+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Bom Dia Galera.

    Venho aqui mais uma vez pedir encarecidamente a a ajuda de vocês,

    To montando um servidor aqui onde irão trabalhar juntos o mikrotik e o mkauth virtualizados no vmware.

    O mikrotik ja foi instalado e ja esta funcionando legal, o mk-auth tb ja foi instalado, o mikrotik pinga no mkauth porem naum o mkauth naum pega as informaçoes de hardware do mikrotik. a chave ssh foi configuradas. alguem me dá uma luz??

    Obrigado a todos.

  2. #2
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    A Idéia é muito boa, acompanhando o tópico para ver os resultados.

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Amigo, vc está inovando com esta ideia ou já viu isto em funcionamento? É porque o nome já diz virtualização, até onde sei serve para criar um ambiente virtual de uma situação, tipo um laboratório de pesquisa. Tanto o Mikrotik quanto o MK auth irão utilizar hardware, pode até ser que funcione mas ai terá que fazer jumper nas placas de rede e neste caso acho que terá que usar 4. Se der certo acredito que será muito bom, assim diminui uma máquina no provedor. O vmware ta rodando em que paltaforma? Posta mais detalhes ai, tenho uma máquina parada aqui, posso tentar fazer isso e ai quem sabe consigamos por pra funcionar desse modo.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Conseguiu colocar a licença no Mikrotik? Acho que li em algum lugar que ele não rodava licenciado em máquina virtual, só direto em HD físico mesmo.

    As configurações de rede de ambos no VMWare estão iguais? Por exemplo, placas em NAT ou em bridge.
    Aqui no micro to só com o VirtualBox instalado, mas tem que fazer uns testes de qual o melhor modo pra emular as placas de rede pros 2 sistemas virtualizados.

    Tu consegue navegar/pinga o google de ambas as máquinas? Pra ter certeza que a parte de rede delas ta ok.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Para ter uma resposta mais apurada é preciso saber qual tecnologia vmware vc está usando para fazer a virtualizacao ( vmware player, vmware workstation ou vmware vsphere hypervisor ).

    Mas vamos em tópicos gerais:
    1) para melhor desempenho o processador da maquina onde vai rodar o vmware é preciso ter suporte a tecnologia de virtualizacao ( vt-x no intel, amd-v no AMD )
    2) Os dois primeiros produtos roda sobre um host o que compromete desempenho e algumas opcoes mais avancadas ( vlan e afins )
    3) o vmware vsphere funciona com um tipo de virtualizacao chamada bare metal, onde é instalado apenas uma camada de virtualizacao no host, e os guests sao instalados a partir de uma outra maquina que faz o gerenciamento do host. Vale lembrar que neste caso a maquina fica dedicada a virtualizacao, entao se vc tem apenas uma maquina, esqueca este tipo de virtualizacao.

    Agora, a melhor parte, usando um servidor vmware vsphere, vc precisa somente um servidor com duas placas de rede, pois os macaddresses virao dos hosts nao do guest.
    Se quiser incrementar mais um pouco as opcoes usando no servidor placas de rede que suportem vlan ( intel, 3com, dlink ) e mais um switch gerenciavel com suporte a 802.1Q, vc somente ficará limitado ao numero de portas do switch, por exemplo, se vc tem um switch de 8 portas, voce podera ter 8 interfaces ( nao confundir com ip virtual, placa virtual - comuns no mundo linux ).

    Uso uma solucao baseada em vmware vsphere para rodar numa mesma maquina:
    1) servidor tef - bd oracle, aplicativo em java
    2) servidor de vpn ( openvpn )
    3) servidor de bd para um aplicativo legado

    Tambem ja montei em vsphere a solucao que vc quer, o unico empecilho foi a questao de alocar todos os recursos da maquina para fazer cache, entao o cache ficou em outra maquina por questao de desempenho.


  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    bom amigo, já utilizei dessa forma por mais de um ano, virtualizando o mikrotik, o mk-auth, e um servidor de cache com squid, só que no xen server. Posso lhe garantir que funciona perfeitamente sem problema algum, verifique se o mk-auth está liberado na ARP do mikrotik, pode ser isso.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Bem Galera, Bom dia


    Sim ja vi funcionando esse nesse jeito. Estou rodando o vmware Server no Windows Server 2003. a maquina tem 4 interface de rede.
    Sendo
    1- Link
    2-Local
    3-Cache
    4-Interface para rodar o MK-auth

    As configuraçoes de rede no Vmware esta como Brigde setando cada uma delas as respectivas placas..

    Grande rbginfo o Mikrotik esta livre sem amarrar MAC (mesmo em Enable precisa que add o mac?


    Galera Esse assunto aqui ´´e de grande proveito para todos nos, pois podemos montar robustas maquinas Mikrotik e enconomizar uma maquina com o Mk-auth.

    Vamos esforçar para colocar isso pra funcionar.

    Se eu conseguir com a ajuda de voces, prometo fazer um tuto detalhado..

    Vlw Galera.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Citação Postado originalmente por Samuelwduarte Ver Post
    Bem Galera, Bom dia


    Sim ja vi funcionando esse nesse jeito. Estou rodando o vmware Server no Windows Server 2003. a maquina tem 4 interface de rede.
    Sendo
    1- Link
    2-Local
    3-Cache
    4-Interface para rodar o MK-auth

    As configuraçoes de rede no Vmware esta como Brigde setando cada uma delas as respectivas placas..

    Grande rbginfo o Mikrotik esta livre sem amarrar MAC (mesmo em Enable precisa que add o mac?


    Galera Esse assunto aqui ´´e de grande proveito para todos nos, pois podemos montar robustas maquinas Mikrotik e enconomizar uma maquina com o Mk-auth.

    Vamos esforçar para colocar isso pra funcionar.

    Se eu conseguir com a ajuda de voces, prometo fazer um tuto detalhado..

    Vlw Galera.
    se ele está bloqueando o ping é bem provável que tenha que liberar na ARP, verifique também se todas as configurações de ip e mascara de rede estão corretas, as vezes algo pode ter passado despercebido, a meu ver o problema está na configuração e não na maquina virtual.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    rgbinfo, o mikrotik pinga no mkauth.

    Agora a pouco mexendo aqui consegui receber as informação de Hardware do mikrotik,, um passo a frente já.

    Fiz o cadastro de um cliente(eu) porem naum foi adicionado no mikrotik,

    Te add no msn.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    amigo aki uso, 2 mk-auth, 1 mikrotik e 1 aircontrol tudo na mesma makina com vmware esxi 4.1 ....

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Citação Postado originalmente por Samuelwduarte Ver Post
    rgbinfo, o mikrotik pinga no mkauth.

    Agora a pouco mexendo aqui consegui receber as informação de Hardware do mikrotik,, um passo a frente já.

    Fiz o cadastro de um cliente(eu) porem naum foi adicionado no mikrotik,

    Te add no msn.
    e você tentou conectar o cliente? o cliente só aparece no mikrotik após conectado.

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik e Mk-auth virtualizados em uma unica maquina

    Teste virtualbox caso tenha problemas.
    Entre no mkauth ping no mikrotik, faça um acesso ao mikrotik com por ssh com o comando ssh logindomikrotik@ipdomikrotik, veja faixa de ip de cada um e poste aqui, verifique se placas estão em bridge, se esta no mesmo hub para se comunicar caso exista hotspot verifique se o ip que o mk-auth pegou se é faixa do hotspot, sobre as 4 placas host do windows nao conta, sera ligada direto no hub pegando ip do hotspot, 1 do mk-auth que o cabo sera ligado direto na placa do mikrotik sem passar no hub, 3 do mikrotik onde 1 sera do link e a outra ligado no hub onde tera os clientes.

    placa de rede 1 mk-auth na mesma faixa da placa rede 3 do mikrotik sendo entao observado que o mikrotik virtual tem 3 placas.

    Podendo ser utilizado apenas 2 placas de rede em bridge no mikrotik mas talvez não fique claro como utilizar.