Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Boa Tarde pessoal!

    tenho um provedor a alguns anos e sempre trabalhei com MK, como tenho lido nos foruns o pessoal falando muito bem dos equp. Ubiquiti resolvi começar a trabalhar com ele, porem no primeiro teste não obtive sucesso.
    Moro em uma cidade de aproximadamente 10 mil habitantes, a cidade é toda plana, e tenho uma torre que em linha reta fica a 1km da cidade e tem visada total da cidade, comprei um Rocketm5 com uma BaseStation AM-5G20-90, a instalção pelo oque eu vi é cuidar do angulo da atena e deixar a bolha de ar no meio do nivel (deixar ela no nivel) quanto a isso esta tudo ok, o pigtail coloquei apenas no "H" da antena e o "V" deixei sem nada, sobre o angulo da antena eu e minha equipe fomos uns na torre e outro fico com uma antena no cliente e quando deu o melhor sinal fixamos ela, já no cliente temos a seguinte antena: ANT. AIRGRID M5 AGM5-HP 27 dbi, e o melhor sinal que obtive foi de -87, lembrando que tem visada e tudo, alguem sabe oque pooderia estar dando errado? vou deixar as configurações do rocket m5:

    wireless mode: access point
    SSID: compu_SA01 Hide SSID: desabilitado
    Coutry Code: Brasi Obey Regulatore Rules: habilitado
    IEE 802.11 Mode: A/N Mixed ( não tem como alterar )
    Channel Width: 20 MHZ (deixei assim pq fiz alguns teste e no 40MHz o sinal ficou mais fraco)
    Channel Shifiting: Enabled (não fez diferença no sinal, dessa forma ninguem esta usando aqui na cidade)
    Frequency MHZ: 5830
    Extencion Channel: None
    Frequency list MHZ: desabilitado
    Antena gain: 20 dbi cale loss: 0 Db
    Output powwer: 10Dbm
    Max TX rate Mbps: MCS 15-130 Automatic: habilitado

    o Airmax está habilitado e na haba advanced esta para uma distancia de 4km o resto das configurações estão como vem de fabrica, e o fw é 5.3!

    fico no aguardo e desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    A Airgrid certamente deve ta na V e seu painel na H, ai fica fraco mesmo.

    Cara o Rocket tem que ser ligado as duas polarizações.

    O teu Rocket deve ta com o ROE lá em cima. ( refletida )

    coloca as antenas com uns 3 graus de inclinação.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    A Airgrid certamente deve ta na V e seu painel na H, ai fica fraco mesmo.

    Cara o Rocket tem que ser ligado as duas polarizações.

    O teu Rocket deve ta com o ROE lá em cima. ( refletida )

    coloca as antenas com uns 3 graus de inclinação.


    a respeito do vertical e horizontal no cliente testei das duas maneiras, desculpe que esqueci de colocar no topico, mas atarde vou colocar o outro pigtail e vou deixar hein 3 graus e só mais um detalhe que a torre é de 30 mts, assim que fizer as alterações hoje eu volto e digo o resultado!

    só uma pergunta, o que seria esse "ROE lá em cima. (refletida)"

    Muito obrigado!

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por junioranschau Ver Post
    a respeito do vertical e horizontal no cliente testei das duas maneiras, desculpe que esqueci de colocar no topico, mas atarde vou colocar o outro pigtail e vou deixar hein 3 graus e só mais um detalhe que a torre é de 30 mts, assim que fizer as alterações hoje eu volto e digo o resultado!

    só uma pergunta, o que seria esse "ROE lá em cima. (refletida)"

    Muito obrigado!
    Uma pergunta, vc esta usando rocket com um so pig tail, e isto?

  5. #5

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Uma pergunta, vc esta usando rocket com um so pig tail, e isto?
    agora coloquei os dois!

  6. #6

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    bom pessoal vai ai o resultado!!

    coloquei os dois pig, arrumei o angulo, deixei em 20mhz e no canal 5830, no cliente não especifiquei a antena e deixei hein 25dbi, o melhor sinal que consegui foi de -70! muito obrigado ao weslly21 que teve paciencia e me orientou!

    Muito Obrigado mesmo!

    Teria mais alguma recomendação que vocês teriam para me passar?

  7. #7

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por junioranschau Ver Post
    bom pessoal vai ai o resultado!!

    coloquei os dois pig, arrumei o angulo, deixei em 20mhz e no canal 5830, no cliente não especifiquei a antena e deixei hein 25dbi, o melhor sinal que consegui foi de -70! muito obrigado ao weslly21 que teve paciencia e me orientou!

    Muito Obrigado mesmo!

    Teria mais alguma recomendação que vocês teriam para me passar?
    Seria sempre otimo usar os padrões recomendados pelo fabricante, mesmo que fique um pouco puxado no bolso,
    pois assim evita-se esquentar a cabeça com possiveis problemas e perder tempo.
    Mas para isso haverá a necessidade de um tempinho para a leitura da documentação.
    Bom esta ai a dica que eu deixo.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por kamui Ver Post
    Seria sempre otimo usar os padrões recomendados pelo fabricante, mesmo que fique um pouco puxado no bolso,
    pois assim evita-se esquentar a cabeça com possiveis problemas e perder tempo.
    Mas para isso haverá a necessidade de um tempinho para a leitura da documentação.
    Bom esta ai a dica que eu deixo.
    Muito Obrigdo pela recomendação, mas vai a minha explicação de usar um pig só!

    tenho uma amigo que estava me orientando nos equipamentos e não comentou comigo sobre os pig, na hora que fui montar os equipamentos vi O "V" e o "H" achei que usava os dois no rocket m5 apenas no ponto a ponto! e os equiapmentos que comprei veio sem as caixas apenas os equipamentos mesmo e não tinha manual.

  9. #9

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    onde coloco "Resolvido" no topico?

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por junioranschau Ver Post
    bom pessoal vai ai o resultado!!

    coloquei os dois pig, arrumei o angulo, deixei em 20mhz e no canal 5830, no cliente não especifiquei a antena e deixei hein 25dbi, o melhor sinal que consegui foi de -70! muito obrigado ao weslly21 que teve paciencia e me orientou!

    Muito Obrigado mesmo!

    Teria mais alguma recomendação que vocês teriam para me passar?

    no youtube, tem videos da computec que te dara uma orientacaomuito boa a respeito de com ajustar o angulo de abertura dela que de 2 graus na venrtical com isto ficamdo dificial o ajuste, porque dependendo da altura da torre e a distancia dos clintes em relacao a torre vc tera um area de sobra, entao o ajutes deste algulo a a area a ser coberta sao importantes no projeto.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    amigo qual a distancia desse cliente, pois o nivel de sinal encontrado ai é pra uma distancia no de no minimo uns 4km... vc tem que revê tudo, ja que ta iniciando vale mais a pena quebrar a cabeça agora do que depois com uma certa quantidade de cliente..

  12. #12

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Amigo, não é corrigido, e sei que já foi resolvido ai o seu problema, mas teria como explicar de onde veio a ideia de colocar somente um pigtail no rocket? sendo que esta antena é fornecida justamente com um par de pigtail, para ser ligado no rocket, não compreendi a sua ideia. Explica ai pra nos, para que muitos não cometa este erro.

    Grato.

  13. #13
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Amigo, não é corrigido, e sei que já foi resolvido ai o seu problema, mas teria como explicar de onde veio a ideia de colocar somente um pigtail no rocket? sendo que esta antena é fornecida justamente com um par de pigtail, para ser ligado no rocket, não compreendi a sua ideia. Explica ai pra nos, para que muitos não cometa este erro.

    Grato.

    e o interessante e tambem como o que foi feito para resolver isto sera usado no futuro para nosvas pesquizas e duvidas de outros


    Abradeco se isto for feito


    abraco a todos

  14. #14

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    no youtube, tem videos da computec que te dara uma orientacaomuito boa a respeito de com ajustar o angulo de abertura dela que de 2 graus na venrtical com isto ficamdo dificial o ajuste, porque dependendo da altura da torre e a distancia dos clintes em relacao a torre vc tera um area de sobra, entao o ajutes deste algulo a a area a ser coberta sao importantes no projeto.
    Tem como você me passa os links dos videos aqui!

  15. #15

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    e o interessante e tambem como o que foi feito para resolver isto sera usado no futuro para nosvas pesquizas e duvidas de outros


    Abradeco se isto for feito


    abraco a todos

    Bom fui eu e mais um tecnico na torre e outro tecnico ficou no cliente, como o cliente tem visada para a torre deixamos lá apontado, e depois na torre ligamos para o técnico e ficamos arrumando o angulo até que acertamos o menos possivel que foi -70

  16. #16

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Amigo, não é corrigido, e sei que já foi resolvido ai o seu problema, mas teria como explicar de onde veio a ideia de colocar somente um pigtail no rocket? sendo que esta antena é fornecida justamente com um par de pigtail, para ser ligado no rocket, não compreendi a sua ideia. Explica ai pra nos, para que muitos não cometa este erro.

    Grato.
    Entaum, quando resolvi trabalhar com equipamentos da ubiquiti liguei para um amigo meu e apenas trocamos ideias, e ele não comentou nada sobre o pigtail, no dia em que chegou que eu fui configurar e montar os equipamentos, liguei para ele e não pode me atender, olhei na antena e tinha um "V" e um "H" imaginei que era para escolher se queria usar vertical ou horizontal, e como testei na bancada e deu tudo certo subi assim mesmo.

  17. #17

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo qual a distancia desse cliente, pois o nivel de sinal encontrado ai é pra uma distancia no de no minimo uns 4km... vc tem que revê tudo, ja que ta iniciando vale mais a pena quebrar a cabeça agora do que depois com uma certa quantidade de cliente..

    Esse cliente está a mais ou menos 1,5km em linha reta com execelente visada!
    No cliente mostra -70 e sobe até -72, já no Rocket m5 aparece -65 e sobe até -67, e o cliente está com 64/64 Mbps.

    e vc acha que o baixo sinal é o angulo dá antena ainda? pois a bolha da antena está no centro, centro, com o suporte muito firme! as configurações do radio são essas:

    wireless mode: access point
    SSID: compu_SA01 Hide SSID: desabilitado
    Coutry Code: Brasi Obey Regulatore Rules: habilitado
    IEE 802.11 Mode: A/N Mixed ( não tem como alterar )
    Channel Width: 20 MHZ (deixei assim pq fiz alguns teste e no 40MHz o sinal ficou mais fraco)
    Channel Shifiting: Enabled (não fez diferença no sinal, dessa forma ninguem esta usando aqui na cidade)
    Frequency MHZ: 5830
    Extencion Channel: None
    Frequency list MHZ: desabilitado
    Antena gain: 20 dbi cale loss: 1 Db
    Output powwer: 10Dbm
    Max TX rate Mbps: MCS 15-130 Automatic: habilitado

    o Airmax está habilitado e na haba advanced esta para uma distancia de 4km o resto das configurações estão como vem de fabrica, e o fw é 5.3!

    qual o sinal você acha que deveria chegar nesse cliente?

  18. #18

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    amigo ja que ela ta no nivel blz, mas o que eu quero dizer é que a antena, pode ser q no seu caso ela não precise ficar reta na torre, talvez vc precise baixar alguns graus na inclinação pra que ela possa atender esse setor corretamente... blz

  19. #19
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Citação Postado originalmente por junioranschau Ver Post
    Tem como você me passa os links dos videos aqui!



    Aqui tem varios videos da computech, e so se divertir

  20. #20

    Padrão Re: Problema com rocket m5 + BASESTATION AM-5G20-90

    Rapaz, primeiro use not e veja o sinal vc mesmo em quanto vai ajustanto o grau da basestation. Aqui com mesmo conjunto tenho nanob 25 c/ sinal -68 a 7km

    Lhe recomendo um boaa leitura aqui no forum mesmo vai encontrar tudo que precisa e boa sorte