+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão adaptadores para cabos de força modelo americano

    Por incrível que pareça estou tendo esse problema: todos os equipamentos que tenho comprado da UBNT têm vindo com cabo de força no formato norte-americano. Na teoria tá tudo tranquilo, é só arrumar um adaptador e deu. Não! Todos os adaptadores que eu tenho visto até agora acabam por inverter o fase e o neutro da porra toda.

    Os adaptadores que eu tenho achado aqui no mercado local são todos assim:

    Nome:      adaptador idiota.JPG
Visitas:     774
Tamanho:  6,1 KB

    de acordo com a seguinte imagem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg
Visualizações:	1457
Tamanho: 	22,6 KB
ID:      	41353


    Se o adaptador acima ilustrado não fizer a inversão dos 2 pólos internamente, ele vai inverter a porcaria da polaridade nos equipamentos. Todos que eu peguei não fazem essa inversão interna.

    Alguém sabe me indicar um adaptador que NÃO faça essa idiotice que os que tem por aqui estão fazendo?

    É incrível como é algo tão simples, e o pessoal fabrica errado. Se no lado do modelo americano o buraco do terra fosse colocado encima, já tava resolvido, sem precisar inverter porra nenhuma por dentro do adaptador. Ou do lado brasileiro fosse colocado embaixo.

  2. #2

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    muito encomodei nos foruns por causa disso
    e essa semana comprei 4 rockets para colocar em uma repetidora
    não sei se ouviram mais os cords de energia vieram padrão brasileiro
    nanobridge a um mês atraz também

  3. #3

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Amigo, e qual o problema de inverter a polaridade? Suas tomadas estão com a polaridade na posição "correta"?

  4. #4

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Por incrível que pareça estou tendo esse problema: todos os equipamentos que tenho comprado da UBNT têm vindo com cabo de força no formato norte-americano. Na teoria tá tudo tranquilo, é só arrumar um adaptador e deu. Não! Todos os adaptadores que eu tenho visto até agora acabam por inverter o fase e o neutro da porra toda.

    Os adaptadores que eu tenho achado aqui no mercado local são todos assim:

    Nome:      adaptador idiota.JPG
Visitas:     774
Tamanho:  6,1 KB

    de acordo com a seguinte imagem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg
Visualizações:	1457
Tamanho: 	22,6 KB
ID:      	41353


    Se o adaptador acima ilustrado não fizer a inversão dos 2 pólos internamente, ele vai inverter a porcaria da polaridade nos equipamentos. Todos que eu peguei não fazem essa inversão interna.

    Alguém sabe me indicar um adaptador que NÃO faça essa idiotice que os que tem por aqui estão fazendo?

    É incrível como é algo tão simples, e o pessoal fabrica errado. Se no lado do modelo americano o buraco do terra fosse colocado encima, já tava resolvido, sem precisar inverter porra nenhuma por dentro do adaptador. Ou do lado brasileiro fosse colocado embaixo.
    Ao expor seu problema amigo, me veio a cabeça uma duvida. Se usar deste jeito que veio, nestas condições que expos, qual o real problema que pode acontecer ?
    Aqui em casa é tudo 110 Volts. E como uso um noobreak e ao comprar um Nanostation2 que veio com padrão antigo em forma de triangulo, não tive problema. Ao usar no nobreak. Será que se fosse dar "pal" teria perdido a minha Nanostation2 ?

  5. #5

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Citação Postado originalmente por eamaral Ver Post
    Amigo, e qual o problema de inverter a polaridade? Suas tomadas estão com a polaridade na posição "correta"?
    As tomadas estão com a polaridade correta, para usar esses adaptadores eu teria que inverter as tomadas nas paredes, e como eu não uso as tomadas apenas para esses equipamentos, outros equipamentos iriam ter a polaridade invertida.

    A questão dos problemas é a diminuição da vida útil dos equipamentos da ubnt. Não sei EXATAMENTE o que acontece quando se liga determinado aparelho com as polaridades invertidas, sei que às vezes ele fica dando choque hehe. Mas todo mundo que trabalha e ministra cursos sobre equipamentos ubnt me recomenda pra tomar muito cuidado com a alimentação do mesmo, e prestar atenção na polaridade. E sabendo como os equipamentos da ubiquiti dão problemas de porta queimada e perda de potência súbta, não pensei duas vezes antes de tomar os cuidados possíveis. Só que esses fabricantes de adaptadores pra tomadas não estão ajudando...

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Eu nunca usei adaptador, sempre refiz as tomadas...

    quando elas vêm diferentes eu coloco no padrão para não ter que encher as caixas de adaptadores...

    apesar que as ultimas já vieram não padrão nacional

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Amigo se levar em consideração o valor de um adaptador, compensa você comprar o plug de 3 pinos já no padrão brasileiro, ai corta o cabo e refaz já com a inversão, simples assim. É o que eu faço, pois como você mesmo afirmou, o único inconveniente é que a carcaça do equipamento fica dando choque e se for aterrado, o consumo de energia aumenta e como a fonte é chaveada a vida útil dela é reduzida. Se te ajudei não esqueça a estrelinha. Abraço.

  8. #8

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Bom dia,

    Como o colega já adiantou corte os cabos, compre conectores ("plug") novo padrão nacional e refaça as conexões.

    Como deve saber, mesmo invertido, o sistema irá funcionar, pois 110v / 220v / 380v / 440v , etc, que utilizamos estão em corrente alternada. Isso significa que a cada segundo as polaridades são invertidas 60 vezes (no Brasil = 60 Hertz); ou seja, o lado que era 110v/220v positivo é invertido várias vezes a cada segundo para 110v ou 220v negativo.

    Portanto, em funcionamento o sistema de entrada de energia se alterna continuamente de positivo para negativo. Por isso funciona se invertemos a tomada. Como o terra é o central as correntes espúrias/excedentes são desviadas para a terra.

  9. #9

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Na gigantesca maioria das fontes o circuito no pino da esquerda é 100% igual o pino da direita, geralmente são isolados do terra por um capacitor ceramico, as vezes o fusivel e ntc estão na fase, outras vezes no neutro, mas o normal é um em cada, depois vão pra ponte retificadora onde tanto faz quem é quem, enfim, não tem nenhum motivo pra se preocupar com inversão entre neutro e fase em fonte chaveada comum.

    E alias, o aterramento de fontes Ubiquiti... não uso muitos modelos, mas os que tenho visto o aterramento do pino AC vai UNICA E EXCLUSIVAMENTE ligado na carcaça do jack RJ45, ou seja, se não usar conector blindado e cabo blindado o aterramento na fonte não vai estar ligado a absolutamente lugar nenhum.
    (Como não uso conector blindado nem cabo blindado, o plug AC NBR14136 com 2 pinos custa R$ 1,5 aqui no interior, enquanto o adaptador de tomada (SMS ou marcas mais baratas) custam 4 ou 5x mais, e dão aquele tradicional mal-contato quando alguém esbarra)

    Uma fonte Ubiquiti de aterramento não usado no circuito:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20121221_184922.jpg
Visualizações:	226
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	41400
    Esse fio verde de cima liga o pino terra até a carcaça do jack RJ45. É um aterramento inútil pra quem usa plug RJ45 de plastico ou cabo UTP08 sem blindagem.
    (Não acredito que todas as fontes da Ubiquiti sejam assim)

  10. #10

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Tenho curso de eletricista e esse seu problema não existe amigo, desde que o pino central seja o terra (condutor de proteção) não importa se a fase ou neutro vão para o pino da direita ou da esquerda isso em 127 volts. Se isso realmente acontecesse teríamos problemas com TV, geladeira, som...

  11. #11

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Alguém sabe me dizer qual é o buraco do fase na fonte da ubiquiti? Como comprei cabos de força genérico no mercado local, quero saber qual o fase na entrada da fonte pra ver se esses cabos entregam no local mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Na fonte os fios que conduzem a eletricidade para o cabo de rede são 4 e 5 (+) e 7 e 8 (-).

  13. #13

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Alguém sabe me dizer qual é o buraco do fase na fonte da ubiquiti? Como comprei cabos de força genérico no mercado local, quero saber qual o fase na entrada da fonte pra ver se esses cabos entregam no local mesmo.
    Não se preocupe com isso, nas fontes Ubiquiti o circuito é simples, depois do fusível só tem um varistor em paralelo com a ponte retificadora, pra esses componentes não faz absolutamente NENHUMA diferença do ponto de vista da segurança, consumo ou durabilidade onde é fase e onde é neutro.
    Usando ou não usando aterramento nessas fontes chaveadas de range de tensão largo (90-240V, por exemplo) tanto faz onde vai neutro e onde vai fase, porque o circuito precisa ser seguro mesmo usando 2 fases (127+127) ou 1 fase de tensão mais alta (0+220V em area rural).

    E mesmo os cabos baratos não costumam ser invertidos. São finos e mal-feitos, mas montagem errada nunca ví.

  14. #14

    Padrão Re: adaptadores para cabos de força modelo americano

    postando novamente só para avisar que eu coloquei os meus 2 nerônios pra funcionar e ví que os adaptadores não estão invertendo coisa nenhuma, eu que tô feito uma anta. É óbvio que no macho do adaptador as coisas iriam aparecer invertidas, para quando encaixarem na tomada fêmea padrão novo, ficaria tudo em ordem.