+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Pessoal um raio atingiu um Rocket M2 e outros equipamentos meu queimaram, mas o Rocket ainda liga, só que não consigo acessa-lo. Na RB o LED da Ethernet que o Rocket está conectado, assim que eu o ligo, o LED pisca algumas vezes, mas depois apaga, se eu ligo o cabo na ethernet do notebook, da rede, mas não consigo pingar nem fazer nada, o UBNT Discovery tb não acha o Rocket. Tentei reset pela fonte, tentei iniciar no modo TFTP, não sei se pela fonte aceita, mas não deu certo? Tb não encontro sinal wireless dele ou seja, liga, mas não transmite nem consigo acessar pela LAN. Ainda não desci o Rocket da Torre, tava tentando fazer tudo que posso antes de desce-lo. Será que tem recuperação?

    Utilizo sistema aterramento padronizado NBR-5410:2004 (TN-C-S) + cabo blindado Lan Expert Hercules + conectores blindados, fonte original e o Rocket ainda ta protegido em caixa metalica, mas mesmo assim o raio pegou o danado! Infelizmente não achei nenhum centelhador pra colocar dentro da caixa metalica pra proteger melhor, acho que só assim pq confiar só em cabo blindado, como eu confiava, não rola! Se alguém souber uma maneira melhor de proteger radios externos, digam ai!

    Valeu!

  2. #2
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Ola tem sim, mande para SP,
    http://www.nfs.net.br/?utm_source=Cl...m_medium=email
    cadastre-se mande pelos correios, vao te cobrar uns 40 % de um novo, ja arrumeis varios rockets, bullets, nanos etc.

    []´s

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    www.newforservice.com.br

    isso foi 'estatica' do radio que veio pelo cabo...

    se fosse o radio propriamente dito, estaria um carvão :P

    voce deve aterrar a MALHA do cabo tambem.. para que ele conduza a estatica ao terra...

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Citação Postado originalmente por alpnet Ver Post
    Ola tem sim, mande para SP,
    http://www.nfs.net.br/?utm_source=Cl...m_medium=email
    cadastre-se mande pelos correios, vao te cobrar uns 40 % de um novo, ja arrumeis varios rockets, bullets, nanos etc.

    []´s

    Vou analisar aqui, qualquer coisa entro em contato com eles!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    www.newforservice.com.br

    isso foi 'estatica' do radio que veio pelo cabo...

    se fosse o radio propriamente dito, estaria um carvão :P

    voce deve aterrar a MALHA do cabo tambem.. para que ele conduza a estatica ao terra...
    Que cabo, o de rede?? Mas tá aterrada a malha do cabo! Uso cabo STP blindado, com fio terra e malha aterrada no conector blindado que ta ligado na fonte original que ta ligado numa tomada aterrada nos conformes. Ou vc ta falando em aterrar a malha do conector de sinal do Rocket? Como faço isso sem uso de um centelhador? Antigamente eu usava centelhadores, mas quando troquei pra radios Ubiquiti, fica dificil fazer isso, não acho centelhador proprio pra eles.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Provavelmente o que aconteceu foi que a descarga elétrica veio pela rede elétrica pois você usa direto na tomada(estabilizador ou Nobreack)use direto na bateria ou seja use um carregador + bateria para alimentar(12 ou 24 V) estamos usando 24 v,perdemos um pop inteiro essa semana era o único que ainda estava no nobreack.
    Na mesma cidade deu uma descarga elétrica,queimou vários clientes em torno da torre mas o POP ficou de pé sem nenhum dano.
    OBS:um bom aterramento é essencial não vou entrar em detalhes porque este assunto é controverso(tem gente que isola com borracha e coloca uma haste Coopwel e acha que é tudo).
    Caso necessite envie uma MP que lhe passarei o que usamos aqui.

  6. #6

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    DPS em todas fases perto do quadro de medição, depois 4 DPS's no quadro de disjuntores, Fase, Fase,Fase Neutro-Terra, depois da tomada tinha um nobreak APC que sei que possui proteção tb na sua entrada em todas as linhas, Fase/Neutro/Terra.

    Aterramento está adequado, segue os padrões NBR atuais. O quadro elétrico todo segue a NBR5410:2004 com DPS, DR, Aterramento (TN).

    A fonte do Rocket saiu ilesa, dai creio que o surto não foi pela rede elétrica, que tá muito bem protegida.

  7. #7
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Bom amigo, o tenho a dizer é Ubiquiti queimar porta lan, por qualquer coisa raio, queda e religamento de energia, entao é isso queima a toa, aqui minha energia é horrivel cemig mg, aqui ja queimou ate em pop com baterias pode isso!!! ubiquiti muito bom mas muito sensiveis!
    como te passei achei um lugar para conserto dessa porta lan para prejuizo ser um pouco menor, tenho varios com mikrotik nao acontecem nada com eles, mas como amigo acima falou aterramento em tudo ate malha do cabo blindado.

  8. #8

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Bom dia!

    To com um problema com uma RB 493 ,do nada começou a ficar com latencia alta e perda de pacotes pelas portas Lans inclusive na Lan POE,sera que eles conseguem reparar la também na NFS Professional Services?

    Desde já agradeço pela atenção pessoal!


  9. #9

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Queda e desligamento aqui tem direto e quanto a isso nunca tive nenhum UBNT, nem de cliente, queimando. Agora raio foi o primeiro forte que caiu nas proximidades e não adiantou todas proteções, mas já to descobrindo onde falhou certas proteções e aplicações errôneas. Na torre sobe um cabo PP de 1,5mm2 que é usado para alimentar um sinalizador. A fonte do sinalizador tava ligada tb no nobreak e ela explodiu por dentro e queimou o nobrek junto. Consegui consertar o nobreak, era apenas um transistor que tinha queimado, mas a fonte do sinalizador foi pro pau. Resolvi agora deixar a fonte do sinalizador num nobreak só pra ela e em outra tomada, outro circuito separado. Foi pelo cabo PP que desceu o surto, e nao tinha proteção nenhuma nele, apesar de eu ter tudo protegido, eu tinha a "porta dos fundos" aberta! Já encontrei um protetor de surto para o cabo PP tb em 12V e vou adquirir. Um Bullet M2 que tava proximo não queimou, mas a fonte queimou, o Rocket deu problema, mas a fonte dele tá intacta, todos tavam sendo alimentados no mesmo nobreak.

  10. #10
    Avatar de alpnet
    Ingresso
    Jul 2010
    Localização
    Dores de Campos - MG
    Posts
    57

    Padrão Re: Rocket M2 raio (será que tem conserto?)

    Amigo se for porta lan quiemada ele arrumam sim rb493, mas pelo que esta dizendo nao é isso nao, pois porta lan ou funciona ou nao, daria cabo desconectado.