+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento por protocolo no Linux

    Srs, bom dia.

    Estou com um problema, tenho que implementar um servidor de roteamento com um servidor linux ou CenOS 5 ou Ubuntu ( que para mim é melhor), mas tenho que separar o trafego de voz para uma conexão, tipo: tenho dois velox de 4MB uma tem que sair os dados e outro a voz, com o roteador é galho fraco faço roteamento por protocolo e coloco o SIP para sair por um lugar só e implemento Qos para a prioridade com um policy, mas no servidor de roteamento linux não sei se é possivel ja procurei sobre o assunto mas não achei nada explicado, tudo é bem vago! Se alguem poder me dar uma luz, agradeço.Obrigadão pela atenção pessoal fiquem com deusOBS: To estudando para implementar uma distro chamada BrazilFw (baseada no antigo Coiote linux) parece muito boa para roteamento, se alguem souber como fazer em BrazilFw talvez seja um boa pedida!

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento por protocolo no Linux

    ???
    Última edição por MarceloGOIAS; 04-12-2012 às 22:27.

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Roteamento por protocolo no Linux

    Citação Postado originalmente por seven.tech29 Ver Post
    Srs, bom dia.

    Estou com um problema, tenho que implementar um servidor de roteamento com um servidor linux ou CenOS 5 ou Ubuntu ( que para mim é melhor), mas tenho que separar o trafego de voz para uma conexão, tipo: tenho dois velox de 4MB uma tem que sair os dados e outro a voz, com o roteador é galho fraco faço roteamento por protocolo e coloco o SIP para sair por um lugar só e implemento Qos para a prioridade com um policy, mas no servidor de roteamento linux não sei se é possivel ja procurei sobre o assunto mas não achei nada explicado, tudo é bem vago! Se alguem poder me dar uma luz, agradeço.Obrigadão pela atenção pessoal fiquem com deusOBS: To estudando para implementar uma distro chamada BrazilFw (baseada no antigo Coiote linux) parece muito boa para roteamento, se alguem souber como fazer em BrazilFw talvez seja um boa pedida!
    tenho algo aqui com linux, mas faz muito tempo depois do mikrotik fiquei muito devagar, vou ver e te passo algo.

  4. #4

    Padrão Re: Roteamento por protocolo no Linux

    muito simples amigo qos marcação de pacotes tc htb faz isso nem precisa de iptables

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Roteamento por protocolo no Linux

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    muito simples amigo qos marcação de pacotes tc htb faz isso nem precisa de iptables

    boa resposta, eu como disse eu tenho isto que fiz mas a muito tempo tenho que ver onde coloquei, o pesquizar no google sobte TC com htb

  6. #6

    Padrão Re: Roteamento por protocolo no Linux

    amigo..
    vc pode usar a distro endian firewall..
    leve, estavel e com um grande forum.
    uso para 100 clientes um pc p4 e 3GB... aguenta com folga.
    sobre o roteamento ele faz load balance e failover, e vc ainda pode configurar os protocolos para sair por links especificos.
    Exemplo: se vc configurar voz pro link1 e http pro link2, caso qualquer um dos links caia ele automaticamente redireciona o trafego para o link reserva (reserva do link1 é o link2 e reserva do link2 é o link1)

  7. #7

    Padrão Re: Roteamento por protocolo no Linux

    Pelo iptables vc pode olhar a tabela mangle junto com o iproute que da para fazer se for para algo gráfico da uma olhada no pfsense.

  8. #8

    Padrão Re: Roteamento por protocolo no Linux

    Ola tudo bem... sobre o BrazilFW eu uso ele aqui e acho um sistema muito bom e estável.
    Agora sobre oque deseja fazer com as rotas de uma olhada na wiki do bfw (de preferência ao bfw 3) na sessão "smart route"

    aqui estou com aversão 3.0.252 testei a ultima (3.0.258) e não achei tão estável como esse!

    abraço!