+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TX do cliente oscilando em horário de pico

    A resposta parece ser óbvia, ou seja, "Interferência", mas queria uma explicação melhor e física pra isso. Durante horários de pico o TX do cliente começa a cair de mais ou seja, o seu upload, ja o RX dele ou seja, o download, oscila um pouco tb, abaixa, mas não tanto quanto o TX. O que estranho é que o Noise Floor no POP fica quase sempre em -94dbm, as vezes em -95dbm e as vezes bem raramente em -92dbm, e sempre acima de -96dbm no cliente (Nano Loco M2). Isso acontece em praticamente todos clientes, mas a oscilação é maior naqueles que tão com visada parcialmente comprometida (em 2.4GHz) ou totalmente comprometida por árvore, mas nesse caso de visada ruim, os clientes são perto, 100 até 200 metros no maximo! Esse POP usa uma Omni Ubiquiti, Rocket M2 em 10MHz, Channel Shifting, canal 37 (2444MHz), em média de 20 clientes online no momento do problema, com 25 cadastrados. Tem cliente q a taxa de TX chega ir até 3.25Mbps, mas é rapido, fica "pipocando", vai a 58.5, desde a 9.75, sobre pra 26.... fica assim, mais no TX, o RX fica mais quieto, quase sempre acima de 52Mbps, as vezes belisca 26Mbps, mas é bem rapido. Clientes com velocidades de planos variando de 600K até 3Mega, maioria em 1 Mega. A potência de transmissão do cliente eu ja baixei, ja subi, não passo de 20dbm no cliente, NUNCA, mas fica na mesma!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: TX do cliente oscilando em horário de pico

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    q resposta parece ser óbvia, ou seja, "Interferência", mas queria uma explicação melhor e física pra isso. Durante horários de pico o TX do cliente começa a cair de mais ou seja, o seu upload, ja o RX dele ou seja, o download, oscila um pouco tb, abaixa, mas não tanto quanto o TX. O que estranho é que o Noise Floor no POP fica quase sempre em -94dbm, as vezes em -95dbm e as vezes bem raramente em -92dbm, e sempre acima de -96dbm no cliente (Nano Loco M2). Isso acontece em praticamente todos clientes
    sua resposta esta logo abaixo sobre o que esta ocorrendo

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    mas a oscilação é maior naqueles que tão com visada parcialmente comprometida (em 2.4GHz) ou totalmente comprometida por árvore, mas nesse caso de visada ruim, os clientes são perto, 100 até 200 metros no maximo! Esse POP usa uma Omni Ubiquiti,
    omini, qual e a altura desta atena em relacao seus clinetes

    segunto ponto de influencia

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Rocket M2 em 10MHz, Channel Shifting, canal 37 (2444MHz), em média de 20 clientes online no momento do problema, com 25 cadastrados. Tem cliente q a taxa de TX chega ir até 3.25Mbps, mas é rapido, fica "pipocando", vai a 58.5, desde a 9.75, sobre pra 26.... fica assim, mais no TX, o RX fica mais quieto, quase sempre acima de 52Mbps, as vezes belisca 26Mbps, mas é bem rapido. Clientes com velocidades de planos variando de 600K até 3Mega, maioria em 1 Mega. A potência de transmissão do cliente eu ja baixei, ja subi, não passo de 20dbm no cliente, NUNCA, mas fica na mesma!

    amigo na minha opniao revise estes clientes proximo demais e os que estao com visada obstruidas isto forca os radios trabalhar tentando se adaptar na melhor moduacao.

  3. #3

    Padrão Re: TX do cliente oscilando em horário de pico

    A Omni está a 17 metros de altura e os clientes devem ta em média uns 10 metros abaixo, outros menos, outros mais... não sei estimar ao certo. Os clientes próximos tão com potência baixa pra não saturar sinal, tão todos com sinal a partir de -50dbm. A obstrução de visada pode ser um dos problemas, mas faria outros clientes com visada limpa ter problema de variação de RX/TX tão grande? Não falo de throughput, falo de TX/RX mesmo do link mostrado na lista de estações conectadas.

    Me deram umas dicas no forum UBNT e disseram que a foto do meu teste do Airview tá ruim, mas que o problema pode ser também alguma estação causando o problema, pra eu revisar uma por uma, ver as que tão com problema de CCQ baixo, taxa baixa e arruma-las, isso vou verificar o mais rapido que der. Levantaram tb a questão do trafego, quando aumenta começa a dar problema, mas acho que não é isso pq as vezes tenho trafego maior em outras horas do dia e nao da problema, hoje mesmo o trafego nem era tao alto, hoje mais cedo tava o dobro de trafego e tava tudo ok. Outro levantou a questão de colocar um shield no Rocket, isso eu já tenho... E mencionou tb da existência de um Airgrid e um Bullet M2 nesse AP, que não é bom. Isso eu já sei, mas não creio ser o problema pq outras horas eles funcionam bem juntos, claro que reduzindo a Throughput total da rede por operar em 1x1 ao inves de 2x2, mas não creio que seja isso tb.

    De qualquer forma, valeu!

    Foto do Airview no momento do problema. Só rodou uns 2 minutos pra não incomodar demais os clientes:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airview.jpg
Visualizações:	219
Tamanho: 	142,9 KB
ID:      	41084
    Última edição por raumaster; 04-12-2012 às 10:01.