+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nova série de endereços MAC Ubiquiti

    Olá amigos. Essa semana fiz a compra de alguns equipamentos para a empresa e para a minha surpresa o endereço MAC do aparelho era TOTALMENTE diferente: começava em DC: 9F: DB

    Em um primeiro momento pensei que pudesse se tratar de clonagem, falsificação, mas depois de uma pesquisa no site da Ubiquiti e do IEEE comprovei que se trata de uma nova série de endereços MAC adotada pela UBNT.

    Essa é a terceira geração de endereços MAC adotados pela Ubiquiti: a primeira geração era iniciada em 00:15:6D e a segunda geração foi a 00:27:22

    Para os pessimistas de plantão, significa que a Ubiquiti continua vendendo muito bem, obrigado, uma vez que cada série de endereços MAC comporta aproximadamente 16 Milhões de equipamentos produzidos (sem duplicações de endereços e respeitando os endereços "reservados).

    Eu tinha estoque de equipamento na empresa, portanto deve ser uma informação atrasada. De qualquer forma, fica a dica para os amigos que ainda não tiveram a oportunidade de encontrar alguma NanoStation, Rocket, Airgrid ou outro aparelho da marca com essa numeração de MAC.

    Um abraço a todos!

  2. #2
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Nova série de endereços MAC Ubiquiti

    Explicando novamente para os Iniciantes:

    Exemplo:

    Código :
    00:A0:C9:14:C8:29

    A primeira parte:
    Código :
    00:A0:C9
    Identifica o ID do Fabricante que nesse caso é a Intel (porem nada impede do fabricante ter varios ID's)

    A segunda parte:
    Código :
    14:C8:29
    Representa o serial number do adaptador e isto é assignado pelo Fabricante no caso Intel

  3. #3
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Nova série de endereços MAC Ubiquiti

    Bom só pra ser justo.

    a explicação do @Marcionetfast foi um pouco confusa, mas a resposta do @Pirigoso não foi muito educada.

    Resumindo o @Jadir pode ter razão no que disse das vendas estarem boas para Ubiquiti, mas o @Marcionetfast , também pode ter razão quando disse que não sabemos como os ID's são assignados.

    Um exemplo disso são blocos de IP's assignados para provedores, não é por que você tem um /16 que você esta usando todos os endereços e precisa de outro /16.

    Sendo assim é meio dificil provar que o motivo pelo qual a Ubiquiti tem 3 ID's significa que ela esteja vendendo bem, mas também não é possivel provar que o motivo não seja esse.

    Gostaria de pedir a todos que tentem responder tópicos com mais educação, pois quando responde educadamente ninguém perde a razão e a discussão pode continuar.

    Obrigado,

  4. #4
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Nova série de endereços MAC Ubiquiti

    Aproveitei e apaguei os posts da discussão entre o @Pirigoso e @Marcionetfast para que o post flua melhor

    Obrigado,

  5. #5

    Padrão Re: Nova série de endereços MAC Ubiquiti

    Gentileza gera gentileza... e gente lesa gera gente lesa.

  6. #6

    Padrão Re:

    Uau, fiquei longe por umas horas e já deu confusão??

    Pessoal, eu estou partindo do princípio que os ENDEREÇOS MAC ESTEJAM ESGOTADOS por USO. Mas é só uma especulação minha, não estou afirmando nada.

    Acho que uma especulação não seja motivo pra gerar uma terceira guerra mundial. Isso aqui não é a disputa Apple/Microsoft. Sou usuário declarado dos produtos da Ubiquiti, opto por eles porque considero que são o que há de melhor para a MINHA EMPRESA, mas não sou nenhum fanboy da marca, com a cabeça fechada. Tanto que nos meus enlaces já estou usando Intelbras por julgar que seja melhor nesse quesito.

    Eu torço muito para que a Ubiquiti se mantenha no mercado, e não tenho porque esconder isso. Mas o fato de eu torcer pela "saúde" da marca não significa que eu a defenda com unhas e dentes. Até porque não encho os meus bolsos pra fazer algo assim.

    Debater sim, discutir não.

  7. #7

    Padrão Re:

    Em tempo: eu sei bem como funciona a questão dos MAC's, tanto que escrevi no meu post apenas os seis primeiros algarismos (números e letras) que são definidos pelo IEEE: 00:15:6D e 00:27:22

    Onde está a confusão?

    A única coisa que eu ESPECULEI (e tomara que eu esteja certo) é que, da mesma forma que aconteceu na primeira e na segunda renovação do endereçamento, a mudança aconteceu por ESGOTAMENTO dos endereços (isso eu estou afirmando, com base em informações do fórum da Ubiquiti).

    Quando eu digo tomara que esteja certo, digo isso porque desejo muito que a Ubiquiti se mantenha no azul, porque sei das dificuldades de se envolver no mercado financeiro, questão de ações em baixa e falsificações/clones.

    Seja a mudança dos MAC's por boas vendas ou por decisão do IEEE, eu prefiro torcer que as coisas estejam boas lá pro pessoal da Ubiquiti, porque se a marca falir ou decair, pode ter certeza que MUITOS caem com ela. Inclusive nós.

  8. #8

    Padrão Re: Nova série de endereços MAC Ubiquiti

    Nos lotes que compramos vem em sequencia...

    o normal é a dedução de que, estão no terceiro "lote" ... tanto que, um do sultimos lotes uma das caixas ja veio com esse mac novo... ate achei estranho na epoca, mas o suporte da ubnt disse que era o novo "bloco" deles..