+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundância simples

    Galera estou precisando de uma ajuda para fazer uma redundância de links, procurei aqui no forum pra caramba antes de pedir essa ajuda mas oq mais encontro é load balance e outras coisas que não tenho necessidade.
    É o seguinte a empresa onde trabalho tem dois links DSL, de 15mb de duas empresas diferentes, utilizamos hoje menos de 3 megas, não preciso de load balance, preciso apenas que quando um link caia o outro seja utilizado para assim nunca ficarmos sem net.

    Alguém tem o caminho?
    Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Redundância simples

    Monta um servidor com BFW e configura para o link 2 assumir apenas se o link 1 estiver inoperante...é bem tranquilo

  3. #3

    Padrão Re: Redundância simples

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Monta um servidor com BFW e configura para o link 2 assumir apenas se o link 1 estiver inoperante...é bem tranquilo
    Obrigado cara, mas comprei uma RB 750 só pra fazer isso.

    Alguém pode me ajudar a fazer isso no MK?

  4. #4

    Smile Re: Redundância simples

    Opa amigo...isso é facil...

    vc vai criar regras em netwatch dizendo que quando nao pingar em determinado site que estara setado na sua tabela de rotas para sair pelo link tbm determiado ele vai rodar uma regra que habilita a rota default por outro link seu ...

    Entendeu...

    Ex: vc deixa lá o 200.160.2.3(registro.br) saindo pelo gateway=pppoe-out1 ou link1 e deixa uma regra e rota default 0.0.0.0/0 saindo pelo seu link de backup logico essa regra estara sem desabilitada.

    dae vc cria um netwatch que vai ficar pingando nesse host q eu citei acima, quando ele nao pingar nesse site no netwatch vai rodar um script que habilita essa regra de rota default e desabilita a sua rota normal do link principal.,...dae quando voltar a pingar no host pelo gateway principal que é a regra que citei no ex a cima vai voltar ao link que estava desde o começo.

    Creio que fui claro..e se mesmo assim tiver dificuldades estaremos aqui para ajudar.

    Valeo e Boa Sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Redundância simples

    Citação Postado originalmente por arrjnet Ver Post
    Opa amigo...isso é facil...

    vc vai criar regras em netwatch dizendo que quando nao pingar em determinado site que estara setado na sua tabela de rotas para sair pelo link tbm determiado ele vai rodar uma regra que habilita a rota default por outro link seu ...

    Entendeu...

    Ex: vc deixa lá o 200.160.2.3(registro.br) saindo pelo gateway=pppoe-out1 ou link1 e deixa uma regra e rota default 0.0.0.0/0 saindo pelo seu link de backup logico essa regra estara sem desabilitada.

    dae vc cria um netwatch que vai ficar pingando nesse host q eu citei acima, quando ele nao pingar nesse site no netwatch vai rodar um script que habilita essa regra de rota default e desabilita a sua rota normal do link principal.,...dae quando voltar a pingar no host pelo gateway principal que é a regra que citei no ex a cima vai voltar ao link que estava desde o começo.

    Creio que fui claro..e se mesmo assim tiver dificuldades estaremos aqui para ajudar.

    Valeo e Boa Sorte.
    Entender a logica eu entendi, só não sei fazer o script.
    Tem como mandar um exemplo?

  6. #6

    Padrão Re: Redundância simples

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Galera estou precisando de uma ajuda para fazer uma redundância de links, procurei aqui no forum pra caramba antes de pedir essa ajuda mas oq mais encontro é load balance e outras coisas que não tenho necessidade.
    É o seguinte a empresa onde trabalho tem dois links DSL, de 15mb de duas empresas diferentes, utilizamos hoje menos de 3 megas, não preciso de load balance, preciso apenas que quando um link caia o outro seja utilizado para assim nunca ficarmos sem net.

    Alguém tem o caminho?
    Abraço.
    olha amigo!!!
    eu tenho loadbalance 2 link de 15 mega
    toca os 2 direto,quando um caí, o outro aguenta o tranco sozinho de todos os clientes conectados.
    quando aquele que caiu
    voltar, fica os 2 tocando direto devolta.
    (básicamente é assim utilizo no maximo 15 mega no total.)se um dos 2 cair um aguenta o tranco...
    não é isso que vc quer.
    pra mim isso é loadbalance, (diferença que eu não uso capacidade dos os 2 links no total.)
    senão quando 1 caisse travava tudo correto!!!

  7. #7

    Padrão Re: Redundância simples

    Olha só amigo podemos fazer o seguinte me add no msn [email protected]

    dae podemos chegar a um resultado em sua rede e dae sim portaremos aqui o que foi feito e como para ajudar a todos Ok ?..


    Abraços...

  8. #8

    Padrão Re: Redundância simples

    Amigo..
    Utiliza Check Gateway! Crie duas rotas default com saída pra internet uma vc coloca distance =1 e outra distance=2
    Assim ele sempre ira usar a rota com menor distancia.. se por um acaso ela cai.. o Check Gateway vai jogar para a outra rota!
    Coisa simples

  9. #9

    Padrão Re: Redundância simples

    aqui utilizo um link dedicado com distance 1 com check gateway
    e um adsl da mesma operadora com check gateway com distance 2
    nao tem erro se o dedicado cair o adsl assume e ninguem sente
    se o dedicado voltar ele volta pro dedicado
    é bem simples como o amigo acima postou

  10. #10

    Padrão Re: Redundância simples

    Citação Postado originalmente por goplex Ver Post
    Amigo..
    Utiliza Check Gateway! Crie duas rotas default com saída pra internet uma vc coloca distance =1 e outra distance=2
    Assim ele sempre ira usar a rota com menor distancia.. se por um acaso ela cai.. o Check Gateway vai jogar para a outra rota!
    Coisa simples
    VLW vou testar a opção do check gtw!

  11. #11

    Padrão Re: Redundância simples

    mesmo assim o ideal é que você faça o Load balance, para que quando caia o sistema transfira a carga de forma transparente, e a diferença para um script de redundância não é muita.

  12. #12

    Padrão Re: Redundância simples

    Não existe a necessidade de um Load Balance.. por que o que o amigo quer.. é simplesmente um fail over!