+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com provedor novo

    Olá amigos!
    Gostaria que vocês me ajudasse em minha rede, porque estou tendo alguns problemas em relação a qualidade de sinal.Uso os seguinte equipamentos:

    Omni 24dbi airwep ligada em ovislink 5460e o mesmo ligado em um modem ADSL 6MB

    E nos clientes uso antena aquario USB e Bullet em antena grade

    Toda a rede é 2.4Ghz e uso 9 ovislink 5460 em modo repetidor no total de 40 clientes.

    Estou começando agora e estou meio perdido em relação a quais equipamentos usar, estou pensando em usar os seguintes equipamentos:
    Bullet ligado em um Microtik para gerenciare a antena omni que tenho para enviar o sinal.

    Quais equipamentos vocês me indicariam para ampliar a rede com qualidade ? Gostaria que se possível deixar a lista de equipamentos

    Desde já, Obg a todos !

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Olá amigo, no começo tudo é muito difícil, principalmente quando não se tem conhecimento no ramo que vamos atuar.
    Vejo que lhe falta conhecimento pelos equipamentos que vc está usando, omni de 24 dbi, isso só existe no mercado livre,com certeza é uma antena caseira, mas vamos deixar isso de lado...1° conselho: estude sobre equipamentos, a muitos anos atrás(era o que se usava no pequenos provedores) esses radinhos de plásticos reinavam, juntamente com as omni(12 e 15 dbis), hoje temos produtos mikrotiks e ubiquitis com preços muito acessíveis, se eu fosse vc começaria por eles.Com relação ao conhecimento vc está no lugar certo,comece a ler os tópicos que tem as mesmas dúvidas que vc tem agora e achará a respostas para todas.
    Como vc mesmo disse, que está pensando em usar mikrotik e bullet, eu usaria uma rb da vida como a 450g para gerenciar e uns nanos como ap, e conforme vc for crescendo em conhecimento e em $$$$$, ia investindo no negócio chamado SCM.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Muito obrigado pela ajuda.

    Estou querendo migrar a rede para 5.8 e todos os 40 clientes que já estão na rede usam 2.4, no caso eu teria que mudar todos os equipamentos da rede ?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Se a área em que vc atua não for poluida, vc pode permanecer com esses seu 40 clientes em 2.4 e futuramnte migra-los para 5.8, que neste caso terão que ser mudados todos os aps clientes para 5.8, ou vc pode trabalhar com a rede mista 2.4 e 5.8.




    Citação Postado originalmente por SevlA Ver Post
    Muito obrigado pela ajuda.

    Estou querendo migrar a rede para 5.8 e todos os 40 clientes que já estão na rede usam 2.4, no caso eu teria que mudar todos os equipamentos da rede ?

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Citação Postado originalmente por SevlA Ver Post
    Olá amigos!
    Gostaria que vocês me ajudasse em minha rede, porque estou tendo alguns problemas em relação a qualidade de sinal.Uso os seguinte equipamentos:

    Omni 24dbi airwep ligada em ovislink 5460e o mesmo ligado em um modem ADSL 6MB

    E nos clientes uso antena aquario USB e Bullet em antena grade

    Toda a rede é 2.4Ghz e uso 9 ovislink 5460 em modo repetidor no total de 40 clientes.

    Estou começando agora e estou meio perdido em relação a quais equipamentos usar, estou pensando em usar os seguintes equipamentos:
    Bullet ligado em um Microtik para gerenciare a antena omni que tenho para enviar o sinal.

    Quais equipamentos vocês me indicariam para ampliar a rede com qualidade ? Gostaria que se possível deixar a lista de equipamentos

    Desde já, Obg a todos !

    Se esta começando agora amigo comece pesquisando sobre desempenho dos rádios sobre mikrotik, ubiquit, omni painel, radio frequência, tem muito material a cada semana de pessoas que estão começando a entrar nessa area pedindo aqui receita de bolo, e tem muita recita pronta, claro que cada receita agrada um paladar diferente, vc não irá encontrar aqui respostas com formula magica que ao seguir a risca "Walaaa" ta rodando, vejo muita gente postando, "coloque isso, coloque aquilo, use isto, faça aquilo" sem ao menos conhecer a topologia da sua região, ou se grau de conhecimento técnico,

    quer começar direito, da melhor forma possível? contrate alguém que projete seu provedor, tem muitos aqui que fazem isso, irá contratar alguém que irá detalhar pra vc o que deve fazer, irá fazer visita até vc, pra saber o que precisa, lhe mostrará um plano de negocio, isso sim é começar direito, colocar um rádio com uma omni e falar postar que já quer mudar pra se profissionalizar não adianta, isso vem ao fórum aos montes, e quando falamos que tem que gastar pra comprar certo material, vem a velha resposta "estou começando agora, não posso comprar isso"

    se realmente deseja entrar no ramo, se realmente deseja se profissionalizar, e não tem conhecimento técnico vc tem apenas duas saidas

    1º estudar, investir em cursos, aprimorar conhecimento, buscar muita informação tanto teoria quanto pratica requer tempo

    2º contratar uma empresa que faça isso, que lhe entregue um provedor estruturado e montado, onde fica a parte somente a instalação do cliente, (requer investimento)

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Citação Postado originalmente por SevlA Ver Post
    Omni 24dbi airwep

    esta omni tem homologação?

    não tem, já esta errado usar tanta potencia em uma omni, se deseja começar bem, troque ela coloque uma OIW ou uma HYPER pelo menos,

    não use "radiozinhos" para atender clientes, coloque um GROOVE ou um BULLET

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Uma Opção

    Nano M5
    Nos clientes Nano Loco

    Segunda Opção
    Rocket com Painel
    Nos Clientes Nano Loco

    Terceira Opção
    Mikrotik RB 433 com cartão + Painel Setorial
    Cuidado pois muita potencia só da dor de cabeça, procure um curso Wireless mais próximo pois vai te ajudar.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Cara, em primeiro lugar: ARRANCA FORA ESSA OMNI!
    Em segundo lugar: ARRANCA FORA ESSE RADIO
    HEHEHE to brincando...
    Bom, brincadeiras a parte, uma dica que posso te dar é que troque esse radinho 2.4 por uma RB 433 AH com um cartão 2.4 Ghz
    Nesse primeiro passo tu ja vai sentir uma melhora enorme na estabilidade(claro, se a mesma estiver bem configurada)
    Outra coisa cara, tenta trocar essas antenas USB, no inicio usávamos essas encrencas mas é uma dor de cabeça só...
    Vais gastar um pouco de grana, mas o retorno é garantido

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com provedor novo

    Ola amigo

    Sei q o inicio é foda, se precisar me add no skype que lhe ajudo sem problemas.

    Quer um conselho de quem sofreu muito já.?

    Coloca um rb pra gerenciar toda rede. E implanta pppoe. Ai agora q tem pokos clientes, tu ja faz tunel entre os clientes e comeca uma rede sem broadcast. Use pouca potencia nos radios. E nao coloque clientes com sinal baixo

    Comece certo, quando crescer nao tem dor de cabecas.

    Abracao