+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Priorizar pacotes de ACK

    Como a maioria deve saber, em links do tipo ADSL, onde temos um canal upload muito inferior ao de download, faz-se importante não saturar o canal de upload sob a pena de ter um canal de recepção muito ruim. Daí pergunto aqui, existe algum meio de fazer no RouterOS uma regra pra priorizar os pacotes ACK? Se digamos estamos com upload saturado, os pacotes de ACK terão prioridade máxima sobre qualquer outra coisa que tiver saindo no link, fazendo assim com que a velocidade do upload caia um pouco, mas o canal de download não ficaria com a taxa de transferência prejudicada.

    Obrigado desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Priorizar pacotes de ACK

    Eu creio que está havendo uma confusao.
    ACK é um tempo de espera pelos dados em uma conexao.
    Por ex. se estiver configurado como ack=30 no AP e o rádio cliente precisar de mais tempo para transmissao, ele vai aparecer no registration do cartao conectando e desconectando.
    Pois o cartao está configurado para dar só este tempo para cada conexao.
    Este tempo é calculado em funcao da distancia que o AP está das estacoes.
    Por isso voce deve fixar um valor que atenda a distancia máxima desejada ou entao deixar em automático.
    Só que a tabela que tem no manual do mikrotik relacionando o tempo com a distancia, nao é sempre precisa. Pode haver variacoes em funcao do cartao instalado e também do rendimento da rede.
    A tabela serve só como um referencial.

  3. #3

    Padrão Re: Priorizar pacotes de ACK


    http://bandwidthcontroller.com/help/...itization.html

    http://www.benzedrine.cx/ackpri.html

    Em qualquer transmissão TCP/IP existe um pacote transmitindo informando que está tudo ok ou é pedido uma retransmissão em caso de pacote perdido. A cada pacote recebido, outro volta com informações para mandar o pacote seguinte ou retransmitir. Satura um link de ADSL no canal de upload e veja se consegue fazer um download aceitável, não consegue. Veja o exemplo no segundo link, mostrando com gráfico e tudo o que acontece quando não se dá prioridade a esses pacotes. Em ambos links mostra solução, mas não para RouterOS.

  4. #4

    Padrão Re: Priorizar pacotes de ACK

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post

    http://bandwidthcontroller.com/help/...itization.html

    http://www.benzedrine.cx/ackpri.html

    Em qualquer transmissão TCP/IP existe um pacote transmitindo informando que está tudo ok ou é pedido uma retransmissão em caso de pacote perdido. A cada pacote recebido, outro volta com informações para mandar o pacote seguinte ou retransmitir. Satura um link de ADSL no canal de upload e veja se consegue fazer um download aceitável, não consegue. Veja o exemplo no segundo link, mostrando com gráfico e tudo o que acontece quando não se dá prioridade a esses pacotes. Em ambos links mostra solução, mas não para RouterOS.

    Correto, sem upload há um prejuizo imenso no download.

    Este mecanismo de controle do que é transmitido e realmente recebido se nao me engano está no preambulo , que é este pequeno pacote que é anexado a cada transmissao.
    Só me reportei ao fato de achar que houve confusao ao fato de voce citar ACK. Nao seria isso?
    Se o problema é pouca banda para upload creio que nao tem jeito. Daí teria que limitar conexoes simultaneas para cada usuário?
    Estes pacotes do preambulo podem ser configurados como long ou short. Com short vai dar um pequeno refresco no overhead da rede.

  5. #5

    Padrão Re: Priorizar pacotes de ACK

    Não cara, existe solução, que poderia até ser implementada no RouterOS, mas pelas minhas pesquisas que fiz, tem até gente solicitando a Mikrotik pra implementar algo do tipo no RouterOS porque não existe, até onde li um método ideal para fazer isso no RouterOS. Existem soluções de outros que somente através de clicks em opções ou regras, você consegue definir o nivel de prioridade destes pacotes visando o uso de conexões com velocidade assimétrica, como ADSL, permitindo assim enviar um arquivo usando toda banda de upload, sem interferir no download. Naquele segundo link que postei, tem um gráfico lá mostrando isso.

    Há muitos aqui que utilizam ADSL em seus provedores e não digam que não! Há sim aqueles que só usam dedicado e meus parabéns por conseguir pagar links dedicados, um dia chego lá! O interessante de utilizar alguma coisa desse tipo, de priorização dos pacotes TCP Acknoledgement é que mesmo que meus clientes estejam saturando meu upload, o download continuará estável. É muito fácil saturar o link de upload, já que ADSL raramente temos mais de 1 mega disponivel, mesmo fazendo controle de banda, numero de conexões simultaneas, etc. Eu posso ter 20Mega ADSL, mas o Upload mal rende 1 mega! Cada vez mais o cliente usa mais upload, com canais de video pessoal, envio de fotos constantemente pra redes sociais, blogs, etc. A solução definitiva é ter links com bastante banda de upload, sei disso, mas não é a realidade de todos.

    Felizmente ainda não tenho muito problema com isso, mas é uma segurança a mais ter a opção de permitir o TCP Acknowledgment ter prioridade no upload.

  6. #6

    Padrão Re: Priorizar pacotes de ACK

    Há possibilidade de se fazer isto no routeros..
    Basta criar uma mangle com tcp flags ack e posteriormente marcar ela em uma regra de QOS.