poucos clientes usando NB 25 dbi 11km, sinal em -68, agregrado de 25Mbps.
    Obs deixe o equipamento em modo Ap com wds do lado que sai o link, pois notasse que o tx nesse caso tem up maior.

    Temos outro ptp, de 19km com rocket +dish 30dbi, agregrado de 50Mbps. sinal em -48.

    Agora sobre equipamentos custo beneficio aconcelho o uso de rocket com disco da wavelan, esses discos da wavelan são bons e preço muito acessivel.

    O valor de uma dish de 34 dbi quase vc compra 2 disco de 34 dbi da wavelan.

    att
    Edmar

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 10Km

    cara se vc for colocar um dish coloca no minimo esta aqui
    Antena Dish Maxx Gain dupla polarização Mimo 2x2

    Eu na verdade sou mais gastar um pouco e pegar um dish da propria ubiquiti, mas posso te garantir que com a nanobridge 22, ou 25 vc passa este link ai com folga e qualidade.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Então, no caso, posso usar 2 nano bridge pra fechar o enlace? Maravilha.
    Nessa repetidora já tem uma Omni com uns 20 cientes, acho que tem também uma RB, gostaria de trocar a RB por equipamentos da UBNT, e deixar todo o gerenciamento no servidor MK da base, qual vc indicaria nesse caso?

    Ps.: Hoje existe um enlace entre os 2 pontos feito com antenas de grade (como eu não sei), mas como comprei quero melhorar a qualidade dos clientes.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Citação Postado originalmente por EmanuGomes Ver Post
    Então, no caso, posso usar 2 nano bridge pra fechar o enlace? Maravilha.
    Nessa repetidora já tem uma Omni com uns 20 cientes, acho que tem também uma RB, gostaria de trocar a RB por equipamentos da UBNT, e deixar todo o gerenciamento no servidor MK da base, qual vc indicaria nesse caso?

    Ps.: Hoje existe um enlace entre os 2 pontos feito com antenas de grade (como eu não sei), mas como comprei quero melhorar a qualidade dos clientes.

    lembrando que a nanobridge tem pouco pps por segundo
    eu iria de antena de 25 com groove,

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Amigo acronimo quantos ppps a nanobridge suporta? sempre tive essa curiosidade, abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Eu não sei ao certo quanto a NB suporta de link, mas tenho um ptp curto de menos de 1km e sinal em -25, e airmax fica em 80%, qualidade e capacidade, e passamos um link de 25 Mbps p/ up e dow. e tem sobra.

    mas como eu disse a distancia é curta ai compensa, pq em caso de chuva a redução do link é imperceptivel.
    Agora p/ distancias a cima de 10km é arriscado, claro que fecha o link com qualidade, mas quando citei p/ usar disco com rocket foi por causa da probabilidade de perca com chuva e da certeza de que ele precisa passar 30 Mbps.

    Faça o seguinte meu amigo, faz o ptp com NB de 25 dbi, quando chover avalie o ptp fazendo o teste de banda entre as duas NB, cada uma sai em torno de R$ 350,00 com nota, selo e tudo mais.
    Caso tenha problema com chuva o jeito é migrar p/ rocket, ai vc usa essa antena,
    http://www.wavelan.com.br/produto/de...o-5-GHz-31-dBi

    bom trabalho a todos e bom fim de semana

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Eu não sei ao certo quanto a NB suporta de link, mas tenho um ptp curto de menos de 1km e sinal em -25, e airmax fica em 80%, qualidade e capacidade, e passamos um link de 25 Mbps p/ up e dow. e tem sobra.

    mas como eu disse a distancia é curta ai compensa, pq em caso de chuva a redução do link é imperceptivel.
    Agora p/ distancias a cima de 10km é arriscado, claro que fecha o link com qualidade, mas quando citei p/ usar disco com rocket foi por causa da probabilidade de perca com chuva e da certeza de que ele precisa passar 30 Mbps.

    Faça o seguinte meu amigo, faz o ptp com NB de 25 dbi, quando chover avalie o ptp fazendo o teste de banda entre as duas NB, cada uma sai em torno de R$ 350,00 com nota, selo e tudo mais.
    Caso tenha problema com chuva o jeito é migrar p/ rocket, ai vc usa essa antena,
    http://www.wavelan.com.br/produto/de...o-5-GHz-31-dBi

    bom trabalho a todos e bom fim de semana

    testou latencia?
    banda passa o problema é subir a latencia

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Então amigos!!! banda é tranquilo mais quando falo de pps éo processamento dela sem aumento da latencia tipo fiz um teste aqui em laboratorio dela passando 10mb aumentando coisa de 30ms no ping para o google então chego a conclusão de que ela processe entra 1500 e 2mil pps com uma certa qualidade mais que isso vai aumentar demais a latencia o que os amigos acham?

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Se for um cliente não tão exigente pode usar um par de RocketDish de 30Dbi com Rocket M5, vc leva esses 30 megas tranquilamente, agora num cenário mais exigente um radwin2000 com a RocketDish de 30Dbi vai ser mais confiável e trará melhores resultados... além duma instalação mais limpa, pratica e rápida...

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Cara se vc esta querendo fechar este enlace, use ai o par de nanbridge 25 M5, cada um vai dar uma solução aqui no forum, nem sem como ainda não te recomendarão um Radwin, ligowave, Airmux 400C. O par de nanobridge sai relativamente barato, da para vc fazer o teste, caso veja que não atende a sua demanda ai vc parte para um equipamento mais parrudo, e nem precisar desfazer delas, pois vc pode usar em algum link de menor demanda. Segui a dica a melhor solução é a que associa custo beneficio, no seu cenário atual.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Galera, gostaria de agradecer a todos, fiz o enlace com 2 nanobridge ficou perfeito.

    obrigado mesmo.

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Citação Postado originalmente por EmanuGomes Ver Post
    Galera, gostaria de agradecer a todos, fiz o enlace com 2 nanobridge ficou perfeito.

    obrigado mesmo.

    Quanto de banda passou?
    posta o teste de de throughput junto com o o teste de ping para sabemos abraços

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 10Km

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Quanto de banda passou?
    posta o teste de de throughput junto com o o teste de ping para sabemos abraços
    Agora só falta vc postar a " Saúde" dos eu enlace, pois isto ajuda outros usuários do forum, posta imagens equipamentos utilizados etc, boa tica do amigo @Acronimo