+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ip Válido em cliente

    Senhores, tenho a seguinte topologia montada numa bancada simulando um OSPF:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TOPOLOGIA OSPF.jpg
Visualizações:	641
Tamanho: 	49,8 KB
ID:      	40607


    Pretendo entregar para um cliente ips válidos (/29 em uma RB) através dessa estrutura, a rede esta configurada para redistribuir rotas conectadas, as configurações são baseadas nos tutoriais do nosso amigo allac.
    No roteador principal eu adicionei o /28 na eth1 (por exemplo), dai o proximo passo seria adicionar o /29 na RB em que o cliente vai se conectar e na rb que ficaria de CPE?

  2. #2

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Opa dom Pesquise mais sobre BGP.

  3. #3
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Bom dia,

    Se você adicionar o IP /28 no roteador que recebe o link, você NÃO pode colocar um pedaço dessa rede em outro roteador. O seu roteador de borda irá montar uma rota conectada para a rede /28, e nunca irá encaminhar pacotes adiante, visto que ele possui esse rede /28 em uma de suas interfaces.

    O que você pode fazer é dividir essa rede /28 em duas /29, uma para você e outra para o cliente, mas para isso você precisa ter acesso ao roteador que te entrega o link, porque vai precisar mudar a mascara de rede dele e adicionar uma rota estática, direcionando a rede do "cliente" para o seu roteador de borda, que por sua vez irá encaminhá-lo para o local desejado.

    Você tem acesso ao roteador que te entrega esse circuito?

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Não tem problema algum ele por um /28 em um lado e um /29 mais atras, se tiver ospf, a atribuição de rotas será automática, e todo mundo saberá como encontrar o /29, mas caso algum equipamento não esteja no OSPF, ele deverá ter rotas estáticas configuradas para ter o encaminhamento correto, só isso. Se não tem necessidade do /28 ali, concordo que o ideal é dividir a rede e ter 2x /29.

    Mas eu não entendi direito o que é a nuvenzinha que você colocou no desenho, se é a chegada da sua faixa /28, se você tem 2 links, ou outra coisa. Mas se você tiver OSPF até a RB do cliente, seguindo essa mesma logica da rede atual, vai funcionar sem problemas. quando for algo para a rede do /29 os roteadores vão verificar que tem uma rota mais especifica para ela do que o /28 e vão encaminhar para o roteador certo, quando for fora da faixa do /28 eles vão encaminhar para a rede /28 por que não tem outra mais especifica casando com a rede do que ela. Agora dependendo da sua estrutura, onde colocou o /28 os equipamentos conectados nessa rede, tem que saber a rota para o /29, ou via OSPF rota estatica ou o que for, por que senão ai da encrenca.

    Não sei se me fiz entender, mas qualquer coisa pergunta ai.

    Anderson

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Não tem problema algum ele por um /28 em um lado e um /29 mais atras, se tiver ospf, a atribuição de rotas será automática, e todo mundo saberá como encontrar o /29, mas caso algum equipamento não esteja no OSPF, ele deverá ter rotas estáticas configuradas para ter o encaminhamento correto, só isso. Se não tem necessidade do /28 ali, concordo que o ideal é dividir a rede e ter 2x /29.
    Boa tarde @snkbrz,

    Desculpe, mas essa informação está equivocada.

    Como pode um roteador encaminhar pacotes para um rede menor que a sua própria rede conectada? Que possui custo 0.

    Fiquei um pouco apreensivo com a sua colocação e fiz um rápido teste para comprovar.

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Amigão,

    Assim, em roteamento, o protocolo ip sempre procura uma rota da mais específica à menos específica sempre, custo só se aplica a redes do mesmo tamanho, no nosso caso, em relação de um /28 para um /29, independente do custo do /29 como ele é mais especifico, sempre será o caminho escolhido. Se você fez e não funcionou, algo está configurado errado ou ficou faltando configurar.


    Vou dar um exemplo com 1 roteador e 2 maquinas:


    maquina01 - ip 192.168.0.1/28 + rota para 192.168.0.8/29 apontando para o ip 192.168.0.2

    roteador (interface1 ligada a rede da maquina01) - ip 192.168.0.2/28
    roteador (interface2 configurar o /29) - 192.168.0.9/29(Subrede do nosso /28)

    maquina02 - 192.168.0.10/29 - com rota padrão para 192.168.0.9



    Outro exemplo com 2 maquinas e 2 roteadores e um /30 também retirado do /28 original interligando os 2 roteadores:


    maquina01 - ip 192.168.0.1/28 + rota para 192.168.0.8/29 gw 192.168.0.2 + rota para 192.168.0.4/30 gw 192.168.0.2

    roteador01 (interface1 ligada a rede da maquina01) - ip 192.168.0.2/28
    roteador01 (interface2 configurar o /30) - 192.168.0.5/30(Subrede do nosso /28)
    No roteador01 você tem que ter rota para 192.168.0.8/29 gw 192.168.0.6

    roteador02 (interface1 ligada ao roteador 01) - ip 192.168.0.6/30
    roteador02 (interface2 configurar o /29) - 192.168.0.9/29(Subrede do nosso /28)
    Rota padrão para 192.168.0.5

    maquina02 - 192.168.0.10/29 - com rota padrão para 192.168.0.9


    Se fizer de qualquer uma das formas acima, você pode da maquina01(192.168.0.1) e pingar para a maquina02(192.168.0.10) sem problemas e vice-versa.

    Anderson

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Entedi o que você quiz dizer @snkbrz, faz todo sentido agora. Particularmente nunca usei dessa forma, mas funciona com certeza. Eu havia feito um cenário diferente, usando a mesma rede em 2 locais, por isso dei enfase ao custo.

    Muito obrigado por compartilhar a sua idéia Anderson, será de grande valia para o @uilianted.

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Obrigado também Gabriel, estamos aqui para ajudar, ensinar e aprender com os outros.

    Abraços,

    Anderson

  9. #9

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Prezados, me desculpem pela ausência no tópico, estive offline durante esses dias.

    Mas eu não entendi direito o que é a nuvenzinha que você colocou no desenho
    A nuvenzinha é onde recebo o link da operadora, a idéia seria fornecer um link dedicado para um cliente com um /29, estou iniciando em ospf e por enquanto estou fazendo testes de bancada, mas a necessidade é real.

    Ainda não tive tempo de aplicar as sugestões feitas pelo amigo @snkbrz, amanha irei realizar mais alguns testes e volto a atualizar o post.

    obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Hmmm, ai é problema. A operadora te entrega um /28 no seu roteador é? Era pra ser um /30. Se for como estou pensando o roteador da operadora teria que ter uma rota pro /29 apontando pro seu roteador que esta na rede dela /28.

  11. #11

    Padrão Re: Ip Válido em cliente

    Realmente a operadora me entrega um /28 e eu não tenho acesso as configurações desses roteadores