+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPoE com IP fixo

    Olá a todos do fórum, estou criando um servidor pppoe para um pequeno provedor, e já está tudo funcionando ok, porém, preciso fazer com que os clientes conectem e recebam no seu cliente pppoe um ip fixo. Qual seria o procedimento?

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Pppoe com ip fixo

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Olá a todos do fórum, estou criando um servidor pppoe para um pequeno provedor, e já está tudo funcionando ok, porém, preciso fazer com que os clientes conectem e recebam no seu cliente pppoe um ip fixo. Qual seria o procedimento?

    bom dia Amigo, vamos entender um pouco o que vc quer:

    Ip fixo ( ip Privado (terstemos corretos ) é conhecico como fixo pela rapaziada rsrs)

    Ip Valido( Ip publico (termos corretos ) é conhecido como ip valido rsrs, na Internet )

    para fornecer ip publico a alguns clientes tem um tutorial muito bom do @m4d3 e so ir no blog dele que vc encontra tudo e funciiona por que testei. Tambem tem a opcao Nat 1:1 , ou o netmap que tambem tem tudo explicado pelo amigo @trober

    se for o outro caso e so vc tirar o cliente do pool de ip que vc criou e colocar um manual .


    Abraco

  3. #3

    Padrão Re: Pppoe com ip fixo

    Me expressarei de maneira mais clara: quero entregar ao meu cliente o mesmo ip, nateado, não um ip dinâmico como quase sempre é feito com o pppoe. Obrigado.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Pppoe com ip fixo

    Citação Postado originalmente por dulio2002 Ver Post
    Me expressarei de maneira mais clara: quero entregar ao meu cliente o mesmo ip, nateado, não um ip dinâmico como quase sempre é feito com o pppoe. Obrigado.
    Que servidor radius vc esta usando para fazer a autenticacao do clientes?
    Muito bom r o mk-auth e vc pode fixar o ip que quer entregar para o cliente

    caso use o o proprio mikrotik use ip fixo no remote andress mas tome cuidado para usar um fora do pool que vc esta entregando se nao vai ter proplemas de conflico.

  5. #5

    Padrão Re: Pppoe com ip fixo

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Que servidor radius vc esta usando para fazer a autenticacao do clientes?
    Muito bom r o mk-auth e vc pode fixar o ip que quer entregar para o cliente

    caso use o o proprio mikrotik use ip fixo no remote andress mas tome cuidado para usar um fora do pool que vc esta entregando se nao vai ter proplemas de conflico.

    fora do pool nao rola , o que tem que ser feito é criar um bloco /24 ou do tamanho que lhe com-vem e neste bloco usar apenas ip fixo

  6. #6
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Pppoe com ip fixo

    Olá Dullio,

    Olá Dullio,
    Tem como sim vc entregar o ip fixo para seu cliente, então vamos lá....

    Não sei como vc faz o servidor ppoe aí, mas vamos dizer que configurou o servidor ppoe em cada Rb e o ip dessa Rb é 172.16.0.Y
    Então vamos criar uma faixa de ip para clientes dessa Rb, vamos colocar 192.168.13.0/24
    Quando vc for criar o usuário ppoe nessa Rb vc coloca em local Address: 172.16.0.Y (IP da RB) e em Remote Address: 192.168.13.2 por exemplo, pronto agora temos que criar uma rota para esse ip no servidor principal, no servidor principal vc vai em IP – Routes:
    Dst.Address: 192.168.13.0/24 (IP dos Clientes)
    Gateway: 172.16.0.Y (IP da Sua RB)