+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Proteção contra surto

    Bom dia pessoal, em algumas torres minha devido a problemas com queda de energia passei a usar os equipamentos ligado diretamente em duas baterias (24V), porém tenho a preocupação de ter uma proteção nessa energia que chega aos equipamentos, sei que existe sistemas de proteção prontos como o da Volt, mas acredito que não seja algo tão complicado de se fazer e também acredito que fique mais barato, gostaria se possível uma ajuda dos colegas que fazem essa proteção em explicar como fazer e o que usar, desde já agradeço a atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Proteção contra surto

    Ola Elielton.

    Uma coisa que vc pode fazer é o seguinte, comprar uma placa de circuito virgem, porta fusivel de vidro, fusivel de 2A, terminais bornes de rosca.

    Coloque 1 par de terminal de rosca p/ entrada de energia, e para cada saida positiva vc coloca um porta fusivel, e para cada antena vc desenha uma trilha ligando o borne da entrada do positivo, com o fusivel, com o borne de saida p/ a antena.

    Para o negativo da bateria não precisa de proteção, apenas desenhe a trilha ligando o borne de entrada com os borne de saida p/ antena.

    Com isso vc ja terá uma proteção de fusivel, não use fusivel a cima de 2 amperes.

    Att
    Muito Obrigado

  3. #3

    Padrão Re: Proteção contra surto

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Boa tarde!

    Eu tou usando essas fontes, diminui muito a queima de equipamentos eu particularmente recomendo, http://www.ccn-ind.com.br/loja/produtos/fonte-nobreak/

    Esse modelo é baseado no da volt ? E os preços são iguais ?
    Uso aqui da Volt. Essa semana caiu um raio aqui perto do pop e o que era alimentado por nobreak comum foi tudo queimado , escapou somente as com fonte da volt .

  4. #4

    Padrão Re: Proteção contra surto

    Aqui nas minhas 26 torres que tenho, todos os equipamentos são ligados no controlador de carga que é ligado na bateria, algumas uso painel solar nas que não são painel solar uso fonte no-break da volt ou ccn ou então uso um transformador gerando 13,8v ligado no controlador de carga (no mesmo que uso nos painel solar).

    Mas em todas elas uso fusível antes da régua POE ou antes dos equipamentos, pois qualquer elevação da carga o fusível protege.

    Sou provedor a 7 anos, como disse tenho 26 torres, sendo 15 torres em zona rural (energia ruim), com mais 70 routerboards, atendendo 6 cidades e tenho somente incríveis 2 RB´s queimadas, podem acreditar somente 2 RB433 queimada.

    Então acho que essa é a melhor solução de proteção, pois sempre que converso com amigos provedores o pessoal tem inúmeros equipamentos danificados por surto de energia.

  5. #5

    Padrão Re: Proteção contra surto

    Vc pode fazer tudo isso que os amigos disseram e ainda por cima incrementar com um transformador isolador que ajuda bastante... Nas torres que instalamos os transformadores a incidência de queima dos equipamentos praticamente zerou!