+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução para 4 mil clientes simultâneos

    Olá pessoal!!

    Preciso passar pra um cliente, uma solução em que ele possa atender cerca de 4 mil clientes simultâneos.
    É para um clube que, ao todo, tem 19 alqueires.

    Quanto a necessidade de mais torres, quantidade e preço de equipamentos e tals... ele já me disse que não se importa, pois quer mesmo algo que funcione.

    Alguém poderia me dar uma luz, pois nunca indiquei algo pra tantos clientes assim.

  2. #2

    Padrão Re: Solução para 4 mil clientes simultâneos

    Difícil pra essa quantidade, seria necessária uma consultoria mais específica. Quanto ao uso tem certeza que será 4 mil usuários para um clube?

  3. #3

    Padrão Re: Solução para 4 mil clientes simultâneos

    Pelo que o cliente me passou, é disso pra mais... porque no clube acontecem campeonatos internacionais de "n" modalidades de esportes, então além dos clientes dos clubes há os visitantes, comissões, etc...

  4. #4

    Padrão Re: Solução para 4 mil clientes simultâneos

    Com a minha experiência no assunto, eu te diria que isso precisa de uma consultoria específica. Você vai precisar além de rodar o clube minuciosamente, da planta do local para planejar as ligações dos rádios. Se ele não se preocupa com grana, melhor ainda, pois para confiabilidade do sistema, eu interligaria os rádios por fibra DROP, que é mais em conta, fácil de passar em qualquer lugar e não é cabo de rede com limite de 100m. Uma alterna tiva à fibra, seria um anel STP de rádios dentro do clube, onde as torres se enxergariam, e caso algum enlace ficasse inoperante, o tráfego sairia por outro, além de não engargalar um enlace só. E recomendaria um misto de UBNT e Mikrotik.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  5. #5

    Padrão Re: Solução para 4 mil clientes simultâneos

    Não conheço o clube, mas duvido muito que seja 4 mil clientes SIMULTÂNEOS. Aposto que não chega a 500.

    Uma coisa é ter 4000 mil pessoas num clube, outra coisas é elas irem no clube com a finalidade de acessar internet. Eu não faço isso e nem conheço ninguem que faça: Sair de casa para ir num clube esportivo para acessar a internet.

    Que eventualmente você possa acessar um email ou um facebook via smartphone, tablet ou até mesmo notebook tudo bem, outra coisa é você ficar conectado o tempo todo. Imagine o Maracanã todo coberto via WiFi. Quantas pessoas de um universo de 60.000 você acha que estarão conectadas simultâneas na rede? Acho que não chega a 1000!!!

    É necessário que você procure entender bem a REAL necessidade do cliente. Ele não entende nada e nem tem a obrigação de entender. Você sim deve instruí-lo para que o projeto seja EFICAZ.

    Abraços,

    Jonas Lima

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Solução para 4 mil clientes simultâneos

    Falou tudo Jonas,

    Aqui fiz um projeto para um clube pole esportivo onde todos os finais de semana famílias vão passar o dia lá, tem quadra de esporte, campo de futebol, piscina, área de lazer, restaurante em fim, tudo que um clube possui e gente, muita gente cerca de umas 300 pessoas por final de semana e nos feriadões então esse numero mais que dobra.

    A principio quando o cara da T.I que é amigo meu me chamou pra ajudá-lo ele queria comprar 30 megas e link mais montar uma estrutura para atender uns 500 clientes navegando. Analisei a situação e fiz um projeto e contratei um link de 5 megas full de uma empresa, pois, não havia como atendê-los, coloquei uma rb450g fazendo hotspot, o processo de cadastro é manual e simples, todos os sócios possuem uma carteirinha o login e senha são os códigos dos mesmos que já haviam sido cadastrados previamente.

    Em resumo, a média de acesso nos dias normais pelos funcionários é de 19 simultâneos nos dias de pico chegam perto dos 30 em casos raros e o consumo raramente batem os 3mb ( eu acho inclusive que é quando estão vendo algum vídeo ou baixando algum arquivo).

    Tem que ser bem pensado esse projeto, para não fazer seu cliente jogar dinheiro fora, mas lembrando que cada caso é um caso.

    Fica a Dica, boa sorte

  7. #7

    Padrão Re: Solução para 4 mil clientes simultâneos

    Pode utilizar soluções da ruckus.. o 7762 por exemplo, possui 2 radios (2.4 e 5.8) onde voce pode utilizar o 5.8 para fazer o mesh das redes... fica muito bom !

    com o controller, voce gerencia TODOS os radios em um unico lugar, gerenciamento mesmo !! solução profissional

  8. #8

    Padrão Re: Solução para 4 mil clientes simultâneos

    em ultimo dos casos, supondo que não encontre nada que resolva seu problema tente utilizar vários rocket's modelo GPS para evitar interferências, utilizando o mesmo canal.