+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    Bom Dia !


    Pessoal, tenho a seguinte necessidade hoje, preciso separar a banda dos meus clientes da seguinte forma :

    Hoje tenho clientes em pppoe e hotspot, todos recebem um perfil de banda vindo do servidor de Radius,

    Então como á necessidade de bandas maiores, pensei em configurar as minhas rbs para que o cliente tivesse uma banda garantida vindo da internet + banda de cache.

    Ex.: Plano de 1mb
    Sendo 512kbps vindo da internet e 512kbps vindo do cache, feito de forma dinâmica.


    Senhores, alguém sabe se isto é possível ? se sim, como fazer isto?

    Grato !

  2. #2

    Padrão Re: Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    Não vou falar impossível, mas talvez improvável. Resumindo, partindo do conceito em que a instalação de cache seja tanto em série como em paralelo, é necessário que todo o acesso passe pelo Proxy (caché) para que assim esse possa fazer a captura dos pacotes e aí sim ele poder "cachear", só que para ele depois acabar se misturando as conexões e aí sim ser repassado aos clientes. Quanto a limitar o uso do cache, nada impossível através do queue-tree ( tem diversos tópicos aqui no under falando sobre ele ) vc deve conseguir.

  3. #3

    Padrão Re: Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    bom é praticamente impossivel você conseguir essa banda toda de cache para um unico cliente, o cache bem configurado consegue uma economia de banda perto de 30%, mas não 30% para cada cliente, boa parte dos clientes pegam diretamente da internet, e outros conseguem um video inteiro de cache.

  4. #4

    Padrão Re: Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    Não poderia colocar o cliente em um grupo de 512k e apenas os pacotes que estiverem no cache sair a 1 Mega?

    Ou seja tudo que não for do cache vai a 512, e o que for do cache vai a 1 Mega, isso é possível.

  5. #5

    Padrão Re: Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    Isto já serve Farias , sabe me dizer como fazer isto ?

  6. #6

    Padrão Re: Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    Neste blog tem um material interessante. Procura na sessão que se refere a cache. Ele descreve exatamente isso. Quando sai do cache ele envia o dobro do que está no perfil do plano

    https://under-linux.org/entry.php?b=2948

  7. #7

    Padrão Re: Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    Essas regras abaixo vai liberar 1 mega do que sair do cache para cada cliente.
    Lembrando que aqui usei marcação dscp=18

    /ip firewall mangle
    add action=mark-connection chain=prerouting comment="Cache Full" disabled=no dscp=18 in-interface=InterfaceCache new-connection-mark=conn_cache passthrough=yes protocol=tcp
    add action=mark-packet chain=prerouting comment="Cache Full" connection-mark=conn_cache disabled=no new-packet-mark=cachefull passthrough=yes


    /queue type
    add kind=pcq name=supernimoc pcq-classifier=dst-address pcq-limit=50 pcq-rate=1200k pcq-total-limit=2000


    /queue simple
    add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s direction=download disabled=no interface=all limit-at=0/0 max-limit=0/0 name=CACHEFULL packet-marks=cachefull parent=none priority=8 queue=default-small/cachefull total-queue=default-small

  8. #8

    Padrão Re: Separar Banda de Internet e Banda de Cache

    Farias,

    Nas suas regras cadsa cliente terá 1mb de cache, mais caso queria diferenciar os planos :

    Ex.: plano de 600kbps , 1mb e 2mb , entregando 50% de banda pura + 50% de banda de cache, tenho como ?